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Ttulo [PT]: Discurso bblico : o arrostamento de duas formaes discursivas distintas
Autor(es): Luana Cimatti Zago
Palavras-chave [PT]:

Anlise do discurso. Discurso religioso. Homogeneidade. Heterogeneidade. Discurso bblico. Formao discursiva. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Discursive formation. Religious discourse. Homogeneity. Heterogeneity. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Sonia Aparecida Lopes Benites [Orientador] - UEM
Maria Clia Cortez Passetti - UEM
Roberto Leiser Baronas - UFSCar
Resumo:
Resumo: Este trabalho constitui um gesto de leitura sobre um conjunto de textos bblicos registrados tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, especialmente nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e Joo, por meio dos quais promovemos o arrostamento de duas formaes discursivas (FDs) distintas, dentro do discurso religioso, uma relativa ao discurso dos judeus, outra ao discurso de Jesus Cristo. O discurso religioso possui carter constituinte (MAINGUENEAU, 2006) e, por isso, apresenta enunciados cuja legitimidade conferida por seu prprio estatuto enunciativo. Objetivamos identificar as relaes polmicas/antagnicas, bem como os pontos de interseco entre ambas as FDs, tendo em vista contradies ideolgicas que, concomitantemente, as unem e dividem. O conceito de FD com o qual trabalhamos parte de Pcheux e ancora-se em Courtine (2006, 2009), que a v no como um bloco homogneo, mas como uma unidade dividida em si mesma e assombrada por seus antagonistas. Tanto os enunciados atribudos aos judeus quanto os atribudos a Jesus Cristo constituem-se partir do reagrupamento de j-ditos que se apoiam em tradies discursivas distintas. O discurso de Jesus Cristo figura como o antagonista assombrador da FD judaica. Esse antagonismo d-se principalmente pelas diferentes "formas-sujeito messinicas" apresentadas pelas FDs. Enquanto o Messias da FD judaica apresenta-se acentuadamente poltico-terreno, com a funo de aniquilar os inimigos, o Messias da FD crist apresenta-se transcendente, com a misso de trazer perdo de pecados. A anlise demonstra que o discurso do sujeito da FD crist, tendo assumido uma posio-sujeito divina, figura como o que no pode e no deve ser dito na FD judaica. A homogeneidade entre as duas FDs pode ser constatada na repetibilidade de elementos do discurso religioso e na memria discursiva; a heterogeneidade, por sua vez, d-se tanto em termos de contraste entre o fsico e o espiritual, o material e o transcendente, o terreno e o celestial, como tambm em termos de confronto, de afrontamento ideolgico.

Abstract: The purpose of this research is to read a set of biblical texts in the Old and the New Testament, mainly, in the four Gospels, namely, Mathew, Mark, Luke, and John,,in order to perform a comparison of two distinct discursive formations (DFs) in the religious discourse, one related to the Jewish discourse, and the other, to the discourse of Jesus Christ. The religious discourse has a constituent character (MAINGUENEAU, 2006) and, for this reason, presents enunciations whose legitimacy is granted by its own enunciative nature. This paper aims to identify the antagonistic/polemical relations, as well as the intersection points between them, considering the ideological contradictions that, concomitantly, connect and separate them. The DF concept used here is based on Pcheux and anchored to the theory of Courtine (2006, 2009), who comprehends DF not as a homogenous block, but as a unity divided in itself and haunted by its antagonists. Both the enunciations attributed to the Jews and to Jesus Christ are constituted taking into account the regrouping of the already-said DFs, which are supported by distinct discursive traditions. The discourse of Jesus Christ appears as the haunting antagonist to the Jewish DF. This antagonism happens, chiefly, due to the different "messianic subject form" shown by the DFs. The Messiah of the Jewish DF is profoundly presented as earthly-political, with the function of annihilating the enemies, whereas the Messiah of the Christian DF is transcendental, with the mission of bringing forgiveness for the sins. The analysis demonstrates that the discourse of the subject of the Christian DF, having embraced a divine subject position, is revealed as the one who cannot or must not be said in the Jewish DF. The homogeneity between the two DFs can be corroborated in the repeatability of elements of the religious discourse and of the discursive memory; the heterogeneity, on the other hand, happens not only in terms of contrast between the physical and the spiritual, the material and the transcendental, the earthly and the celestial aspects, but also in terms of ideological confrontation and conflict.
Data da defesa: 27/08/2014
Cdigo: vtls000216413
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Sonia Aparecida Lopes Benites
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao_DISCURSO BBLICO - O ARROSTAMENTO DE DUAS FORMAES DISCURSIVAS DISTINTAS.pdf
Tamanho: 867 Kb (888126 bytes)
Criado: 13-05-2016 19:19
Atualizado: 13-05-2016 19:24
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