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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas - Mestrado Profissional

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Ttulo [PT]: Indisciplina ou violncia? As marcas nas escolas de Arapongas e Apucarana-PR
Ttulo [EN]: Indiscipline or violence? The marks on the schools of Arapongas and Apucarana-Pr
Autor(es): Maria de Ftima Marques
Palavras-chave [PT]:

Escola. Violncia. Violncia escolar. Escola. Indisciplina. Territrio. Transgresso. Incivilidade. Arapongas. Apucarana. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
School. Violence. School violence. Indiscipline. Arapongas. Apucarana. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Elaborao de Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Polticas Pblicas
Banca:
Carlos Alberto Moror Silva [Orientador] - UEM
Maurilio Rompato - UNESPAR
Rozilda das Neves Alves - UEM
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa baseia-se em dados coletados em trs Escolas da Rede Estadual de Ensino de Apucarana e trs Escolas da Rede Estadual de Ensino de Arapongas e teve como objetivo apresentar a natureza da violncia escolar que permeia o cotidiano escolar e verificar se essa violncia est correlacionada ao territrio em que a Escola est localizada. Adotou-se uma concepo restrita de violncia, buscando escapar da hiperampliao conceitual. O desejo de limitar a violncia escolar aos atos de violncia e, principalmente, s categorias bem demarcadas pelo Cdigo Penal no possui o condo de subestimar os demais fatos que se enquadram nas transgresses e incivilidades, mas em caracterizar os atos e fatos dentro da categoria que possam, segundo a essncia, estabelecer uma representao do que realmente acontece nas Escolas e que se denomina violncia escolar. Observa-se aqui a oportunidade de superar jarges como "a Escola violenta", j que h certo relativismo nesse ponto de vista. Busca-se, atravs da coleta de dados nos registros escolares, a natureza dos atos sociais registrados pela instituio de ensino como ocorrncias que interferem como fator negativo na rotina escolar. A pesquisa est abalizada numa abordagem qualitativa mas, mesmo assim, no dispensou a coleta de dados quantitativos nas Escolas, nos registros de ocorrncias, que servem de referncia para a anlise qualitativa. O delineamento temporal para a coleta de dados nos registros de ocorrncias das escolas estaduais de cinco anos, de 2008 a 2012. Nos dados coletados nos registros de ocorrncias das escolas, observa-se indisciplina generalizada. As condutas prevalentes so as transgresses e as incivilidades. Esses comportamentos, repetidos cotidianamente e aliados a um nmero inferior de condutas delituosas compe um cenrio de violncia.

Abstract: This research is based on data collected in three Schools State Schools of Apucarana an three Schools State Schools Arapongas and aimed to present the natures of school violence that permeates everyday school life and to check whether that violence is correlated to the territory in which the school is located. We adopted a restricted conception of violence, seeking to escape the hyper conceptual expansion. The desire to limit school violence to acts of violence and especially the categories well marked by the Criminal Code does not have the power to underestimate the other facts that fall within the offenses and incivilities, but to characterize the acts and facts within the category may, in essence, establish a representation of what actually happens in schools and what is called school violence. We can see here the opportunity to overcome jargon as "the School is violent" since there is a certain relativism that point of view. One aim, by collecting data in school records, the nature of social acts registered by the school as occurrences that affect a negative factor in school routine. The research is a qualitative approach authoritative but even so it didn't exempt the quantitative data collection in schools, in the records of occurrences, which serve as reference for qualitative analysis. The temporal design to collect data in the records of occurrences of state schools is five years, from 2008 to 2012. In the data collected in the records occurrences of schools, there is widespread indiscipline. The pipelines prevalent are transgressions and incivilities. These behaviors repeated daily and combined with a lower number of criminal conducts composes a scene of violence.
Data da defesa: 17/09/2014
Cdigo: vtls000216564
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto Moror Silva
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas
Nvel: Dissertao (mestrado em Polticas Pblicas)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: MARIA DE FTIMA MARQUES.pdf
Tamanho: 1439 Kb (1473278 bytes)
Criado: 06-05-2016 17:30
Atualizado: 06-05-2016 17:40
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