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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas - Mestrado Profissional

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Ttulo [PT]: A prtica do professor de sociologia nas escolas pblicas de Maring : anlise sobre a istitucionalizao e as dificuldades de (re) insero da disciplina no ensino mdio
Autor(es): Eliane Aparecida de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Sociologia. Escolas pblicas. Ensino mdio. Disciplina de sociologia. Professor de sociologia. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Sociology. High school graduate. Education. Campo and habitus. Conflicts. Maring. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Elaborao de Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Polticas Pblicas
Banca:
Marivnia Conceio Arajo [Orientador] - UEM
Ileizi Luciana Fiorelli Silva - UEL
Walter Lcio de Alencar Praxedes - UEM
Resumo:
Resumo: A sociologia retoma ao currculo do ensino mdio apos muita luta por parte de seus agentes. Mesmo depois de estar instituda legalmente sua obrigatoriedade, algumas dificuldades se apresentam para que esta se legitime no espao escolar. Muitas so as justificativas utilizadas de forma a explicar tais dificuldades, uma delas falta de profissionais formados na rea para suprir a carncia do campo. Tendo na regio que comporta o Ncleo Regional de Educao de Maring, uma Universidade que oferece licenciatura plena na rea, essa justificativa por si s no daria conta de explicar os embates travados por seus agentes ao adentrarem seu novo campo de atuao. Dessa forma, esse trabalho buscou analisar quais problemas se apresentam de fato como barreiras a serem transpostas para que a disciplina seja reconhecida e seus agentes tenham suas praticas valorizadas dentro do campo escolar. Bem como, dentro do embasamento terico de Pierre Bourdieu, perceber como o habitus dos agentes e estruturado a partir das relaes travadas nos diferentes espaos e no entendimento que estes possuem das leis e regras prprias do campo analisado. Alm disso, perceber se sua forma de agir ira se refletir, de alguma forma, na estrutura do campo, pois este se revela como um novo elemento, atuando num espao que se pauta por leis gerais reconhecidas e legitimadas por aqueles que nele atuam ha mais tempo. Para isso foram feitas entrevistas com informantes pr selecionadas a partir de critrios pontuais (formados e no formados em Cincias Sociais), observao direta nas escolas e seus agentes, das reunies do coletivo de professores de sociologia constitudo na cidade de Maring e da articulao de grupos existentes em uma rede social na internet. Alm disso, foram analisados documentos que tratam do retorno e efetivao da disciplina ao ensino bsico visando perceber quais documentos do base para algumas praticas prprias do campo escolar.

Abstract: Sociology returns to the high school curriculum after much struggle by their agents. Even after being legally established their obligation, present some difficulties to which it is legitimized in school. Many are the justifications used in order to explain these difficulties; one of them is lack of trained professionals in the area to supply the lack of the field. Having the core education of Maringa a university that offers full degree in the area, this justification alone would not explain the account of battles fought by their agents to step into your new field. Thus, this study sought to examine which problems present themselves as de facto barriers to be overcome for discipline to be recognized and their agents have valued their practices within the school field. As well, within the theoretical framework of Pierre Bourdieu, the habitus realize how agents is structured from the relationships established in the different spaces and understanding they possess own laws and rules of the analyzed field. Also, notice if your course of action will be reflected somehow in the structure of the field, as this is revealed as a new element, operating in a space that is guided by general laws recognized and legitimized by those who work in it are time. To this was done interviews with selected from individual criteria (formed and not formed in Social Sciences) pre informants, direct observation in schools and their agents, the meetings of the group of teachers of sociology constituted in Maringa and linkage groups existing in a social network on the internet. Furthermore, it was analyzed documents dealing with the return and execution discipline to basic education aim to understand which documents are the bases for some of its own practices of the school field.
Data da defesa: 07/08/2014
Cdigo: vtls000216550
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marivnia Conceio de Arajo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias Sociais)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: elaine
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Eliane Aparecida de Oliveira.pdf
Tamanho: 5844 Kb (5984309 bytes)
Criado: 22-06-2016 15:52
Atualizado: 22-06-2016 16:11
Visitas: 321
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