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Título [PT]: Estrutura de mercado e a conduta de inovação : um estudo em empresas fabricantes de bens de capital na mesorregião região norte central do Paraná
Autor(es): Hewerton Fernandes da Silva
Palavras-chave [PT]:

Inovação. Estrutura de mercado. Metal mecânico. Moderna organização industrial. Estrutura. Desempenho (ECD). Conduta de inovação. Bens de capital. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Market structure. Conduct of innovation. Metal-mechanical. Capital goods. Brazil.
Área de concentração: Organizações, empreendedorismo e mercado
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Sandra Mara Schiavi Bánkuti [Orientador] - UEM
José Paulo de Souza - UEM
Antonio Carlos de Campos - UEM
Resumo:
Resumo: O ambiente de maior concorrência gerado a partir da desregulamentação e abertura comercial (HERMIDA; XAVIER, 2012), intensificou a importação de produtos metal mecânicos. Esse cenário gerou impacto e ameaça em um setor fundamental para a economia, geração de empregos e reestruturação produtiva do Paraná (QUANDT, 1997). O aumento da concorrência imprimiu uma nova dinâmica competitiva, em que a estratégia de inovação tornou-se questão central no comportamento das empresas competitivas (FERRAZ; KUPFER; HAGUENAUER, 1996). A estratégia de inovação, por sua vez, a partir do paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho (ECD), tem relação direta com a estrutura de mercado. Nesse sentido, dado uma estrutura de mercado, as empresas poderiam optar por um leque de possíveis condutas, conforme o seu objetivo (MONTORO FILHO et al., 1998), atreladas a fatores empresariais e dependentes de fatores estruturais. No que tange à inovação, o setor de bens de capital desempenha um importante papel de difusor do progresso técnico (ALEN; PESSOA, 2005), o que contribui para aumentar a competitividade das empresas. Assim, o presente trabalho objetiva descrever como se apresenta a conduta de inovação em empresas do setor metal mecânico, fabricantes de bens de capital, da Mesorregião Norte Central Paranaense, diante da estrutura de mercado identificada. A identificação da estrutura de mercado na qual essas empresas estão inseridas parte da percepção dos empresários e gestores e foi alicerçada pelo paradigma (ECD). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e normativa, a partir de um corte transversal. A coleta de dados primários foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, junto a agentes-chaves, empresários e gestores envolvidos com inovação. A caracterização da estrutura de mercado apresentou especificidades para as diferentes linhas de produtos de cada empresa. Também foi possível identificar baixa escala de produção, em parte, resultante da diversificação de produtos e tamanho do mercado. Essa característica favorece o baixo nível de barreiras à entrada e a elevação do número de vendedores em nichos específicos ou na franja de mercados oligopolizados. A caracterização das inovações mostrou a preocupação das empresas em inovar, apesar de indicar maior número de inovações incrementais em processo, e um número menor de inovações em produtos. Sendo essas, na sua maioria, imitativas, defensivas e dependentes. Dentro do que é preconizado pela ECD, o estudo indicou forte influência de elementos da estrutura de mercado na conduta de inovação, a exemplo do favorecimento das empresas de maior porte, em mercados intensivos em escala e com baixo grau de diferenciação em produtos. Contudo, observou-se que os empresários e gestores, à exceção de empresas que atuam no núcleo de mercados caracterizados como "Oligopólios competitivos, com médio/alto nível de barreiras à entrada e elevados ganhos de escala", não consideram todos os elementos da estrutura de mercado na tomada de decisões relativas à inovação, sendo as ações mais reativas e, em grande parte, motivadas por fatores internos, como necessidade de reduzir custos e aumentar produtividade. O estudo também mostrou que tal postura desfavoreceu a conduta de inovação e seu melhor alinhamento com a estrutura de mercado na qual as empresas estão inseridas.

Abstract: A most competitive environment generated from the trade deregulation and liberalization (HERMIDA; XAVIER, 2012), intensified the import of metal-mechanical products. This scenario generated impact and threat a key sector for the economy, job creation and productive restructuring of Paraná (QUANDT, 1997). The increased of competition has given a new competitive environment, where innovation strategy has become central issue in the behavior of competitive companies (FERRAZ; KUPFER; HAGUENAUER, 1996). The innovation strategy, in turn, from the paradigm Structure-Conduct-Performance (SCP), is directly related to the market structure. In this sense, given a market structure, companies could opt for a range of possible behaviors, as your goal (MONTORO Filho et al., 1998), linked to business factors and dependent on structural factors. In terms of innovation, the capital goods sector plays an important role as diffuser of technical progress (ALEN; PERSON, 2005), which contributes to increase the competitiveness of companies. Thus, this study aims to describe how it presents the conduct of innovation in business of metal mechanical sector, capital goods manufacturers, located in the Mesoregion North Central Paranaense, against the identified market structure. Identification of the market structure in which these companies operate part of the perception of business owners and managers and was founded by the paradigm (SPC). Therefore, was performed a qualitative, descriptive and normative research, from a cross-section. The primary data collection was conducted through semi-structured interviews with key actors, business owners and managers involved with innovation. The characterization of the market structure presented specificities to different product lines of each company. It was also possible to identify low-scale, partly due to the diversification of products and market size. This characteristic favors the low barriers to entry and increase the number of sellers in specific niches or on the fringe of oligopolistic markets. The characterization of innovations showed concern for companies to innovate, although indicate more incremental innovations in process, and a smaller number of product innovations. As such mostly, imitative, defensive and dependents. Within what is recommended by the SCP, the study indicated a strong influence of elements of market structure in the conduct of innovation, such as the favoring of larger companies, in markets intensive in scale and with low degree of differentiation in products. However, it was observed that business owners and managers, except for companies operating in the core of markets characterized as "Competitive Oligopoly, with medium/high level of entry barriers and high economies of scale," do not consider all elements of the market structure on decision-making about innovation, being the actions most reactive, and, largely motivated by internal factors, such as the need to reduce costs and increase the productivity. The study also showed that such a stance discourage the conduct of innovation and its better alignment with the market structure in which the companies operate.
Data da defesa: 13/03/2015
Código: vtls000217957
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2015
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Sandra Mara Schiavi Bánkuti
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Nível: Dissertação (mestrado em Adminisração)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 038. Hewerton Fernandes da Silva.pdf
Tamanho: 3325 Kb (3405126 bytes)
Criado: 16-12-2016 15:40
Atualizado: 16-12-2016 16:00
Visitas: 744
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