Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras
Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras
Título [PT]: O trabalho colaborativo em práticas de revisão e reescrita de textos em séries finais do ensino fundamental I
Autor(es): Denise Moreira Gasparotto
Palavras-chave [PT]:
Revisão. Reescrita. Gênero discursivo. Ensino - Aprendizagem de língua materna. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Revision. Rewriting. Discursive genre. Mother language teaching-learning. Brazil. |
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Renilson José Menegassi [Orientador] - UEM
Cláudia Valéria Doná Hila - UEM
Rosângela Hammes Rodrigues - UFSC |
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa de cunho etnográfico e colaborativo, aborda a prática docente de revisão e a reescrita de textos narrativos, tendo como instrumento o gênero discursivo Conto de Terror, junto a alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, em uma escola municipal de Terra Rica, na região Noroeste do Estado do Paraná. O estudo ancora-se na concepção de escrita como trabalho; nos pressupostos do Círculo de Bakhtin, no tocante ao dialogismo, à responsividade do discurso escrito e aos gêneros discursivos; e em pesquisas sobre revisão e reescrita de textos, a partir dos estudos da Lingüística Aplicada. O tema justifica-se pela necessidade de conhecimento teórico-prático de docentes de Língua Portuguesa acerca dos processos de revisão e reescrita de textos e sua adequação ao gênero estudado e à idade escolar dos alunos. Assim, foi realizado, durante o 2º semestre de 2012, um trabalho colaborativo teórico-metodológico com uma docente, voltado para a revisão e a reescrita textuais, tendo a caracterização do gênero Conto de Terror como instrumento norteador do processo, com o objetivo de contribuir para práticas de ensino-aprendizagem de produção textual a partir do gênero discursivo enfocado. O trabalho teórico-metodológico colaborativo realizado com a professora abrangeu as seguintes etapas: 1) subsídios teóricos sobre: a) concepções de escrita; b) caracterização do gênero discursivo eleito; c) estudo de propostas teórico-metodológicas de correção textual; d) encaminhamentos dos comentários de revisão no texto do aluno; e) operações linguístico-discursivas na reescrita; 2) discussões colaborativas para subsidiar a compreensão da proposta de trabalho e avaliação das condutas em andamento. Os resultados das análises apontam: a) a internalização dos pressupostos teórico-metodológicos pela docente; b) a existência de níveis diferenciados de interação, quando a revisão considera os elementos do gênero enfocado e a idade escolar do aluno; c) as orientações e o acompanhamento com a docente, trabalho colaborativo, como práticas necessárias no processo ensino-aprendizagem de língua materna; d) o aprimoramento no desenvolvimento da escrita dos alunos; e) o desenvolvimento de novas estratégias de revisão pela docente, ao enfocar o gênero investigado; f) a necessidade de desenvolver e de aprimorar estratégias específicas de revisão voltadas para as especificidades do gênero enfocado.
Abstract: This is a qualitative research of ethnographic and collaborative nature. It approaches the teacher practice on revision and rewriting of narrative texts, having the discursive genre Horror Short Stories as instrument, with students from 4th and 5th grade of Elementary School, in a town school from Terra Rica, Northwest of Paraná State. The study is substantiated in the conception of writing as a work; in Bakhtin's Circle assumptions, concerning to the dialogism, the responsivity of written discourse and the discursive genres; and in researches about text revision and rewriting, from Applied Linguistics studies. The subject is justified by the necessity of theoretical practical knowledge, by Portuguese Language teachers, about text revision and rewriting processes and its adequacy to the studied genre and the scholar age. That way, during the second semester of 2012, it was performed a theoretical methodological collaborative job with a teacher, focused on text revision and rewriting and having the characterization of Horror Short Story genre as a guiding instrument of the processes, with the aim to contribute for teaching-learning practices of text production from the focused genre. The collaborative theoretical methodological job developed with the teacher embraced the following steps: 1) theoretical subsidies about: a) writing conceptions; b) characterization of the elected discursive genre; c) study of theoretical methodological proposals of text correction; d) revision comments routings in student text; e) linguistic discursive operations in rewriting; 2) collaborative discussions to subsidy the job proposal comprehension and the evaluation of actions in course. The results of the analyses show: a) internalization of theoretical methodological assumptions by the teacher; b) the existence of different levels of interaction, when the revision considers the focused genre elements and the student scholar age; c) the orientations and the accompaniment with the teacher, collaborative job, as necessary practices for the mother language teaching learning process; d) the upgrading of students writing development; e) the development of new revision strategies by the teacher, when focusing the studied genre; f) the necessity of development and upgrading of specific revision strategies facing the specificities of the studied genre. |
Data da defesa: 18/08/2014
Código: vtls000216375
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras |
Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: VERSÃO FINAL DENISE GASPAROTTO - com anexos.pdf
Tamanho: 50524 Kb (51736955 bytes)
Criado: 16-05-2016 15:49
Atualizado: 16-05-2016 15:56
Visitas: 811
Downloads: 6
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|