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Ttulo [PT]: Mulheres distintas : produo e reproduo dos significados da beleza feminina no campo de servios estticos
Autor(es): Liciane Roling
Palavras-chave [PT]:

Beleza feminina (Esttica). Beleza fsica (Esttica). Servios. Servios estticos. Consumo. Imagem corporal em mulheres. Cultura. Consumo de servios. Pierre Bourdieu. Habitus e capital. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Pierre Bourdieu. Feminine beauty. Aesthetic services. Consumer services. Capital and habitus. Brazil.
rea de concentrao: Organizaes e Empreendedorismo
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Francisco Giovanni David Vieira [Orientador] - UEM
Joo Felipe Rammelt Sauerbronn - UNIGRANRIO
Olga Maria Coutinho Ppece - UEM
Resumo:
Resumo: A proposta desta dissertao investigar a produo e a reproduo dos significados da beleza feminina. A beleza analisada como sendo um fenmeno cultural que influencia o comportamento de consumo da mulher na sociedade, alm de alimentar um mercado que movimenta cifras bilionrias, em que o Brasil ocupa posio de destaque mundial. Tal fenmeno investigado a partir da teoria de campo e habitus do socilogo Pierre Bourdieu. Sob esta perspectiva terica interdisciplinar, a constituio do campo ocorreu a partir da identificao dos agentes atuantes na produo e reproduo dos significados da beleza feminina, bem como de seus elementos illusio, doxa e nomos. A pesquisa de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade, com 25 agentes do campo, alm da observao participante desenvolvida durante o perodo de 3 meses em 10 instituies que fazem parte do campo de servios estticos. Os dados foram analisados por meio da anlise crtica do discurso. A dinmica do campo revelou-se como sendo um jogo em que os indivduos utilizam seus capitais como espcie de fichas, a fim de conquistar os prmios do campo. Como resultado, destacou-se que as mulheres buscam a beleza a fim de consagrar-se no apenas com as vantagens advindas dos aspectos fsicos, mas para conquistar o conjunto de atributos inerentes a este adjetivo, fomentando sucesso pessoal. As consumidoras fazem isso, por meio do consumo de servios estticos, articulando a estrutura e volume de determinados capitais valorizados no campo de servios estticos.

Abstract: The purpose of this dissertation is to investigate the production and reproduction of meanings of feminine beauty. Beauty is analyzed as a cultural phenomenon that influences the consumption behavior of women in society as well as feed a market worth billions chords, and Brazil holds an outstanding position worldwide. This phenomenon is investigated from the concepts of field and habitus proposed by Pierre Bourdieu. Under this interdisciplinary theoretical perspective the constitution of the field came from the identification of active agents in the production and reproduction of meanings of women's beauty, as well as their elements illusio, doxa and nomos . The research is based on qualitative methods and the data were collected through in-depth interviews with 25 field's agents beyond participant observation developed during the period of 3 months in 10 institutions that are part of the field of aesthetic services. Data were analyzed using critical discourse analysis. The dynamics of the field proved to be a game where individuals use their capital as a kind of chips in order to win field's prize. As a result it was highlighted that women seek beauty in order to devote itself not only with the advantages derived from the physical aspects, but to win the set of attributes inherent to this adjective, encouraging personal success. The consumers do this through the consumption of aesthetic services linking structure and amount of certain capital recovered in the field of aesthetic services.
Data da defesa: 04/06/2014
Cdigo: vtls000215843
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Francisco Giovanni David Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Sociais Aplicadas . Programa de Ps-Graduao em Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Departamento de Administrao

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 028. Liciane Roling.pdf
Tamanho: 2606 Kb (2668362 bytes)
Criado: 28-04-2016 13:28
Atualizado: 28-04-2016 13:43
Visitas: 439
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