Resumo: Essa dissertação resulta de pesquisa bibliográfica norteada pela Teoria Histórico-Cultural (THC) e Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Os objetivos são: compreender o papel da educação escolar no desenvolvimento do psiquismo, considerando proposições dessas teorias; conhecer as elaborações de L. S. Vygotski sobre as funções psicológicas superiores e suas contribuições à educação escolar e ao ensino da Arte; discutir a arte no contexto do capitalismo e seu ensino na Educação Básica, considerando-se os limites curriculares e as possibilidades advindas da THC. Justifica-se a sua realização pelas demandas do ensino de Arte na Educação Básica, incluindo a Educação Especial, e pela carência de referências na perspectiva teórica adotada. Na docência, observa-se que, apesar de seu aspecto formativo e de ser uma das formas mais criativas da expressão humana, as pessoas que têm acesso à escolarização nem sempre se apropriam efetivamente deste legado cultural. A THC, no que tange à formação e ao desenvolvimento do psiquismo, indica possibilidades de pensar sobre as mediações escolares no ensino da Arte. Essas teorias psicológica e pedagógica dimensionam a própria função da Arte, da escola e do professor, desvendando a natureza ética e política da ação educativa. Os procedimentos metodológicos envolveram estudos de textos de Vygotski e de outros autores soviéticos e documentos brasileiros norteadores da Educação Básica e do ensino da Arte. O problema central da pesquisa diz respeito ao fato de que na própria constituição histórica da disciplina de Arte evidencia-se pouca ênfase no conhecimento artístico socialmente produzido pela humanidade, o que resulta na negação também da sua relevância. Isso pode ser resultante do fato de ser recente o conhecimento curricular da disciplina, dos conteúdos a ela atribuídos, assim como dos modos de se ensinar Arte na educação escolar. Os conteúdos e a metodologia relacionados à disciplina esbarram também na cultura que, de um modo ou de outro, ainda existe no tocante à produção artística e aos artistas de modo geral. Com a pesquisa identificou-se que, em decorrência, o processo de ensino que lhe é peculiar não contribui como poderia para o desenvolvimento do psiquismo de alunos e professores. Entendemos que a cultura humano-histórica inerente ao conteúdo da disciplina Arte pode impactar diretamente a formação social da mente criadora se os processos educativos forem desenvolvidos de forma mais intencional e sistematizada. É preciso objetivar nas atividades de ensino o produto do trabalho humano apurado, que capta de diferentes modos e formas o legado cultural acumulado, trazendo em si vasta informação do coletivo que a produziu e dela fruiu. Conclui-se que a Arte deve ser estudada à luz da historicidade; a mente criadora não é inata, mas decorre da apropriação do já elaborado socialmente; e, a Arte, além de conteúdo curricular, pode ser um instrumento mediador valioso para a formação dos sentidos humanos. É necessário criar condições para que o ensino da Arte impacte os alunos estimulando transformações no seu pensamento, elevando-os dialeticamente do plano prático-empírico, no contato com a Arte, para o plano teórico-conceitual e científico e artístico ou sensível na objetivação do apropriado.
Abstract: This dissertation results from a bibliographic research based on the Historical-Cultural Theory (HCT) and Historic-Critic Pedagogy (HCP). The objectives are: to understand the paper of the school education in the physiques development, considering propositions of these theories; to know the elaborations of L. S. Vygotski on the superior physiologic functions and its contributions to the school education and to the Art teaching; to discuss the art in a capitalism context and its teaching in the Basic Education, considering the curricular boundaries and possibilities arising from HCT. Its realization is justified by the demands of the teaching of Art in the Basic Education, including the Special Education, and by the references lack in the adopted theoretical perspective. In the teaching, it is notice that, despite its formative aspect and of being one of the most creative forms of the human expression, people who have access to schooling not always effectively appropriate of this cultural legacy. The HCT, as regards the formation and the psyche development, indicates possibilities of thinking about school mediations in the Art teaching. These psychological and pedagogical theories calculate the size of the function itself of the Art, of the school and of the teacher, unraveling the political and ethical nature of the educative action. The methodological proceedings wrapped text studies of Vygotski and of others soviet authors and of braziliam guiding documents of Basic Education and of the Art teaching. The central problem of the research is about the fact that in its own historical constitution of Art discipline is evidenced little emphasis about the artistic knowledge socially generated by humanity, which also results in the negation of its relevancy. That can be resultant of the fact of the curriculum knowledge of the discipline is recent, and its contents attached, as well as in the ways of the Art been taught in the school education. The contents and the methodology related to the discipline come up also against the culture that, in a way or another, still exists regarding the artistic production and the artists on the whole. With the research it was identified that, in consequence, the peculiar teaching process don't contribute as it might for psyche development of students and teachers. We understand that human-historical culture inherent in the Art discipline content can impact directly on the social formation of the creative mind if the educative process is developed in an intentional and systematized way. It is necessary to objectify in the teaching activities at the product of the refined human work, which catches in different ways and forms the accrued cultural legate, bringing itself vast information of the vehicle that produced it and flowed from it. It is ended that the Art must be studied by the light of the historicity; the creative mind is not innate, but it follows the appropriation of what is the already socially elaborated; and, the Art, besides being a curricular content, can be a valuable mediator instrument for the formation of the human senses. It is necessary to create conditions for which the Art teaching impact the student stimulating transformations in they thought, lifting up them dialectically of the practical-empiric level, which in contact with Art, to a theoretical-conceptual and scientific and artistic or sensitive level in the objectification of the appropriate. |