Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: O trabalho colaborativo em prticas de reviso e reescrita de textos em sries finais do ensino fundamental I
Autor(es): Denise Moreira Gasparotto
Palavras-chave [PT]:

Reviso. Reescrita. Gnero discursivo. Ensino - Aprendizagem de lngua materna. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Revision. Rewriting. Discursive genre. Mother language teaching-learning. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Renilson Jos Menegassi [Orientador] - UEM
Cludia Valria Don Hila - UEM
Rosngela Hammes Rodrigues - UFSC
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa de cunho etnogrfico e colaborativo, aborda a prtica docente de reviso e a reescrita de textos narrativos, tendo como instrumento o gnero discursivo Conto de Terror, junto a alunos de 4 e 5 anos do Ensino Fundamental I, em uma escola municipal de Terra Rica, na regio Noroeste do Estado do Paran. O estudo ancora-se na concepo de escrita como trabalho; nos pressupostos do Crculo de Bakhtin, no tocante ao dialogismo, responsividade do discurso escrito e aos gneros discursivos; e em pesquisas sobre reviso e reescrita de textos, a partir dos estudos da Lingstica Aplicada. O tema justifica-se pela necessidade de conhecimento terico-prtico de docentes de Lngua Portuguesa acerca dos processos de reviso e reescrita de textos e sua adequao ao gnero estudado e idade escolar dos alunos. Assim, foi realizado, durante o 2 semestre de 2012, um trabalho colaborativo terico-metodolgico com uma docente, voltado para a reviso e a reescrita textuais, tendo a caracterizao do gnero Conto de Terror como instrumento norteador do processo, com o objetivo de contribuir para prticas de ensino-aprendizagem de produo textual a partir do gnero discursivo enfocado. O trabalho terico-metodolgico colaborativo realizado com a professora abrangeu as seguintes etapas: 1) subsdios tericos sobre: a) concepes de escrita; b) caracterizao do gnero discursivo eleito; c) estudo de propostas terico-metodolgicas de correo textual; d) encaminhamentos dos comentrios de reviso no texto do aluno; e) operaes lingustico-discursivas na reescrita; 2) discusses colaborativas para subsidiar a compreenso da proposta de trabalho e avaliao das condutas em andamento. Os resultados das anlises apontam: a) a internalizao dos pressupostos terico-metodolgicos pela docente; b) a existncia de nveis diferenciados de interao, quando a reviso considera os elementos do gnero enfocado e a idade escolar do aluno; c) as orientaes e o acompanhamento com a docente, trabalho colaborativo, como prticas necessrias no processo ensino-aprendizagem de lngua materna; d) o aprimoramento no desenvolvimento da escrita dos alunos; e) o desenvolvimento de novas estratgias de reviso pela docente, ao enfocar o gnero investigado; f) a necessidade de desenvolver e de aprimorar estratgias especficas de reviso voltadas para as especificidades do gnero enfocado.

Abstract: This is a qualitative research of ethnographic and collaborative nature. It approaches the teacher practice on revision and rewriting of narrative texts, having the discursive genre Horror Short Stories as instrument, with students from 4th and 5th grade of Elementary School, in a town school from Terra Rica, Northwest of Paran State. The study is substantiated in the conception of writing as a work; in Bakhtin's Circle assumptions, concerning to the dialogism, the responsivity of written discourse and the discursive genres; and in researches about text revision and rewriting, from Applied Linguistics studies. The subject is justified by the necessity of theoretical practical knowledge, by Portuguese Language teachers, about text revision and rewriting processes and its adequacy to the studied genre and the scholar age. That way, during the second semester of 2012, it was performed a theoretical methodological collaborative job with a teacher, focused on text revision and rewriting and having the characterization of Horror Short Story genre as a guiding instrument of the processes, with the aim to contribute for teaching-learning practices of text production from the focused genre. The collaborative theoretical methodological job developed with the teacher embraced the following steps: 1) theoretical subsidies about: a) writing conceptions; b) characterization of the elected discursive genre; c) study of theoretical methodological proposals of text correction; d) revision comments routings in student text; e) linguistic discursive operations in rewriting; 2) collaborative discussions to subsidy the job proposal comprehension and the evaluation of actions in course. The results of the analyses show: a) internalization of theoretical methodological assumptions by the teacher; b) the existence of different levels of interaction, when the revision considers the focused genre elements and the student scholar age; c) the orientations and the accompaniment with the teacher, collaborative job, as necessary practices for the mother language teaching learning process; d) the upgrading of students writing development; e) the development of new revision strategies by the teacher, when focusing the studied genre; f) the necessity of development and upgrading of specific revision strategies facing the specificities of the studied genre.
Data da defesa: 18/08/2014
Cdigo: vtls000216375
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Renilson Jos Menegassi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: VERSO FINAL DENISE GASPAROTTO - com anexos.pdf
Tamanho: 50524 Kb (51736955 bytes)
Criado: 16-05-2016 15:49
Atualizado: 16-05-2016 15:56
Visitas: 267
Downloads: 5

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.