Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar como as novas tecnologias da informação e comunicação têm influenciado na dinâmica do trabalho docente em uma instituição de ensino superior privada no Norte do Paraná. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso de natureza qualitativa e contou com a participação de nove docentes dos ensinos presencial e a distância, na qual foram selecionados de forma intencional, de acordo com critérios estabelecidos pelo pesquisador, levando em consideração idade, gênero e tempo de casa. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, aplicada no período de agosto de 2013 a julho de 2014. Utilizando as bases teóricas sobre campo, poder simbólico e Habitus do sociólogo francês Pierre Bourdieu, foi possível identificar os aspectos que envolvem a cultura organizacional da instituição pesquisada e como tais aspectos tem influenciado na dinâmica da atuação docente no ensino presencial e também no ensino a distância.
Abstract: The present study aimed at analyzing, how the new information and communication technologies have influenced the teaching action dynamics at an Institution of Higher Education in the north of the Paraná. The research was characterized as a qualitative study case. It included the participation of nine teachers acting at on-campus education and at distance education, who were selected according to the criteria pre-established by the researcher, considering age, gender and length of time working at the institution. For the data collection, a semi structured interview was applied, from August of 2013 through July of 2014.Using the theoretical bases regarding Field, Symbolic Power and Habitus, provided by the French sociologist Pierre Bourdieu, it was possible to identify the aspects that involve the organizational culture of the institution researched and how such aspects have influenced the dynamics of the teaching work at both on-campus and distance education. |