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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

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Ttulo [PT]: Prova Brasil : uma reflexo sobre a concepo de letramento
Autor(es): Marina Casaril
Palavras-chave [PT]:

Letramento. Alfabetizao. Aprendizagem. Lngua portuguesa. Estudo e ensino. Produo de textos. Prova Brasil. Prticas de letramento. Leitura. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Prova Brasil. Literacy practices. Reading. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Neiva Maria Jung [Orientador] - UEM
Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo - UEM
Terezinha da Conceio Costa Hubes - UNIOESTE
Resumo:
Resumo: O presente estudo apresenta uma pesquisa qualitativa do tipo documental (GIL, 2002), realizada com o objetivo de refletir sobre a concepo de Ietramento de um dos testes avaliativos nacionais de maior relevncia no pals: a Prova Brasil. Considerando a enorme variao de praticas sociais em que os alunos brasileiros de 9. ano se engajam, o atual modelo de prova prope uma avaliao nacional que privilegia quais dessas praticas? Qual modelo de Ietramento a prova adota? Para dar conta dessa problemtica, analisamos um modelo de prova de 9. ano da Prova Brasil, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP). Os pressupostos tericos que nortearam nossa pesquisa foram os dos Novos Estudos sobre o Letramento, os quais propem o Ietramento como praticas sociais observveis no em termos de impacto social da educao, do Ietramento e das polticas, mas em como participantes de programas de Ietramento podem ser ajudados a se apoderar das praticas letradas relevantes para seu contexto (STREET, 2014). A partir desse vis, analisamos os seguintes aspectos: a concepo de Ietramento da prova, por meio da recorrncia dos gneros selecionados e dos padres de interao previstos pelo teste. Em termos de resultados, pudemos perceber que tanto a escolha dos gneros discursivos quanto a dos suportes e, muitas vezes, a das temticas abordadas, privilegia Ietramento de grupos especficos. Alm disso, em termos de leitura, a elaborao das questes, em sua maioria, no prev as praticas sociais que esses gneros constituem, apresentando poucos elementos que auxiliariam os alunos no reconhecimento do gnero e da pratica que representa, se prendendo demasiadamente aos descritores, repetindo-os em alguns casos. Desse modo, possvel afirmar que o modelo de Ietramento presente na prova ainda e o modelo autnomo. Alm disso, um modelo de prova aplicado em todo o territrio nacional pode no ser suficiente para a avaliao de leitura. Isso porque, as praticas variam conforme cada comunidade e, no h como impor um "padro" de exame que avalie todos os alunos da mesma maneira, afinal, cada relao com o Ietramento em portugus construda local, social, cultural e ideologicamente.

Abstract: Under the light of documentary research (GIL, 2002), the current study reflects on the conception of literacy in Prova Brasil, one evaluative national exam of major importance in its country. Considering the great myriad of social practices which Brazilian students from the 9th grade engage in, we ponder: does the current exam model propose an evaluation that privileges such practices? Which literacy model does the exam adopt? To puzzle out solutions, we analyzed a 9th grade exam model of the Prova Brasil, made available by Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP). The theoretical framework that guided our study was grounded in the New Literacy Studies. This approach advocates that literacy is to be seen as observable social practices from which subjects in literacy programs can be assisted with in order to empower themselves from the most relevant literary practices in their context (STREET, 2014), instead of seeing literacy in terms of social impact on education, literacy and politics. From this perspective, we observed the conception of literacy presented in the Brazil exam by accounting for the recurrence of the selected genres, as well as for the interaction patterns predicted by the exam. As regards the results, we perceived that the choice for discourse genres as well as the choice for their support and, many times, the choice for the set of themes privileged literacy of specific groups. In addition, as concerns reading, the elaboration of questions, in their majority, does not foresee the social practices that are constituted by these genres, presenting few elements that can assist students to recognize the genre and the practice which is represented. These questions also focused excessively on descriptors and repeated them, in a few cases. Therefore, it is possible to state that the literacy model presented in the exam is the autonomous model still. An exam model that is applied throughout the entire country may not be sufficient for evaluating reading, given the fact that practices vary according to each community and there is no apparent way of imposing an exam "pattern" that can assess students the same way. After all, each human relation with literacy in Brazilian Portuguese is constituted locally, socially, culturally and ideologically.
Data da defesa: 27/08/2014
Cdigo: vtls000216414
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Neiva Maria Jung
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PROVA BRASIL UMA REFLEXO SOBRE A CONCEPO DE LETRAMENTO - Marina Casaril.pdf
Tamanho: 31005 Kb (31748893 bytes)
Criado: 11-05-2016 20:45
Atualizado: 11-05-2016 20:53
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