Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Administrao > Programa de Ps-Graduao em Administrao

Ttulo [PT]: Significados de crescimento e de sucesso para empreendedor do setor de vesturio
Autor(es): Rafael Galbiatti de Britto
Palavras-chave [PT]:

Empreendedorismo. Empreendedor. Crescimento. Empreendedor. Dificuldades de crescimento. Sucesso. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Entrepreneurship. Growth. Meanings. Difficulties. Success. Brazil.
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
William Antonio Borges [Orientador] - UEM
Mrcia Regina Ferreira - UFPR
Fabiane Cortez Verdu - UEM
Resumo:
Resumo: O crescimento pode ser compreendido como mudanas incrementais no contexto empresarial. Ele pode ser representado pelo aumento de quantidades (como o crescimento do volume das vendas), expresso por indicadores, ou como um processo de desenvolvimento e aprimoramento interno, alcanado gradualmente e ao longo do tempo. A presente dissertao trata do crescimento de micro, pequenas e mdias empresas (MPMEs), no setor de vesturio. Essencialmente ela aborda os significados e dificuldades de crescimento apresentados por indivduos que iniciaram e atualmente fazem gesto de empreendimentos do setor de vesturio. De forma complementar, o trabalho se ocupa dos significados de sucesso que esses empreendedores legitimam, pois o pressuposto desta pesquisa que significados de crescimento e de sucesso podem ser equivalentes. Optou-se por um formato de pesquisa quantitativo, com o objetivo principal de compreender os significados de crescimento e de sucesso, assim como a possvel relao entre eles, a partir do olhar dos empreendedores do setor de vesturio. Os dados foram obtidos por aplicao de questionrios aos 40 respondentes que compem a amostra total do estudo, divididos em 20 representantes do comrcio e 20 representantes da indstria. Os resultados demonstram que os significados de crescimento abarcam dimenses tanto quantitativas quanto qualitativas e que alguns dos principais significados para os empreendedores no so ligados aos aumentos de quantidades nas empresas. Por fim os significados de sucesso, apesar de menos ligados a fatores quantitativos, so semelhantes e altamente associados a indicadores que foram tambm ligados aos de crescimento, como equilbrio entre a vida pessoal e profissional e o aumento da lucratividade da empresa.

Abstract: When it refers to entrepreneurship, growth can be understood as incremental changes in some of aspects of a company. It can be represented by the increase of quantities and figures (such as an increase in sales) or as an internal process of development and enhancement gradually achieved over time. The present dissertation studies the growth of micro, small and medium-sized companies in the clothing industry. Essentially, it is about the meanings of growth and difficulties on growing presented by individuals who started and presently manage companies in the clothing industry. Moreover, it covers the meanings of success presented by these entrepreneurs, because the basic assumption of this research is that the meanings of growth and success may be equivalents. A quantitative approach was chosen with the main objective of comprehending the meanings connected to growth and the meanings of success, as well as the possible connection between both, for entrepreneurs of the clothing industry. The data was obtained using questionnaires, on a survey involving 40 entrepreneurs, who were the total sample of the study. They were divided in two segments: 20 from retail and 20 from industrial companies. The results indicate that the meanings of growth involve both quantitative and qualitative aspects and that some of the major meanings to the entrepreneurs are not connected to the increases in figures of the companies. Lastly the meanings of success, despite being less connected to quantitative elements, are similar to the ones for growth and highly associated with figures which were also connected to growing, such as the balance between the personal and professional aspects of life and the increase in the profitability of the company.
Data da defesa: 29/05/2015
Cdigo: vtls000217910
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. William Antonio Borges
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Sociais Aplicadas . Programa de Ps-Graduao em Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)
UEM: Departamento de Administrao

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 050. Rafael Galbiatti de Britto.pdf
Tamanho: 1411 Kb (1444744 bytes)
Criado: 13-10-2016 16:53
Atualizado: 13-10-2016 17:36
Visitas: 277
Downloads: 4

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.