Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Engenharia Qumica

Incio > Dissertaes e Teses > Engenharias > Engenharia Qumica > Programa de Ps-Graduao em Engenharia Qumica

Ttulo [PT]: Estudo da disperso atmosfrica e agressividade do meio em maring- pr por meio do modelo de disperso aermod
Autor(es): Michely Patrcia de Bitencourt de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Emisses veiculares. Emisses Industriais. Agressividade do meio. Modelo de disperso. Maring. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Vehicle emissions. Industrial emissions. Aggressiveness of the medium. dispersion model. Maringa. Paran. Brazil.
rea de concentrao: Desenvolvimento de Processos
Titulao: Doutor em Engenharia Qumica
Banca:
Marcelino Luiz Gimenes [Orientador] - UEM
Ed Pinheiro Lima - UEM/Umuarama
Bruno Vieira Bertoncini - UFC
Ana Cludia Ueda - UTFPR
Srgio Henrique Bernanrdo de Faria - UEM
Paulo Roberto Paraso - UEM
Resumo:
Resumo: Maring uma cidade em desenvolvimento, com crescimento expressivo da frota veicular e que no apresenta rede de monitoramento da qualidade do ar. Assim, para avaliar a disperso e quantificao de poluentes atmosfricos provenientes de fontes mveis e fixas distribudas em Maring-PR, foi utilizado o modelo de disperso atmosfrica Aermod. O estudo apresenta como objetivos principais: estimar a qualidade do ar na regio central da cidade por meio dos poluentes CO, NOx e SOx; avaliar a sazonalidade na disperso de poluentes; e verificar a agressividade do meio redes eltricas de transmisso. As emisses das fontes mveis ocorrem por veculos leves presentes na regio central da cidade e as emisses das fontes fixas ocorrem pela combusto dos combustveis: lenha, bagao de cana de acar, GLP, leo BPF e leo bsico neutro. Para o uso do modelo de disperso foi necessrio definir os parmetros meteorolgicos, os parmetros fsicos e operacionais das fontes emissoras, e a distribuio dos receptores, onde so estimadas as concentraes dos poluentes. Em relao estimao da qualidade do ar, verificou-se que as fontes mveis so as principais emissoras dos poluentes considerados no estudo, destacando-se em termos de poluio do ar a Avenida Duque de Caxias, que representa uma avenida com grande circulao de pessoas e veculos. Os nveis mximos estimados pelo modelo no ultrapassaram os nveis de qualidade do ar, especificados pela Resoluo Conama n 03/1990, com exceo do xido de nitrognio para mdia horria. Verificou-se que os veculos em fila, parados pela presena dos semforos so importantes emissores de monxido de carbono, impactando em aproximadamente 50% da concentrao mxima estimada pelo modelo. No estudo da sazonalidade, verificou-se que as estaes mais frias do ano so as mais desfavorveis disperso dos poluentes, com destaque para a estao do outono, para o ano de 2009. Observou-se que as concentraes mximas horrias no ocorreram no horrio de pico de emisso do poluente (14:00), ressaltando a influncia das condies dispersivas na concentrao dos poluentes como por exemplo velocidade do vento e temperatura. E como resultado de agressividade do meio redes eltricas de transmisso, tem-se que Maring apresentou corrosividade variando de baixa a mdia com base em dados obtidos a partir na NBR 14.643, e que variaram em funo da concentrao de SO2, tempo de superfcie mida e tipo de material considerado. Foi realizada uma anlise qualitativa de corrosividade em relao aos poluentes NOx e SOx emitidos pelas fontes fixas, verificando-se que o NOx atua predominantemente na regio leste enquanto que o SOx na regio oeste. Por no existir dados de medidas de poluentes no foi realizada a validao do modelo. No entanto, o mesmo pode ser usado de maneira qualitativa, com intuito de definir regies onde seria interessante realizar medidas de concentrao de poluentes com objetivos de determinar a qualidade do ar ou agressividade do meio.

Abstract: Maring is a city in development in the State of Paran, wich presents significant growth of the vehicle fleet but no air quality monitoring network. Thus for evaluating dispersion and quantification of air pollutants from mobile and stationary sources distributed in the city of Maring, with the use of Aermod atmospheric model. The study's general objectives were: to estimate the air quality in the downtown through pollutants CO, NOx e SOx ; area assess seasonality in the pollutants dispersion, and to check the environment aggressiveness to the electricity transmission grids. Emissions from mobile sources are proviment from vehicles present in the downtown area and stationary sources of emissions, from fuels combustion: wood, sugar cane bagasse, LPG, oil and neutral base oil GMP. For the use of dispersion model it is necessary to define the meteorological parameters and surface elevation, physical parameters and operational emission sources, and the distribution of receptors, in which were estimated pollutants concentrations . Regarding the objective estimation of air quality, it was found that mobile sources are the major concern of the considered pollutants in the city, especially, Duque de Caxias Avenue, which presents a large circulation of people and vehicles. The maximum estimated levels by the model did not exceed the levels of air quality regulatory standards specified by CONAMA Resolution number 03/1990, except for concentration nitrogen oxides . It was also noted at this stage of the work that vehicles in traffic lights queues are important sources of carbon monoxide, corresponding to approximately 50% of the maximum concentration estimated by the model. In the study of seasonality, it was found that the colder seasons of the year of 2009 were the most unfavourable to the dispersion of pollutants, especially for the autumn season. It was noted in the study that the maximum hourly concentrations did not occur at the peak emission of pollutant (2:00 pm), highlighting the influence of dispersive conditions in the concentration of pollutants such as wind speed and temperature. As a result of studying the aggressiveness of the environment to power line transmission, Maring showed up corrosiveness ranging from low to medium based on data obtained from the NBR 14643, which vary depending on the concentration of SO2, surface moist and type of material considered. Therefore, it was conducted a qualitative analysis of corrosivity for pollutants NOx and SOx emitted by stationary sources, verifying that the NOx operates predominantly in the east while the SOx in the western region. Because there is no pollutants measurement data, validation of the model was not performed. However the results can be used in a qualitative way, in order to define regions where it should be interesting to carry out measurements of pollutants with purpose of determining the air quality or the environment aggressiveness.
Data da defesa: 7/11/2014
Cdigo: vtls000216965
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcelino Luiz Gimenes
Co-Orientador: Prof. Dr. Ed Pinheiro Lima
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Tecnologia. Programa de Ps-Graduao em Engenharia Qumica
Nvel: Tese (doutorado em Engenharia Qumica)/
UEM: Departamento de Engenharia Qumica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese_corrigidafinal.pdf
Tamanho: 5757 Kb (5894888 bytes)
Criado: 18-03-2016 15:51
Atualizado: 18-03-2016 15:58
Visitas: 453
Downloads: 8

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.