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Ttulo [PT]: Multiletramentos e (re)incluso social : convergncias entre o cnone shakespeariano e a telenovela na formao crtica do leitor da terceira idade via traduo
Autor(es): Lliam Cristina Marins Prieto
Palavras-chave [PT]:

Literatura. Formao crtica. Terceira idade. Telenovela. Ciberespao. Agncia (discente). Traduo. Multiletramento. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Translation. Multiliteracies. Agency. Third age. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Doutor em Letras
Banca:
Vera Helena Gomes Wielewicki [Orientador] - UEM
Rosa Maria Olher - UEM
Mrcio Roberto do Prado - UEM
Roberto Ferreira da Rocha - UFRJ
Johannes Doll - UFRGS
Resumo:
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal verificar a possibilidade de formao crtica de leitores na terceira idade por meio da aplicabilidade da trade multiletramentos/agncia/(re)incluso social via traduo, como proposta de ensino de literatura em lngua inglesa na Universidade da Terceira Idade (Unati). Para tanto, props-se uma disciplina intitulada Literatura em lngua inglesa e multimodalidades: Shakespeare e a telenovela, a fim de discutir e de questionar a circulao de um texto literrio cannico (a pea A megera domada, de William Shakespeare, na traduo de Alex Marins para a lngua portuguesa) na indstria de massa (a telenovela O Cravo e a Rosa, da Rede Globo). De forma especfica, o estudo teve como foco verificar como se deu a recepo dessa circulao pelos alunos da terceira idade. Como um desdobramento da pesquisa, um blog criado na disciplina funcionou como um mediador da agncia discente e da participao em sala de aula, pois foi um meio no qual os alunos divulgaram suas experincias pessoais com o texto literrio shakespeariano e com a disciplina. As hipteses levantadas na pesquisa se confirmaram: 1) possvel formar leitores crticos na terceira idade; 2) os alunos da terceira idade tm uma posio favorvel traduo intersemitica da literatura para a telenovela; 3) os alunos da terceira idade podem tornar-se agentes. Os resultados mostram que os alunos passaram a ser agentes nas aulas de literatura, a partir das discusses proporcionadas pelo contato com modos diferentes de circulao do texto literrio. Alm disso, essa experincia revelou que os multiletramentos so um veculo valioso para o grupo social da terceira idade ao permitir o exerccio de sua agncia tanto na comunidade virtual quanto na sociedade de modo geral. Nesse sentido, a formao crtica pela traduo e a (re)incluso digital no contexto de convergncia entre meios tambm desempenham um papel importante para o acesso desse pblico s artes e cultura.

Abstract: The aim of this research is to examine the likelihood of critical formation among third age readers based on the triad multiliteracies/agency/(re)inclusion through translation. The discipline Literatura em lngua inglesa e multimodalidades: Shakespeare e a telenovela (Literature in English language and multimodalities: Shakespeare and the soap opera), was, then, proposed at Universidade da Terceira Idade (University of the Third Age) in order to discuss and question the circulation of the play The Taming of the Shrew, by William Shakespeare and translated into Portuguese by Alex Marins, in the soap opera O Cravo e a Rosa, produced by Rede Globo. The research also aimed to verify how the reception of this circulation by the third age students was. During the classes, this group of students started a blog which mediated their agency and participation in the classroom, once they posted their personal experiences with the Shakespearean text and the discipline. The hypotheses confirmed that: 1) it is possible to form critical readers in the third age; 2) third age students hold a positive opinion in relation to intersemiotic translation from literature to soap opera; 3) third age students can become agents. The results show that agency in the third age may be developed in literature classes by means of discussions about the different forms of literature circulation. In addition to that, this experience revealed that multiliteracies are a valuable vehicle for this social group as it allowed them to develop their agency in the virtual community and in society as a whole. With regard to convergence culture, critical formation through translation and digital (re)inclusion in the third age also plays an important role in their access to arts and culture.
Data da defesa: 09/12/2013
Cdigo: vtls000216523
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vera Helena Gomes Wielewicki
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Tese (doutorado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: tese - Liliam Cristina Marins Prieto.pdf
Tamanho: 2535 Kb (2595378 bytes)
Criado: 27-04-2016 16:19
Atualizado: 27-04-2016 16:30
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