Resumo: O presente estudo trata de questões referentes à periodização do desenvolvimento psíquico humano, mais especificamente, do estágio escolar e sua atividade dominante/principal, o estudo. Esta pesquisa está fundamentada nos estudos da Psicologia Histórico-Cultural, utilizamos, então, como fontes primárias Vigotski, Leontiev, Elkonin, Davidov, dentre outros autores que também teorizam sobre esse assunto. Teve por objetivo analisar como se dá o processo de periodização do desenvolvimento humano no que se refere ao estágio escolar e sua atividade dominante/principal, após as diversas mudanças históricas ocorridas desde a sua elaboração, buscando relacionar o conhecimento teórico a esse respeito, com a nova organização do Ensino Fundamental no Brasil. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre esse tema e uma pesquisa de campo (observações e entrevistas com professoras). Na pesquisa bibliográfica, em um primeiro momento abordamos três questões básicas: 1- como a educação é organizada de modo diferenciado numa sociedade capitalista, para favorecer uma classe em detrimento de outras; 2- os dados relativos à legislação correspondente ao nível de Ensino Fundamental de nove anos e suas especificações na legislação paranaense; e 3- as possibilidades de uma educação qualitativamente superior e que seja promotora de desenvolvimento humano sem distinções entre as classes sociais. Na segunda seção, fizemos um resgate teórico da periodização do desenvolvimento humano e no decorrer do texto direcionamos nossa atenção especialmente ao Período Escolar. A pesquisa de campo envolveu a colaboração de duas escolas, sendo uma da rede pública e a outra, da rede privada. Também participaram dessa etapa alunos e professores. Esta ocorreu em duas fases: primeiramente observamos duas turmas de primeiro ano (uma de cada instituição) e entrevistamos suas respectivas professoras; no ano seguinte fizemos outras observações nas mesmas turmas, então já no segundo ano, e também entrevistamos suas professoras responsáveis. Foi possível identificar durante a pesquisa de campo uma riqueza de resultados relevantes para nossa discussão, por isso estabelecemos quatro grandes categorias, a saber: 1- Estrutura e organização de ensino; 2- Prioridades no ensino; 3- Conhecimento sobre o desenvolvimento humano; e 4- O bom ensino aliado ao desenvolvimento infantil - atividade de estudo. Os resultados nos mostraram que há diferenças entre a educação oferecida na escola pública e na escola privada. Além disso, ficou evidente que a compreensão do desenvolvimento infantil por parte das professoras interfere na forma de elas conduzirem sua prática. Também pudemos visualizar a organização escolar e como está ocorrendo, na prática, a implantação da nova organização do Ensino Fundamental. Dentre as principais conclusões, observamos que ainda é pequeno o conhecimento do professor acerca dos objetivos dos primeiros anos dessa nova organização de ensino e do desenvolvimento humano, especialmente nas suas especificidades da idade relativa ao final da Educação Infantil e início do Ensino Fundamental. Com base nisso, consideramos a importância de que os profissionais que trabalham com a Educação adquiram maior conhecimento sobre a nova organização de ensino do país e sobre o desenvolvimento humano, numa concepção que compreende esse indivíduo como formador/formado por meio das relações que ele estabelece em seu contexto social. Desse modo, entendemos ser possível formar as bases para que a educação brasileira seja capaz de proporcionar o acesso de todos a um ensino de qualidade o que permitirá aos alunos a apropriação do que há de mais elaborado no conhecimento científico. Isto proporcionará um desenvolvimento qualitativamente superior de suas potencialidades, o que só é possível com uma educação humanizadora e não restrita a uma classe social mais favorecida.
Abstract: This current study is about the periodization of psychic human development, specifically about the school internship and its main activity, the study. This research is based on the studies of Historical-Cultural Psychology, as primary source, we have used Vigotski, Leontiev, Elkonin, Davidov, among other authors who have written about this topic. The aim of this study was to analise the way the process of periodization of psychic human development in the school internship occurs, as well as its main activity, after the several historical changes that have happened since it has been established, seeking to relate the theoretical knoledge about that, to the new organization of the Elementary School in Brazil. To achieve this aim, we have carried out a bibliographical research about this topic and also a field research (observation and interview with teachers). At first, we addressed three basic questions in the bibliographical research: 1- the fact that the education is organized differently in a capitalist society, favouring one social class at the expense of the others; 2- the data concerning the legislation which corresponds to the Elementary Education of nine years and its specifications in the legisltaion of the Paraná state; and 3- the possiblities of having not only a qualitatively better education, but also one that promotes the human development, free of discrimination on the grounds of social classes. After that, we have performed a theoretical recovery of the periodization of the human develoment, and throughout the text we have focused on the School Period. The field reserarch has been done in two institutions, a public school and a private one. Students and teachers have also taken part in this stage. It happened in two phases: first we have observed two classes in the first year of elementary school (one from each institution) and we have also made an interview with their teachers. In the following year we made other observations in the same classes, which were then in the second year, and we also made an interview with the teachers responsible for these groups. During the field research was possible to identify a wealth of results which were relevant to our discussion, and for this reason we have established four main categories: 1- Structure and organization of education; 2- Teaching priorities; 3- Knowledge about human development; and 4- Good teaching combined with child development - study activity . The results have shown us that there are huge differences between the public education and the private one. Besides that, it was clear that the teachers' knowledge concerning children's development interferes in the way they work. It was also possible to visualize the school organization and the way the new organization of the Elementary School has been implemented in practice. Some of our main conclusions was that the teachers don't know much about the aims of the first years of this new organization of education, as well as the human development, specially concerning the age in which the students finish Nursery Education and start Elementary Education. On this basis, we consider to be of paramount importance that the professionals who work in education gain more knowledge about the new organization of the education in the country, as well as about the human development, considering the fact that this person forms and is formed by means of the relationships he establishes in his social context. In this way, we believe that it is possible to form the foundations for the Brazilian education, so that it can ensure that everyone has access to quality education, which will make the students to be taught on the basis of the highest standards of scientific knowledge. It will allow a qualitatively higher development of their potentials, which will only be possible with humanizing education, and not one restricted to a most favoured social class. |