Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Poesia infanto-juvenil brasileira contempornea (2008-2012)
Autor(es): Ana Paula de Almeida Santos Sampaio
Palavras-chave [PT]:

Literatura infanto-juvenil. Poesia infanto-juvenil. Verbo-visual. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Youth and childrens literature. Contemporary youth and childrens poetry. Verbal and visual poetry. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Mirian Hisae Yaegashi Zappone [Orientador] - UEM
Lcia Osana Zolin - UEM
Clia Regina Delacio Fernandes - UFGD
Resumo:
Resumo: Este trabalho objetivou realizar um estudo da poesia infantojuvenil brasileira contempornea produzida entre os anos de 2008 a 2012, voltada ao pblico mirim, com o intuito de identificar caractersticas tais como a temtica, a estrutura formal, ilustraes, alm de tornar conhecidos seus autores e ilustradores. Para alcanar tal objetivo, este trabalho parte de uma reviso terica da poesia enquanto gnero e da histria da literatura infantojuvenil, buscando os traos estticos do corpus analisado. Como base terica, foram utilizados autores como Cara (1985), Culler (1999), Soares (2007), Stalloni (2003), entre outros para discorrer sobre o gnero lrico e as autoras Coelho (2002), Zilberman (2011) e Lajolo (2011) para as consideraes sobre poesia infantojuvenil. Para a efetivao do trabalho, foram selecionadas vinte obras, a partir de catlogos de editoras que editam poesia infantojuvenil, observando o critrio do ineditismo. A anlise das obras abarcou os seguintes aspectos: a materialidade, que compreende todos os elementos materiais de elaborao do objeto livro, a estrutura formal dos poemas, a temtica e as ilustraes. Os resultados demonstraram que a poesia infantojuvenil contempornea uma poesia verbo-visual, uma combinao entre o texto e a imagem. A maioria das ilustraes no meramente um adorno para o texto, mas corrobora a significao do mesmo. As temticas so diversas: amor, cotidiano, busca da identidade, desiluso, famlia, enfim, temas que se relacionam diretamente ao universo de adolescentes e jovens, evidenciando que se trata de uma produo especializada, j que tem como foco um pblico especfico; a estrutura formal aponta uma liberdade de criao a partir da disposio grfica, os versos livres, mas sem eliminar alguns elementos dos modelos clssicos. Os ilustradores e autores so, em sua maioria jovens, da regio sul e sudeste do Brasil e do sexo masculino; muitos ainda no consagrados pelo seu envolvimento com a literatura, conciliando a carreira de escritor e ilustrador com a profisso de jornalista, professor universitrio, msico entre outras. A materialidade associada ao conjunto verbal ajuda a compor um objeto artstico nico, j que se apresenta de forma criativa, bem humorada e envolvente, contribuindo para a construo do gnero e sua constituio enquanto objeto esttico. Ao avaliar a poesia infantojuvenil contempornea, a pesquisa permitiu a valorizao na cena acadmica e, portanto, dentro do circuito letrado, dos poetas, ilustradores e da poesia contempornea que, valendo-se de temas especficos do mundo juvenil, com maestria e qualidade esttica, podem em muito contribuir para a formao de leitores se forem conhecidos pelos mediadores de leitura e chegarem at os leitores mirins.

Abstract: This essay aims to carry out a study of contemporary Brazilian youth and children's poetry produced between 2008 and 2012 which is focused on the youth and children's audience, in order to identify features such as the thematic, formal structure, illustrations, and also to make their authors and illustrators known. To achieve this objective, the essay presents theoretical review of poetry as genre and the history of children's literature, looking for aesthetic traits in the analyzed books. As a theoretical basis we used the authors Cara (1985), Culler (1999), Soares (2007), Staloni (2003), among others, to discuss about the lyrical genre and the authors Coelho (2002), Zilberman (2011) and Lajolo (2011) for the discussion about children's poetry. For the development of the essay, twenty books were selected from catalogs of publishing houses that publish youth and children's poetry, observing the criterion of originality. The analysis encompassed the following aspects: materiality, which comprises all material elements of elaboration of the book; the formal structure of the poems, the thematic and the illustrations. The results showed that the contemporary youth and children's poetry is a verbal and visual poetry, a combination between text and image. Most of the illustrations are not merely an adornment to the text, they confirm the significance of the text. The theme is diverse: love, daily life, the search for identity, disappointment, family, everything that involves captivation or appeal to youth and children's audience; the formal structure shows freedom of layout creation, free verse, but without eliminating some elements of the classic models. The authors and illustrators are mostly young, of southern and southeastern of Brazil and male; many still unconsecrated by their involvement with literature and who reconcile their careers of writer and illustrator with the ones of journalist, university professor, musician, among others. The materiality associated with the verbal group helps the composition of a unique artistic object, since it presents itself in a creative, humorous and engaging way, contributing to the building of the genre and its constitution as an aesthetic object. When evaluating contemporary youth and children's poetry, the research allowed the appreciation in the academic scene and, therefore, within the literate circuit, poets, illustrators and contemporary poetry, drawing on specific themes of youth world with mastery and aesthetic quality can greatly contribute to the formation of readers if known by reading mediators and reach to the young readers.
Data da defesa: 27/08/2014
Cdigo: vtls000216605
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Mirian Hisae Yaegashi Zappone
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: elaine
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertao ana paula de almeida santos sampaio.pdf
Tamanho: 8444 Kb (8646858 bytes)
Criado: 13-05-2016 13:45
Atualizado: 13-05-2016 15:00
Visitas: 335
Downloads: 6

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.