Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Psicologia > Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Ttulo [PT]: Teoria histrico-cultural e o ensino da arte : em defesa do desenvolvimento humano
Ttulo [EN]: Historical-Cultural Theory e teaching of art: In Defence of Human Development
Autor(es): Mariusi Gonalves da Cruz
Palavras-chave [PT]:

Teoria histrico-cultural. Ensino da arte. Desenvolvimento do psiquismo. Psicologia educacional. Psicologia vigotskiana. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Historical-cultural theory. Teaching of art. Development of the psyche. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Sonia Mari Shima Barroco [Orientador] - UEM
Rosane Gumiero Dias da Silva - UEM
Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta - UFPR
Graziela Lucchesi Rosa da Silva - UFPR
Resumo:
Resumo: Essa dissertao resulta de pesquisa bibliogrfica norteada pela Teoria Histrico-Cultural (THC) e Pedagogia Histrico-Crtica (PHC). Os objetivos so: compreender o papel da educao escolar no desenvolvimento do psiquismo, considerando proposies dessas teorias; conhecer as elaboraes de L. S. Vygotski sobre as funes psicolgicas superiores e suas contribuies educao escolar e ao ensino da Arte; discutir a arte no contexto do capitalismo e seu ensino na Educao Bsica, considerando-se os limites curriculares e as possibilidades advindas da THC. Justifica-se a sua realizao pelas demandas do ensino de Arte na Educao Bsica, incluindo a Educao Especial, e pela carncia de referncias na perspectiva terica adotada. Na docncia, observa-se que, apesar de seu aspecto formativo e de ser uma das formas mais criativas da expresso humana, as pessoas que tm acesso escolarizao nem sempre se apropriam efetivamente deste legado cultural. A THC, no que tange formao e ao desenvolvimento do psiquismo, indica possibilidades de pensar sobre as mediaes escolares no ensino da Arte. Essas teorias psicolgica e pedaggica dimensionam a prpria funo da Arte, da escola e do professor, desvendando a natureza tica e poltica da ao educativa. Os procedimentos metodolgicos envolveram estudos de textos de Vygotski e de outros autores soviticos e documentos brasileiros norteadores da Educao Bsica e do ensino da Arte. O problema central da pesquisa diz respeito ao fato de que na prpria constituio histrica da disciplina de Arte evidencia-se pouca nfase no conhecimento artstico socialmente produzido pela humanidade, o que resulta na negao tambm da sua relevncia. Isso pode ser resultante do fato de ser recente o conhecimento curricular da disciplina, dos contedos a ela atribudos, assim como dos modos de se ensinar Arte na educao escolar. Os contedos e a metodologia relacionados disciplina esbarram tambm na cultura que, de um modo ou de outro, ainda existe no tocante produo artstica e aos artistas de modo geral. Com a pesquisa identificou-se que, em decorrncia, o processo de ensino que lhe peculiar no contribui como poderia para o desenvolvimento do psiquismo de alunos e professores. Entendemos que a cultura humano-histrica inerente ao contedo da disciplina Arte pode impactar diretamente a formao social da mente criadora se os processos educativos forem desenvolvidos de forma mais intencional e sistematizada. preciso objetivar nas atividades de ensino o produto do trabalho humano apurado, que capta de diferentes modos e formas o legado cultural acumulado, trazendo em si vasta informao do coletivo que a produziu e dela fruiu. Conclui-se que a Arte deve ser estudada luz da historicidade; a mente criadora no inata, mas decorre da apropriao do j elaborado socialmente; e, a Arte, alm de contedo curricular, pode ser um instrumento mediador valioso para a formao dos sentidos humanos. necessrio criar condies para que o ensino da Arte impacte os alunos estimulando transformaes no seu pensamento, elevando-os dialeticamente do plano prtico-emprico, no contato com a Arte, para o plano terico-conceitual e cientfico e artstico ou sensvel na objetivao do apropriado.

Abstract: This dissertation results from a bibliographic research based on the Historical-Cultural Theory (HCT) and Historic-Critic Pedagogy (HCP). The objectives are: to understand the paper of the school education in the physiques development, considering propositions of these theories; to know the elaborations of L. S. Vygotski on the superior physiologic functions and its contributions to the school education and to the Art teaching; to discuss the art in a capitalism context and its teaching in the Basic Education, considering the curricular boundaries and possibilities arising from HCT. Its realization is justified by the demands of the teaching of Art in the Basic Education, including the Special Education, and by the references lack in the adopted theoretical perspective. In the teaching, it is notice that, despite its formative aspect and of being one of the most creative forms of the human expression, people who have access to schooling not always effectively appropriate of this cultural legacy. The HCT, as regards the formation and the psyche development, indicates possibilities of thinking about school mediations in the Art teaching. These psychological and pedagogical theories calculate the size of the function itself of the Art, of the school and of the teacher, unraveling the political and ethical nature of the educative action. The methodological proceedings wrapped text studies of Vygotski and of others soviet authors and of braziliam guiding documents of Basic Education and of the Art teaching. The central problem of the research is about the fact that in its own historical constitution of Art discipline is evidenced little emphasis about the artistic knowledge socially generated by humanity, which also results in the negation of its relevancy. That can be resultant of the fact of the curriculum knowledge of the discipline is recent, and its contents attached, as well as in the ways of the Art been taught in the school education. The contents and the methodology related to the discipline come up also against the culture that, in a way or another, still exists regarding the artistic production and the artists on the whole. With the research it was identified that, in consequence, the peculiar teaching process don't contribute as it might for psyche development of students and teachers. We understand that human-historical culture inherent in the Art discipline content can impact directly on the social formation of the creative mind if the educative process is developed in an intentional and systematized way. It is necessary to objectify in the teaching activities at the product of the refined human work, which catches in different ways and forms the accrued cultural legate, bringing itself vast information of the vehicle that produced it and flowed from it. It is ended that the Art must be studied by the light of the historicity; the creative mind is not innate, but it follows the appropriation of what is the already socially elaborated; and, the Art, besides being a curricular content, can be a valuable mediator instrument for the formation of the human senses. It is necessary to create conditions for which the Art teaching impact the student stimulating transformations in they thought, lifting up them dialectically of the practical-empiric level, which in contact with Art, to a theoretical-conceptual and scientific and artistic or sensitive level in the objectification of the appropriate.
Data da defesa: 04/10/2013
Cdigo: vtls000217007
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Sonia Mari Shima Barroco
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI_UEM_2013_Mariusi.pdf
Tamanho: 1445 Kb (1479247 bytes)
Criado: 08-04-2016 14:54
Atualizado: 03-10-2016 17:18
Visitas: 353
Downloads: 12

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.