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Título [PT]: Estudo da dispersão atmosférica e agressividade do meio em maringá- pr por meio do modelo de dispersão aermod
Autor(es): Michely Patrícia de Bitencourt de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Emissões veiculares. Emissões Industriais. Agressividade do meio. Modelo de dispersão. Maringá. Paraná. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Vehicle emissions. Industrial emissions. Aggressiveness of the medium. dispersion model. Maringa. Paraná. Brazil.
Área de concentração: Desenvolvimento de Processos
Titulação: Doutor em Engenharia Química
Banca:
Marcelino Luiz Gimenes [Orientador] - UEM
Ed Pinheiro Lima - UEM/Umuarama
Bruno Vieira Bertoncini - UFC
Ana Cláudia Ueda - UTFPR
Sérgio Henrique Bernanrdo de Faria - UEM
Paulo Roberto Paraíso - UEM
Resumo:
Resumo: Maringá é uma cidade em desenvolvimento, com crescimento expressivo da frota veicular e que não apresenta rede de monitoramento da qualidade do ar. Assim, para avaliar a dispersão e quantificação de poluentes atmosféricos provenientes de fontes móveis e fixas distribuídas em Maringá-PR, foi utilizado o modelo de dispersão atmosférica Aermod. O estudo apresenta como objetivos principais: estimar a qualidade do ar na região central da cidade por meio dos poluentes CO, NOx e SOx; avaliar a sazonalidade na dispersão de poluentes; e verificar a agressividade do meio à redes elétricas de transmissão. As emissões das fontes móveis ocorrem por veículos leves presentes na região central da cidade e as emissões das fontes fixas ocorrem pela combustão dos combustíveis: lenha, bagaço de cana de açúcar, GLP, óleo BPF e óleo básico neutro. Para o uso do modelo de dispersão foi necessário definir os parâmetros meteorológicos, os parâmetros físicos e operacionais das fontes emissoras, e a distribuição dos receptores, onde são estimadas as concentrações dos poluentes. Em relação à estimação da qualidade do ar, verificou-se que as fontes móveis são as principais emissoras dos poluentes considerados no estudo, destacando-se em termos de poluição do ar a Avenida Duque de Caxias, que representa uma avenida com grande circulação de pessoas e veículos. Os níveis máximos estimados pelo modelo não ultrapassaram os níveis de qualidade do ar, especificados pela Resolução Conama n° 03/1990, com exceção do óxido de nitrogênio para média horária. Verificou-se que os veículos em fila, parados pela presença dos semáforos são importantes emissores de monóxido de carbono, impactando em aproximadamente 50% da concentração máxima estimada pelo modelo. No estudo da sazonalidade, verificou-se que as estações mais frias do ano são as mais desfavoráveis à dispersão dos poluentes, com destaque para a estação do outono, para o ano de 2009. Observou-se que as concentrações máximas horárias não ocorreram no horário de pico de emissão do poluente (14:00), ressaltando a influência das condições dispersivas na concentração dos poluentes como por exemplo velocidade do vento e temperatura. E como resultado de agressividade do meio à redes elétricas de transmissão, tem-se que Maringá apresentou corrosividade variando de baixa a média com base em dados obtidos a partir na NBR 14.643, e que variaram em função da concentração de SO2, tempo de superfície úmida e tipo de material considerado. Foi realizada uma análise qualitativa de corrosividade em relação aos poluentes NOx e SOx emitidos pelas fontes fixas, verificando-se que o NOx atua predominantemente na região leste enquanto que o SOx na região oeste. Por não existir dados de medidas de poluentes não foi realizada a validação do modelo. No entanto, o mesmo pode ser usado de maneira qualitativa, com intuito de definir regiões onde seria interessante realizar medidas de concentração de poluentes com objetivos de determinar a qualidade do ar ou agressividade do meio.

Abstract: Maringá is a city in development in the State of Paraná, wich presents significant growth of the vehicle fleet but no air quality monitoring network. Thus for evaluating dispersion and quantification of air pollutants from mobile and stationary sources distributed in the city of Maringá, with the use of Aermod atmospheric model. The study's general objectives were: to estimate the air quality in the downtown through pollutants CO, NOx e SOx ; area assess seasonality in the pollutants dispersion, and to check the environment aggressiveness to the electricity transmission grids. Emissions from mobile sources are proviment from vehicles present in the downtown area and stationary sources of emissions, from fuels combustion: wood, sugar cane bagasse, LPG, oil and neutral base oil GMP. For the use of dispersion model it is necessary to define the meteorological parameters and surface elevation, physical parameters and operational emission sources, and the distribution of receptors, in which were estimated pollutants concentrations . Regarding the objective estimation of air quality, it was found that mobile sources are the major concern of the considered pollutants in the city, especially, Duque de Caxias Avenue, which presents a large circulation of people and vehicles. The maximum estimated levels by the model did not exceed the levels of air quality regulatory standards specified by CONAMA Resolution number 03/1990, except for concentration nitrogen oxides . It was also noted at this stage of the work that vehicles in traffic lights queues are important sources of carbon monoxide, corresponding to approximately 50% of the maximum concentration estimated by the model. In the study of seasonality, it was found that the colder seasons of the year of 2009 were the most unfavourable to the dispersion of pollutants, especially for the autumn season. It was noted in the study that the maximum hourly concentrations did not occur at the peak emission of pollutant (2:00 pm), highlighting the influence of dispersive conditions in the concentration of pollutants such as wind speed and temperature. As a result of studying the aggressiveness of the environment to power line transmission, Maringá showed up corrosiveness ranging from low to medium based on data obtained from the NBR 14643, which vary depending on the concentration of SO2, surface moist and type of material considered. Therefore, it was conducted a qualitative analysis of corrosivity for pollutants NOx and SOx emitted by stationary sources, verifying that the NOx operates predominantly in the east while the SOx in the western region. Because there is no pollutants measurement data, validation of the model was not performed. However the results can be used in a qualitative way, in order to define regions where it should be interesting to carry out measurements of pollutants with purpose of determining the air quality or the environment aggressiveness.
Data da defesa: 7/11/2014
Código: vtls000216965
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcelino Luiz Gimenes
Co-Orientador: Prof. Dr. Ed Pinheiro Lima
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química
Nível: Tese (doutorado em Engenharia Química)/
UEM: Departamento de Engenharia Química

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese_corrigidafinal.pdf
Tamanho: 5757 Kb (5894888 bytes)
Criado: 18-03-2016 15:51
Atualizado: 18-03-2016 15:58
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