Resumo: Este trabalho expõe uma síntese possível da pesquisa que analisou as especificidades do espaço da produção acadêmica em política educacional no Estado do Paraná, por meio das propriedades individuais e distintivas dos pesquisadores orientadores inseridos nesse espaço, no interregno de 2003 a 2013. A proposta de análise do mundo científico de Pierre Bourdieu orientou a pesquisa empírica e, sobretudo, forneceu elementos de pensamentos universais para a apropriação da problemática da ciência, especialmente da Sociologia da Ciência, sem os quais não seria possível realizar um trabalho sério de aproximação com o objeto. A pesquisa teve como ponto de partida a construção de um estudo teórico que visou, ao mesmo tempo, entender os aspectos epistemológicos e de campo que giram em torno da problemática da produção do conhecimento, e, aperfeiçoar a apropriação do referencial teórico de Pierre Bourdieu e de seu modo de pensar. Esse ponto de partida foi essencial tanto no sentido de compreender o universo das pesquisas sobre a produção do conhecimento em política educacional - universo no qual este trabalho pretende inserir-se - quanto no sentido de mediar o processo de apreensão cognitiva do objeto. O trabalho destaca as discussões sobre a problemática da produção do conhecimento em política pública no âmbito do campo das Ciências Sociais e, também, os debates sobre a produção do conhecimento em política educacional empreendidos no campo científico da Educação. A pesquisa empírica revelou, por meio de indicadores de capital científico (grau acadêmico; bolsa de fomento à pesquisa; publicações globais; citações; coautorias; cargos em instituições de pesquisas) que os agentes desse espaço atuam de modo diferenciado, mas com o mesmo objetivo: conquistar reconhecimento no campo científico da educação.
Abstract: This work presents a possible synthesis of research that examined the specificity of the academic production space in educational policy in the State of Paraná, through individual and distinctive properties of the researchers / advisors inserted in this space, in the interregnum from 2003 to 2013. The proposed analysis of the scientific world of Pierre Bourdieu guided the empirical research and, above all, provide elements of universal thoughts for the appropriation of the problems of science, especially the sociology of science, without which it would not make a serious approach to work the object. The research had as its starting point the construction of a theoretical study that aimed at the same time, understand the epistemological and field aspects that revolve around the issue of knowledge production, and improve the ownership of the theoretical framework of Pierre Bourdieu and their way of thinking. This departure was essential both to understand the universe of research on the production of knowledge in educational policy - universe in which this study aims to embed themselves - as as mediator in the process of cognitive apprehension of the object. The work highlights the discussions on the issue of the production of knowledge in public policy within the field of Social Sciences, and also discussions on the production of knowledge in educational policy undertaken in the scientific field of Education. Empirical research has shown, through scientific capital indicators (academic degree; fostering research scholarship; Global publications, citations, co-authorship; positions in research institutions) that agents that space act differently, but with the same goal: gain recognition in the scientific field of education. |