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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Sociologia > Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Ttulo [PT]: Mapeando a aprendizagem profissional por meio da anlise institucional
Autor(es): Joo Vitor Cruzoletto
Palavras-chave [PT]:

Anlise institucional. Aprendizagem profissional. Polticas pblicas. Espaos institucionais. Entidade assistencial. Educao profissional. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Institucional analysis. Care entiy. Profesional education. Professional learning. Public policy and institutinal spaces. Brazil.
rea de concentrao: Sociedade e Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Cincias Sociais
Banca:
Marivnia Conceio de Arajo [Orientador] - UEM
Silvio Jos Benelli - UNESP/Assis
Geovnio Edervaldo Rossato - UEM
Resumo:
Resumo: O estudo proposto visa problematizar a discusso acerca da Poltica de Aprendizagem Profissional, particularmente o seu processo educativo de formao/formatao tcnico-profissional do indivduo-cidado-trabalhador jovem para o mundo do trabalho. O texto cientfico se inicia pela analise da relao entre a Instituio Aprendizagem Profissional versus a Instituio Educao Profissional, na tentativa de verificar como e por onde se materializa e se estrutura nacionalmente a Aprendizagem Profissional, bem como demonstrar quais os dispositivos tcnicos e institucionais utilizados para avaliar, financiar e manter os programas/projetos de aprendizagem. Na sequncia foram apresentados os dados nacionais que buscam conferir a Aprendizagem Profissional um status de "poltica publica intersetorial" de impacto social na sociedade brasileira. Por fim, a pesquisa se dedicou a analise de um programa/projeto social de aprendizagem profissional desenvolvido por uma Entidade Assistencial Socioeducativa sediada no municpio de Maring - Paran. Metodologicamente, as tcnicas utilizadas consistiram em memrias do trabalhador/pesquisador e na investigao documental realizada nos arquivos-mortos do coletivo de adolescentes que se encontravam em processo de aprendizagem no perodo 2007-2009, autorizada formalmente pelos responsveis da Entidade A observao participante foi utilizada para a analise dos espaos democrticos institucionais que contemporaneamente esse estabelecimento social se inseriu para discutir a Aprendizagem Profissional.

Abstract: The proposed study aims to problematize the discussion about the Professional Leaning Policy, particularly its educational process of training/formatting technical professional of the individual-citizen-worker young for the world of work. The scientific text is service begins by analyzing the relationship between the Professional Learning Institution versus the Professional Education Institution, in an attempt to determine how and Where it materializes and structure nationally the Professional Learning, as well as to demonstrate the technical and institutional arrangements used to evaluate, finance and maintain the leaning programs/projects. Following on national data were presented who seek to give the Professional Leaning a status of "intersectoral policy" social impact on Brazilian society. Finally, the research is devoted to analysis of a program/project professional social learning developed by a Socioeducative Care Entity headquartered in Maring - Paran. Methodologically, the techniques used consisted of memories of the Worker/researcher and documentary research conducted in the archives-dead of the collective teenagers who were in the process of Learning in the period 2007-2009, formally authorized by the responsible authority. Participant observation was used to analyze the institutional democratic spaces that today this social establishment is inserted to discuss the Apprenticeship.
Data da defesa: 28/03/2014
Cdigo: vtls000216109
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marivnia Conceio de Arajo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias Sociais)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Joo Vitor Cruzoletto.pdf
Tamanho: 6468 Kb (6623464 bytes)
Criado: 23-05-2016 17:52
Atualizado: 23-05-2016 18:14
Visitas: 305
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