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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas - Mestrado Profissional

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Ttulo [PT]: A produo acadmica em poltica educacional no Estado do Paran : um estudo mediado pela Teoria do Campo Cientfico
Ttulo [EN]: The academic production in educational policy in the state of Paran: a study mediated Theory of Scientific Field.
Autor(es): Alessandra Farias Lima Gonalves Pereira
Palavras-chave [PT]:

Polticas pblicas. Produo acadmica. Poltica educacional. Educao. Produo do conhecimento. Espao acadmico. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Academic production. Academic space. Scientific field. Educational policy. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Elaborao de Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Polticas Pblicas
Banca:
Marivnia Conceio de Araujo [Orientador] - UEM
Pedro Rodolfo Bod de Moraes - UFPR
Mrio Luiz Neves de Azevedo - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho expe uma sntese possvel da pesquisa que analisou as especificidades do espao da produo acadmica em poltica educacional no Estado do Paran, por meio das propriedades individuais e distintivas dos pesquisadores orientadores inseridos nesse espao, no interregno de 2003 a 2013. A proposta de anlise do mundo cientfico de Pierre Bourdieu orientou a pesquisa emprica e, sobretudo, forneceu elementos de pensamentos universais para a apropriao da problemtica da cincia, especialmente da Sociologia da Cincia, sem os quais no seria possvel realizar um trabalho srio de aproximao com o objeto. A pesquisa teve como ponto de partida a construo de um estudo terico que visou, ao mesmo tempo, entender os aspectos epistemolgicos e de campo que giram em torno da problemtica da produo do conhecimento, e, aperfeioar a apropriao do referencial terico de Pierre Bourdieu e de seu modo de pensar. Esse ponto de partida foi essencial tanto no sentido de compreender o universo das pesquisas sobre a produo do conhecimento em poltica educacional - universo no qual este trabalho pretende inserir-se - quanto no sentido de mediar o processo de apreenso cognitiva do objeto. O trabalho destaca as discusses sobre a problemtica da produo do conhecimento em poltica pblica no mbito do campo das Cincias Sociais e, tambm, os debates sobre a produo do conhecimento em poltica educacional empreendidos no campo cientfico da Educao. A pesquisa emprica revelou, por meio de indicadores de capital cientfico (grau acadmico; bolsa de fomento pesquisa; publicaes globais; citaes; coautorias; cargos em instituies de pesquisas) que os agentes desse espao atuam de modo diferenciado, mas com o mesmo objetivo: conquistar reconhecimento no campo cientfico da educao.

Abstract: This work presents a possible synthesis of research that examined the specificity of the academic production space in educational policy in the State of Paran, through individual and distinctive properties of the researchers / advisors inserted in this space, in the interregnum from 2003 to 2013. The proposed analysis of the scientific world of Pierre Bourdieu guided the empirical research and, above all, provide elements of universal thoughts for the appropriation of the problems of science, especially the sociology of science, without which it would not make a serious approach to work the object. The research had as its starting point the construction of a theoretical study that aimed at the same time, understand the epistemological and field aspects that revolve around the issue of knowledge production, and improve the ownership of the theoretical framework of Pierre Bourdieu and their way of thinking. This departure was essential both to understand the universe of research on the production of knowledge in educational policy - universe in which this study aims to embed themselves - as as mediator in the process of cognitive apprehension of the object. The work highlights the discussions on the issue of the production of knowledge in public policy within the field of Social Sciences, and also discussions on the production of knowledge in educational policy undertaken in the scientific field of Education. Empirical research has shown, through scientific capital indicators (academic degree; fostering research scholarship; Global publications, citations, co-authorship; positions in research institutions) that agents that space act differently, but with the same goal: gain recognition in the scientific field of education.
Data da defesa: 19/08/2014
Cdigo: vtls000215936
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marivnia Conceio de Araujo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas
Nvel: Dissertao (mestrado em Polticas Pblicas)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: glaucia
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: ALESSANDRA FARIAS LIMA GONALVES PEREIRA.pdf
Tamanho: 951 Kb (974226 bytes)
Criado: 11-05-2016 14:38
Atualizado: 11-05-2016 16:23
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