Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas - Mestrado Profissional

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Cincia Poltica > Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas - Mestrado Profissional

Ttulo [PT]: Representaes sociais sobre a violncia nas escolas do campo do municpio de Cascavel, Paran
Ttulo [EN]: Social representations of violence in rural schools in Cascavel, Paran
Autor(es): Euzaide Claro da Silva da Luz
Palavras-chave [PT]:

Violncia escolar. Representaes sociais. Escola do campo. Teoria de Bourdiei, Pierre. Cascavel. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Social Representations, School Violence, the Rural School. Cascavel. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Elaborao de Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Polticas Pblicas
Banca:
Walter Lcio de Alencar Praxedes [Orientador] - UEM
Giovnio Rossato - UEM
Paulo de Nbrega - Universidade Estadual do Centro-Oeste
Resumo:
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar, interpretar e discutir as representaes acerca da violncia escolar de agentes sociais atuantes em duas escolas do campo localizadas no municpio de Cascavel/PR. Toma-se como referencial terico que orienta as anlises a teoria das representaes sociais, proposta por Pierre Bourdieu (1999b). Quanto metodologia escolhida para interpretar os dados, esta pesquisa seguea abordagem qualitativa. Recorre-se a entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, gravadas com mdia de udio e transcritas ipsis litteris. Quatorze agentes da escola do campo participaram da pesquisa para compor a amostra, sendo sete de cada escola: dois diretores, dois professores, dois pedagogos, dois secretrios, dois funcionrios que exercem a funo de servios gerais, dois estudantes e dois pais de alunos. Como resultado, constatou-se que a violncia escolar est representada por todo ato praticado, dentro da escola ou nas suas proximidades, por agentes participantes da comunidade escolar que resulta em sofrimento fsico ou psicolgico em qualquer um dos participantes dessa comunidade.

Abstract: This study aims to analyze, interpret and discuss the representations of school violence caused by social agents who work in two rural schools located in Cascavel / PR. The theory of social representations proposed by Pierre Bourdieu (1999b) was used here as the framework to guide the analysis. Data interpretation was done by means of a qualitative method. Semi-structured interviews were used for data collection. They were recorded and transcribed ipsis litteris. Fourteen social agents of the rural school participated in the research to compose the sample. There were seven agents from each school: two directors, two teachers, two pedagogues, two secretaries, two employees who do general services, two students and two parents of students. Results indicate that rural school violence is represented in every act committed, either at school or nearby, by the community agents, resulting in physical or psychological suffering in any participants of the community.
Data da defesa: 20/08/2014
Cdigo: vtls000216791
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Walter Lcio de Alencar Praxedes
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas
Nvel: Dissertao (mestrado em Polticas Pblicas)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao - Euzaide Claro da Silva da Luz.pdf
Tamanho: 483 Kb (495087 bytes)
Criado: 24-05-2016 13:05
Atualizado: 24-05-2016 13:14
Visitas: 252
Downloads: 8

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.