Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Sociologia > Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Ttulo [PT]: Cultura, tecnologia e habitus docente : um estudo em uma instituio de ensino superior no norte do Paran
Ttulo [EN]: Culture, technology and teaching habitus: a study in a higher educational institution in the north of the Paran
Autor(es): Luciano Santana Pereira
Palavras-chave [PT]:

Cultura organizacional. Educao superior. Tecnologia. Educao,.Prtica docente. Habitus docente. Ensino a distncia (Hbrido). Instituio privada. Tecnologia para educao. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Organizational power. Technology for education. Teaching Habitus. Paran (State). Brazil.
Titulao: Mestre em Cincias Sociais
Banca:
Wnia Rezende Silva [Orientador] - UEM
Zuleika de Paula Bueno - UEM
Siderly do Carmo Dahle de Almeida - UEM
Resumo:
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar como as novas tecnologias da informao e comunicao tm influenciado na dinmica do trabalho docente em uma instituio de ensino superior privada no Norte do Paran. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso de natureza qualitativa e contou com a participao de nove docentes dos ensinos presencial e a distncia, na qual foram selecionados de forma intencional, de acordo com critrios estabelecidos pelo pesquisador, levando em considerao idade, gnero e tempo de casa. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, aplicada no perodo de agosto de 2013 a julho de 2014. Utilizando as bases tericas sobre campo, poder simblico e Habitus do socilogo francs Pierre Bourdieu, foi possvel identificar os aspectos que envolvem a cultura organizacional da instituio pesquisada e como tais aspectos tem influenciado na dinmica da atuao docente no ensino presencial e tambm no ensino a distncia.

Abstract: The present study aimed at analyzing, how the new information and communication technologies have influenced the teaching action dynamics at an Institution of Higher Education in the north of the Paran. The research was characterized as a qualitative study case. It included the participation of nine teachers acting at on-campus education and at distance education, who were selected according to the criteria pre-established by the researcher, considering age, gender and length of time working at the institution. For the data collection, a semi structured interview was applied, from August of 2013 through July of 2014.Using the theoretical bases regarding Field, Symbolic Power and Habitus, provided by the French sociologist Pierre Bourdieu, it was possible to identify the aspects that involve the organizational culture of the institution researched and how such aspects have influenced the dynamics of the teaching work at both on-campus and distance education.
Data da defesa: 29/05/2015
Cdigo: vtls000217969
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Wnia Rezende Silva
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias Sociais)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO_CULTURA, TECNOLOGIA E HABITUS DOCENTE.pdf
Tamanho: 888 Kb (909445 bytes)
Criado: 11-10-2016 15:43
Atualizado: 11-10-2016 16:08
Visitas: 241
Downloads: 11

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.