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Ttulo [PT]: Periodizao do desenvolvimento humano: atividade de estudo e sua contribuio para o ensino fundamental de nove anos
Autor(es): Kriliny Teixeira Faria
Palavras-chave [PT]:

Psicologia histrico-cultural. Periodizao do desenvolvimento infantil. Atividade de estudo. Educao. Leis e legislao. Escolarizao. Ensino fundamental de 9 anos. Periodizao do desenvolvimento humano. Aprendizagem e desenvolvimento. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Historical-cultural psychology. Periodization. Study activity. Schooling. Elementary School of nine years. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Nilza Sanchez Tessaro Leonardo [Orientador] - UEM
Adriana de Ftima Franco - UEM
Flvia da Silva Ferreira Asbahr - UNESP
Resumo:
Resumo: O presente estudo trata de questes referentes periodizao do desenvolvimento psquico humano, mais especificamente, do estgio escolar e sua atividade dominante/principal, o estudo. Esta pesquisa est fundamentada nos estudos da Psicologia Histrico-Cultural, utilizamos, ento, como fontes primrias Vigotski, Leontiev, Elkonin, Davidov, dentre outros autores que tambm teorizam sobre esse assunto. Teve por objetivo analisar como se d o processo de periodizao do desenvolvimento humano no que se refere ao estgio escolar e sua atividade dominante/principal, aps as diversas mudanas histricas ocorridas desde a sua elaborao, buscando relacionar o conhecimento terico a esse respeito, com a nova organizao do Ensino Fundamental no Brasil. Para alcanar esse objetivo, realizamos uma pesquisa bibliogrfica sobre esse tema e uma pesquisa de campo (observaes e entrevistas com professoras). Na pesquisa bibliogrfica, em um primeiro momento abordamos trs questes bsicas: 1- como a educao organizada de modo diferenciado numa sociedade capitalista, para favorecer uma classe em detrimento de outras; 2- os dados relativos legislao correspondente ao nvel de Ensino Fundamental de nove anos e suas especificaes na legislao paranaense; e 3- as possibilidades de uma educao qualitativamente superior e que seja promotora de desenvolvimento humano sem distines entre as classes sociais. Na segunda seo, fizemos um resgate terico da periodizao do desenvolvimento humano e no decorrer do texto direcionamos nossa ateno especialmente ao Perodo Escolar. A pesquisa de campo envolveu a colaborao de duas escolas, sendo uma da rede pblica e a outra, da rede privada. Tambm participaram dessa etapa alunos e professores. Esta ocorreu em duas fases: primeiramente observamos duas turmas de primeiro ano (uma de cada instituio) e entrevistamos suas respectivas professoras; no ano seguinte fizemos outras observaes nas mesmas turmas, ento j no segundo ano, e tambm entrevistamos suas professoras responsveis. Foi possvel identificar durante a pesquisa de campo uma riqueza de resultados relevantes para nossa discusso, por isso estabelecemos quatro grandes categorias, a saber: 1- Estrutura e organizao de ensino; 2- Prioridades no ensino; 3- Conhecimento sobre o desenvolvimento humano; e 4- O bom ensino aliado ao desenvolvimento infantil - atividade de estudo. Os resultados nos mostraram que h diferenas entre a educao oferecida na escola pblica e na escola privada. Alm disso, ficou evidente que a compreenso do desenvolvimento infantil por parte das professoras interfere na forma de elas conduzirem sua prtica. Tambm pudemos visualizar a organizao escolar e como est ocorrendo, na prtica, a implantao da nova organizao do Ensino Fundamental. Dentre as principais concluses, observamos que ainda pequeno o conhecimento do professor acerca dos objetivos dos primeiros anos dessa nova organizao de ensino e do desenvolvimento humano, especialmente nas suas especificidades da idade relativa ao final da Educao Infantil e incio do Ensino Fundamental. Com base nisso, consideramos a importncia de que os profissionais que trabalham com a Educao adquiram maior conhecimento sobre a nova organizao de ensino do pas e sobre o desenvolvimento humano, numa concepo que compreende esse indivduo como formador/formado por meio das relaes que ele estabelece em seu contexto social. Desse modo, entendemos ser possvel formar as bases para que a educao brasileira seja capaz de proporcionar o acesso de todos a um ensino de qualidade o que permitir aos alunos a apropriao do que h de mais elaborado no conhecimento cientfico. Isto proporcionar um desenvolvimento qualitativamente superior de suas potencialidades, o que s possvel com uma educao humanizadora e no restrita a uma classe social mais favorecida.

Abstract: This current study is about the periodization of psychic human development, specifically about the school internship and its main activity, the study. This research is based on the studies of Historical-Cultural Psychology, as primary source, we have used Vigotski, Leontiev, Elkonin, Davidov, among other authors who have written about this topic. The aim of this study was to analise the way the process of periodization of psychic human development in the school internship occurs, as well as its main activity, after the several historical changes that have happened since it has been established, seeking to relate the theoretical knoledge about that, to the new organization of the Elementary School in Brazil. To achieve this aim, we have carried out a bibliographical research about this topic and also a field research (observation and interview with teachers). At first, we addressed three basic questions in the bibliographical research: 1- the fact that the education is organized differently in a capitalist society, favouring one social class at the expense of the others; 2- the data concerning the legislation which corresponds to the Elementary Education of nine years and its specifications in the legisltaion of the Paran state; and 3- the possiblities of having not only a qualitatively better education, but also one that promotes the human development, free of discrimination on the grounds of social classes. After that, we have performed a theoretical recovery of the periodization of the human develoment, and throughout the text we have focused on the School Period. The field reserarch has been done in two institutions, a public school and a private one. Students and teachers have also taken part in this stage. It happened in two phases: first we have observed two classes in the first year of elementary school (one from each institution) and we have also made an interview with their teachers. In the following year we made other observations in the same classes, which were then in the second year, and we also made an interview with the teachers responsible for these groups. During the field research was possible to identify a wealth of results which were relevant to our discussion, and for this reason we have established four main categories: 1- Structure and organization of education; 2- Teaching priorities; 3- Knowledge about human development; and 4- Good teaching combined with child development - study activity . The results have shown us that there are huge differences between the public education and the private one. Besides that, it was clear that the teachers' knowledge concerning children's development interferes in the way they work. It was also possible to visualize the school organization and the way the new organization of the Elementary School has been implemented in practice. Some of our main conclusions was that the teachers don't know much about the aims of the first years of this new organization of education, as well as the human development, specially concerning the age in which the students finish Nursery Education and start Elementary Education. On this basis, we consider to be of paramount importance that the professionals who work in education gain more knowledge about the new organization of the education in the country, as well as about the human development, considering the fact that this person forms and is formed by means of the relationships he establishes in his social context. In this way, we believe that it is possible to form the foundations for the Brazilian education, so that it can ensure that everyone has access to quality education, which will make the students to be taught on the basis of the highest standards of scientific knowledge. It will allow a qualitatively higher development of their potentials, which will only be possible with humanizing education, and not one restricted to a most favoured social class.
Data da defesa: 03/09/2014
Cdigo: vtls000216998
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Nilza Sanchez Tessaro Leonardo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI_UEM2014 Kariliny.pdf
Tamanho: 817 Kb (836336 bytes)
Criado: 30-06-2016 19:17
Atualizado: 30-06-2016 19:27
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