Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas - Mestrado Profissional

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Cincia Poltica > Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas - Mestrado Profissional

Ttulo [PT]: Informtica e a educao : o Paran Digital e o processo de informatizao nas escolas pblicas do Ncleo Regional de Educao de Unio da Vitria
Ttulo [EN]: Computers and Education: The DIGITAL PARAN and the process of Computerization in the Regional Education Center of La Union Public Schools.
Autor(es): Olaf Graupmann
Palavras-chave [PT]:

Polticas pblicas. Tecnologias da informao. Educao. Ncleo Regional de Educao. Projeto Paran Digital. Unio da Vitria. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Public Policies. Information Technology. Regional Center for Education Union Victoria. Digital Paran. Unio da Vitria. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Elaborao de Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Polticas Pblicas
Banca:
Amalia Maria Goldberg Godoy [Orientador] - UEM
Sandra Salete de Camargo Silva - Universidade Estadual do Paran - Campus Unio da Vitria
Elflay Miranda - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar como as tecnologias informacionais influenciam os processos pedaggicos nas escolas do Ncleo Regional de Educao de Unio da Vitria, particularmente, nas reas de portugus e matemtica. Nesse contexto, objetivou-se tambm conhecer as mudanas, os aspectos positivos e as barreiras com a implantao do PARAN DIGITAL no cotidiano das escolas do NRE citado, e os resultados apresentados no IDEB. Dessa forma, para atingir os objetivos propostos, a metodologia de pesquisa adotada foi a reviso terica, de cunho qualitativo, complementada por pesquisa de campo. Foram pesquisadas 17 escolas selecionadas dos nove municpios do Ncleo Regional de Educao de Unio da Vitria, com o objetivo de quantificar os laboratrios de informtica instalados e os equipamentos tecnolgicos. Foram tambm aplicados dois questionrios, um para professores e outro para alunos. O questionrio aplicado aos professores das disciplinas de Portugus e Matemtica e tiveram como foco caracterizar os docentes que lecionam as disciplinas portugus e matemtica, bem como acesso, barreiras, treinamento e avaliao das tecnologias e contedos dos referidos programas. Quanto aos alunos, foi realizada uma amostragem significativa dos alunos do nono ano do ensino fundamental para verificar o acesso e a freqncia de uso dos laboratrios de informtica. Levantou-se tambm o desempenho da escola no IDEB, SAEB e SAEP para verificar se houve melhoria, desde a implantao Do Paran Digital. Como concluso, afirma-se que a simples presena de tais equipamentos no espao escolar, por si s, no permite a transformao educacional efetiva e necessria e, em especifico, para melhorar os ndices e as notas dos referidos indicadores. Constatou-se que: A) O Paran Digital mostra-se insuficiente para o alcance das metas, pois, os percentuais encontrados so baixos e os resultados preocupantes; B) As escolas tm grande percentual de utilizao de outras mdias, tais como televiso e pendrives. Nesse contexto, uma situao evidente que, somente, a disponibilidade de computador e de conexo internet insuficiente para melhorar os desempenhos escolares. Entende-se que necessrio repensar o uso dos computadores, no sentido de que os programas e polticas pblicas, alm de terem uma proposta pedaggica com utilizao das TICs, haver um laboratorista especializado de apoio, capacitao continuada do professor e, o que mais importante, o acompanhamento dos resultados.

Abstract: The aim of this study was to investigate how information technologies affect the educational process in the schools of the Regional Center of the Education Union Victoria, particularly in the areas of Portuguese and mathematics. In this context, the objective was to also know the changes, the positive aspects and barriers to the implementation of Parana DIGITAL in daily school cited the NRE, and the results presented in IDEB. Thus, to achieve the proposed objectives, the research methodology used was the literature review, a qualitative one, complemented by field research. 17 selected the nine municipalities of the Regional Center of Education Union of Victoria with the aim of quantifying the computer labs installed equipment and technological schools were surveyed. Were also applied two questionnaires, one for teachers and one for students. The questionnaire given to the teachers in the disciplines of mathematics and Portuguese and have focused on characterizing the teachers who teach the Portuguese and mathematics disciplines, as well as access, barriers, training and evaluation of technologies and content of these programs. As for students, a significant sample of ninth graders from elementary to verify access and frequency of use of computer teaching laboratories was performed. They also raised the school's performance in IDEB, SAEB and SAEP to see if there was improvement from implantation From DIGITAL PARAN. In conclusion, it is argued that the mere presence of such equipment at school, alone, does not allow the effective and necessary educational transformation and, in specific, to improve the rates and grades of those indicators. It was found that: A) The Paran Digital proves insufficient to achieve the goals, therefore the percentages found were low and worrying results; B) The schools have a large percentage of use of other media such as television and pendrives. In this context, an obvious situation is that only the availability of computer and internet connection is insufficient to improve school performance. It is understood that it is necessary to rethink the use of computers in the sense that programs and policies, and have a pedagogic proposal using ICT, there specialized laboratory technician support, continued teacher training and, what is more importantly, the monitoring results.
Data da defesa: 29/09/2014
Cdigo: vtls000216532
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Amalia Maria Goldberg Godoy
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas
Nvel: Dissertao (mestrado em Polticas Pblicas)/
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO_corrigida_23_OUTUBRO Olaf Graupmann.pdf
Tamanho: 2478 Kb (2537513 bytes)
Criado: 23-08-2016 13:44
Atualizado: 23-08-2016 13:54
Visitas: 293
Downloads: 3

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.