Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: O ensino de anlise lingustica e os professores em formao inicial : a relao teoria-prtica
Autor(es): Shirlei Aparecida Doretto
Palavras-chave [PT]:

Anlise lingustica. Professorandos. Prtica de ensino. Formao inicial. Relao teoria-prtica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Initial education. Linguistic analysis. Relation theory-practice. Teaching practice. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Edson Carlos Romualdo [Orientador] - UEM
Snia Aparecida Lopes Benites - UEM
Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh - UEPG
Resumo:
Resumo: O cenrio educacional, principalmente a partir dos anos de 1980, tem motivado estudos e pesquisas voltadas para a melhoria da educao. Embora haja diversos livros e pesquisas que tratam sobre a prtica pedaggica de ensino de portugus, ainda assim, segundo Antunes (2003), esse cenrio revela poucas mudanas quando se trata do processo de ensino e aprendizagem das prticas discursivas de uso da lngua, leitura e produo, e de reflexo sobre esse uso, a anlise lingstica (AL). Aliada a esses trabalhos h uma srie de aes efetivadas pelas instituies governamentais, em mbitos nacionais e estaduais, com a criao de leis, documentos orientadores e cursos de formao continuada de professores. As aes efetivam-se, tambm, em nvel superior, com a elaborao de diretrizes, leis, pareceres e resolues que buscam, de modo geral, garantir ao professor, em formao inicial, maior contato com contedos e prticas pedaggicas, superando o equvoco histrico de que teoria e prtica so dissociveis na prtica social. Acreditando que esses professorandos sero, no futuro, os responsveis pelos encaminhamentos das atividades de ensino e aprendizagem de lngua nas escolas, entendemos ser de fundamental importncia discutir aspectos relacionados formao inicial desses profissionais. Dessa forma, objetivamos investigar e analisar como se constituem as relaes dos professorandos de um 4 ano do curso de Letras da UNESPAR/Campus de Campo Mouro, situada no noroeste do Paran, com o eixo de reflexo sobre a lngua, a AL, no processo de sua formao, na disciplina de Prtica de Ensino, na preparao de seqncias pedaggicas, avaliando a relao teoria-prtica. Para tanto, realizamos um estudo de caso, por meio de uma abordagem etnogrfica, com observao, descrio e anlise dos dados, caracterizando, ento, uma pesquisa qualitativo-interpretativa. Assim, o corpus de anlise constitui-se de registros coletados por meio de gravaes em vdeo e udio de todas as aulas da disciplina de Prtica de Ensino durante o primeiro bimestre de 2012, de entrevista semiestruturada com a professora regente da disciplina, de trabalhos elaborados por estudantes nessa disciplina e de anotaes escritas. Nosso arcabouo terico fundamenta-se nos pressupostos da Lingustica Aplicada de base interacionista, nos pressupostos terico-metodolgicos de estudiosos que tm se dedicado AL, como Antunes (2003, 2007, 2010, 2012), Geraldi (1997, 2002a, 2002b), Mendona (2006), Perfeito (2005, 2007, 2011), Ritter (2012), Suassuna (2006, 2012), Travaglia (1996, 2011), entre outros. Para a abordagem da relao teoria-prtica, buscamos auxlio nos documentos oficiais norteadores da prtica docente, como, por exemplo, os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), leis, diretrizes e resolues que versam sobre o assunto. Os resultados mostram que a relao teoria-prtica da AL no chega a ser efetivada como prxis nesse grupo de estudantes, pois h uma tentativa em promover atividades de reflexo para o ensino gramatical que esbarra em outras dificuldades que indiciam problemas na formao, no s no trato da lngua e sua gramtica, mas, tambm, de leitura e escrita.

Abstract: The educational scenery, mainly from the 1980s, has motivated studies and researches aiming the improvement of education. Although there are several books and researches concerning pedagogical practice in portuguese teaching, according to antunes (2003), this scenery still shows little change regarding teaching and learning processes of the discursive practices of language use, reading and writing, as well as a reflection about this use, the linguistic analysis (LA). Allied to these works, there are a number of actions promoted by the governmental institutions, in national and state range, with the development of laws, guiding documents and courses for teachers' continuing education. Actions are also accomplished at graduation level, with the development of guidelines, laws and resolutions which aim, in general lines, at guaranteeing for the teachers in initial education a greater contact with contents and pedagogical practices, overcoming the historical misconception that theory and practice are dissociable in social practice. Believing that these teachers in initial education will be, in the future, responsible for forwarding the practices of language teaching and learning in schools, we understand it is of fundamental importance to discuss aspects related to their initial education. Thus, we aim at investigating and analyzing how are built the relations between the teachers in initial education from the 4th grade of the languages course at UNESPAR/Campus of Campo Mouro, in Paran's northwest, and the axis of reflection about language, the LA, in the discipline of teaching practice, in the preparation of pedagogical sequences, assessing the relation theory-practice. For that, we conducted a case study, through an ethnographic approach, with observation, description and analysis of data, featuring a qualitative-interpretive research. Thus, the analysis corpus consists of records collected through video and audio recordings of all the classes from the discipline of teaching practice during the first quarter 2012, semi structured interview with the discipline's teacher, works developed by students in the discipline, and written notes. Our theoretical framework is based on the assumptions of the interactionist based applied linguistics, on the theoretical and methodological assumptions of scholars who have dedicated themselves to LA, such as Antunes (2003, 2007, 2010, 2012), Geraldi (1997, 2002a, 2002b), Mendona (2006), Perfeito (2005, 2007, 2011), Ritter (2012), Suassuna (2006, 2012), Travaglia (1996, 2011), among others. For the approach of the relation theory-practice, we sought the aid of the official guiding documents of teaching practice, such as the national curricular parameters (parmetros curriculares nacionais - PCN), laws, guidelines and resolutions that deal with the subject. The results show that the LA relation theory-practice does not come to be an effective praxis in the analyzed group of students, because there is an attempt of promoting activities of reflection for grammatical teaching that bumps into other difficulties which indicate formation problems, not only in dealing with the language and its grammar, but also of reading and writing.
Data da defesa: 26/08/2014
Cdigo: vtls000216403
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao Shirlei - catalogada PLE CD.pdf
Tamanho: 1474 Kb (1509248 bytes)
Criado: 12-05-2016 16:00
Atualizado: 12-05-2016 16:15
Visitas: 709
Downloads: 11

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.