Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincia da Computao

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Exatas e da Terra > Cincia da Computao > Programa de Ps-Graduao em Cincia da Computao

Ttulo [PT]: O efeito da videoconferncia sobre a aprendizagemna educao a distncia : uma investigao quantitativa
Ttulo [EN]: The Effect of Video Conferencing on Learning in Distance Education: A quantitative investigation
Autor(es): Andr Cruz Mendes
Palavras-chave [PT]:

Videoconferncia. Educao a distncia. Avaliao. Informtica na educao. Computao aplicada. Aprendizagem. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Videoconference. Learning. Evaluation. Distance Learning. Brazil.
Titulao: Mestre em Cincia da Computao
Banca:
Itana Maria de Souza Gimenes [Orientador] - UEM
Dante Alves Medeiros Filho - UEM
Lucia Maria Martins Giraffa - PUCRS
Resumo:
Resumo: Na ltima dcada, a EaD (Educao a Distncia) tem se expandido de modo exponencial. Tal crescimento se deve evoluo da internet, que tem permitido a veiculao a longas distncias de materiais didticos digitais, bem como a realizao de diversas atividades interativas online. Nesse mbito, um sistema de videoconferncia constitui um meio de transmisso sncrona de vdeo entre vrias pessoas para conversao. Todavia, deve-se observar que os termos "vdeo" e "videoconferncia" podem ser usados de modo flexvel, havendo diversidade de significados. Assim, inicialmente o presente trabalho prope uma taxonomia de vdeo para definir e conceituar o seu objeto de estudo, que a videoconferncia, e mostra que essa tecnologia interessante para a EaD, pois as discusses realizadas por meio dela se aproximam da realidade de uma sala de aula. Atualmente, encontram-se aplicativos prprios para realizao de videoconferncia via internet, de baixo custo e compatveis com diversos sistemas, que a tornam vivel para EaD. Assim, vrias organizaes podem optar pelo uso de software de videoconferncia visando melhorar a qualidade do ensino. Porm, preciso saber se esse tipo de software de fato eficaz quando usado com essa finalidade. Para tanto, esta investigao executou mapeamentos sistemticos em busca de trabalhos que tenham averiguado esse tema com metodologia de pesquisa quantitativa. Os resultados de tais mapeamentos, contudo, mostraram uma escassez desse tipo de trabalho. Alm disso, os trabalhos encontrados que procuraram seguir delineamento experimental se mostraram inconclusivos por falta de dados. Alguns at sofrem com problemas de validade. Assim, notase a necessidade de se revisarem mtodos de pesquisa e importantes conceitos de mensurao que ora so considerados na avaliao da aprendizagem. Para tanto, o presente trabalho apresenta essa reviso e prope uma tcnica (BLIRT) de construo de instrumentos de avaliao da aprendizagem, que possui como base a taxonomia de Bloom e a TRI (Teoria da Resposta ao Item). Com esse ferramental, instrumentos foram construdos e utilizados em um experimento com 750 sujeitos para avaliar a eficcia de um sistema de videoconferncia sobre a aprendizagem no contexto da EaD. Esta pesquisa segue, portanto, delineamento experimental, envolvendo comparao entre grupos.

Abstract: In the last decade, DL (Distance Learning) has expanded exponentially. This growth is due to the evolution of the Internet, which has allowed the airing of long distance digital learning materials as well as the fulfillment of several online interactive activities. In this context, a videoconference system consists in a form of video synchronous transmission between several people for conversation. However, it should be noted that the terms "video" and "videoconference" can be used flexibly, with various meanings. So, initially this paper proposes a video taxonomy to define and conceptualize the researched object, which is the videoconference, and it shows that this technology is interesting for the DL, because the discussions held by it approach the reality of a classroom. Currently, there are proper low-cost applications for videoconferencing via internet compatible with many systems, which make it feasible for the DL. Thus, many organizations may choose to use videoconferencing software to improve the education quality. Nonetheless, it is necessary to know if this kind of software is indeed effective when used for that purpose. To do so, the present research has implemented systematic mappings in search of articles that have examined this issue with a quantitative research methodology. The results of such mappings, however, showed a lack of this kind of research. Furthermore, the studies found which sought to follow that experimental design were inconclusive due to missing data. Some even contain validity failures. Therefore, there was a need to revise research methods and important measurement concepts that are considered in the evaluation of learning. To this end, this master thesis presents that review and proposes a construction technique of tests for learning assessment (BLIRT), which has as base the taxonomy of Bloom and IRT (Item Response Theory). Along with these subsidies, instruments were built and used in an experiment with 750 subjects to evaluate the effectiveness of a videoconference system regarding the learning in the context of the DL. Hence, this research follows an experimental design involving comparison between groups.
Data da defesa: 23/09/2014
Cdigo: vtls000216826
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Itana Maria de Souza Gimenes
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Tecnologia. Programa de Ps-Graduao em Cincia da Computao
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincia da Computao)/
UEM: Departamento de Informtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: videoconferencia.pdf
Tamanho: 3286 Kb (3364978 bytes)
Criado: 01-04-2016 14:36
Atualizado: 01-04-2016 14:41
Visitas: 294
Downloads: 3

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.