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Ttulo [PT]: Estrutura de mercado e a conduta de inovao : um estudo em empresas fabricantes de bens de capital na mesorregio regio norte central do Paran
Autor(es): Hewerton Fernandes da Silva
Palavras-chave [PT]:

Inovao. Estrutura de mercado. Metal mecnico. Moderna organizao industrial. Estrutura. Desempenho (ECD). Conduta de inovao. Bens de capital. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Market structure. Conduct of innovation. Metal-mechanical. Capital goods. Brazil.
rea de concentrao: Organizaes, empreendedorismo e mercado
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Sandra Mara Schiavi Bnkuti [Orientador] - UEM
Jos Paulo de Souza - UEM
Antonio Carlos de Campos - UEM
Resumo:
Resumo: O ambiente de maior concorrncia gerado a partir da desregulamentao e abertura comercial (HERMIDA; XAVIER, 2012), intensificou a importao de produtos metal mecnicos. Esse cenrio gerou impacto e ameaa em um setor fundamental para a economia, gerao de empregos e reestruturao produtiva do Paran (QUANDT, 1997). O aumento da concorrncia imprimiu uma nova dinmica competitiva, em que a estratgia de inovao tornou-se questo central no comportamento das empresas competitivas (FERRAZ; KUPFER; HAGUENAUER, 1996). A estratgia de inovao, por sua vez, a partir do paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho (ECD), tem relao direta com a estrutura de mercado. Nesse sentido, dado uma estrutura de mercado, as empresas poderiam optar por um leque de possveis condutas, conforme o seu objetivo (MONTORO FILHO et al., 1998), atreladas a fatores empresariais e dependentes de fatores estruturais. No que tange inovao, o setor de bens de capital desempenha um importante papel de difusor do progresso tcnico (ALEN; PESSOA, 2005), o que contribui para aumentar a competitividade das empresas. Assim, o presente trabalho objetiva descrever como se apresenta a conduta de inovao em empresas do setor metal mecnico, fabricantes de bens de capital, da Mesorregio Norte Central Paranaense, diante da estrutura de mercado identificada. A identificao da estrutura de mercado na qual essas empresas esto inseridas parte da percepo dos empresrios e gestores e foi alicerada pelo paradigma (ECD). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e normativa, a partir de um corte transversal. A coleta de dados primrios foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, junto a agentes-chaves, empresrios e gestores envolvidos com inovao. A caracterizao da estrutura de mercado apresentou especificidades para as diferentes linhas de produtos de cada empresa. Tambm foi possvel identificar baixa escala de produo, em parte, resultante da diversificao de produtos e tamanho do mercado. Essa caracterstica favorece o baixo nvel de barreiras entrada e a elevao do nmero de vendedores em nichos especficos ou na franja de mercados oligopolizados. A caracterizao das inovaes mostrou a preocupao das empresas em inovar, apesar de indicar maior nmero de inovaes incrementais em processo, e um nmero menor de inovaes em produtos. Sendo essas, na sua maioria, imitativas, defensivas e dependentes. Dentro do que preconizado pela ECD, o estudo indicou forte influncia de elementos da estrutura de mercado na conduta de inovao, a exemplo do favorecimento das empresas de maior porte, em mercados intensivos em escala e com baixo grau de diferenciao em produtos. Contudo, observou-se que os empresrios e gestores, exceo de empresas que atuam no ncleo de mercados caracterizados como "Oligoplios competitivos, com mdio/alto nvel de barreiras entrada e elevados ganhos de escala", no consideram todos os elementos da estrutura de mercado na tomada de decises relativas inovao, sendo as aes mais reativas e, em grande parte, motivadas por fatores internos, como necessidade de reduzir custos e aumentar produtividade. O estudo tambm mostrou que tal postura desfavoreceu a conduta de inovao e seu melhor alinhamento com a estrutura de mercado na qual as empresas esto inseridas.

Abstract: A most competitive environment generated from the trade deregulation and liberalization (HERMIDA; XAVIER, 2012), intensified the import of metal-mechanical products. This scenario generated impact and threat a key sector for the economy, job creation and productive restructuring of Paran (QUANDT, 1997). The increased of competition has given a new competitive environment, where innovation strategy has become central issue in the behavior of competitive companies (FERRAZ; KUPFER; HAGUENAUER, 1996). The innovation strategy, in turn, from the paradigm Structure-Conduct-Performance (SCP), is directly related to the market structure. In this sense, given a market structure, companies could opt for a range of possible behaviors, as your goal (MONTORO Filho et al., 1998), linked to business factors and dependent on structural factors. In terms of innovation, the capital goods sector plays an important role as diffuser of technical progress (ALEN; PERSON, 2005), which contributes to increase the competitiveness of companies. Thus, this study aims to describe how it presents the conduct of innovation in business of metal mechanical sector, capital goods manufacturers, located in the Mesoregion North Central Paranaense, against the identified market structure. Identification of the market structure in which these companies operate part of the perception of business owners and managers and was founded by the paradigm (SPC). Therefore, was performed a qualitative, descriptive and normative research, from a cross-section. The primary data collection was conducted through semi-structured interviews with key actors, business owners and managers involved with innovation. The characterization of the market structure presented specificities to different product lines of each company. It was also possible to identify low-scale, partly due to the diversification of products and market size. This characteristic favors the low barriers to entry and increase the number of sellers in specific niches or on the fringe of oligopolistic markets. The characterization of innovations showed concern for companies to innovate, although indicate more incremental innovations in process, and a smaller number of product innovations. As such mostly, imitative, defensive and dependents. Within what is recommended by the SCP, the study indicated a strong influence of elements of market structure in the conduct of innovation, such as the favoring of larger companies, in markets intensive in scale and with low degree of differentiation in products. However, it was observed that business owners and managers, except for companies operating in the core of markets characterized as "Competitive Oligopoly, with medium/high level of entry barriers and high economies of scale," do not consider all elements of the market structure on decision-making about innovation, being the actions most reactive, and, largely motivated by internal factors, such as the need to reduce costs and increase the productivity. The study also showed that such a stance discourage the conduct of innovation and its better alignment with the market structure in which the companies operate.
Data da defesa: 13/03/2015
Cdigo: vtls000217957
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Sandra Mara Schiavi Bnkuti
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Sociais Aplicadas
Nvel: Dissertao (mestrado em Adminisrao)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 038. Hewerton Fernandes da Silva.pdf
Tamanho: 3325 Kb (3405126 bytes)
Criado: 16-12-2016 15:40
Atualizado: 16-12-2016 16:00
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