Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Geografia

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Geografia > Programa de Pós-Graduação em Geografia

Título [PT]: O conhecimento pedagógico do conteúdo e a didática da geografia
Autor(es): José Ricardo de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Conhecimento pedagógico. Didática. Processo de raciocínio e Ação Pedagógica. Formação do professor de Geografia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Pedagogical Content Knowledge. Process Thinking and Educational Action. Didactics of Geography. The formation of geography teacher. Brazil.
Área de concentração: Análise Regional e Ambiental
Titulação: Mestre em Geografia
Banca:
Claudivan Sanches Lopes [Orientador] - UEM
Leonardo Dirceu Azambuja - UEM
Carla Sílvia Pimentel - UEPG
Resumo:
Resumo: Esta dissertação teve como principal objetivo analisar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas por quatro professores de Geografia, experientes e bem sucedidos, que atuam na Educação Básica em escolas que pertencem ao Núcleo Regional de Maringá-PR, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Para entendermos como os professores organizavam as suas ações em sala de aula, cujas práticas docentes precisam conduzir os alunos a uma educação geográfica, adotamos como principal referencial teórico os estudos de Lee S. Shulman sobre a Base de Conhecimentos, em especial o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo - CPC, que os professores necessitam para o exercício da docência e o processo de Raciocínio e Ação Pedagógica - RAP, que retrata como os conhecimentos docentes são acionados, relacionados e construídos durante o processo de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, buscamos compreender que o docente, através do desenvolvimento do CPC, transforma o conhecimento específico em conteúdos didatizados, tornando-os mais compreensíveis e significativos na vida dos alunos. Para tanto, a metodologia adotada para essa investigação privilegiou os aspectos qualitativos, pois o foco de interesse deste estudo é compreender os modos como os professores dão sentido ao seu trabalho e atuam em seus contextos profissionais. As entrevistas individuais e semiestruturadas e as observações de aulas foram nossos procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa de campo, cuja análise dos dados obtidos foi realizada pela metodologia da análise de conteúdo, pois propicia ao pesquisador interpretar as mensagens e atingir uma compreensão mais aprofundada das representações e ações dos docentes em sala de aula. Dessa forma, foi possível compreender que os professores investigados acionaram e mobilizaram os conhecimentos que dominam e têm consciência sobre a sua ação, trabalhando os conteúdos geográficos de forma articulada dentro de uma sequência didática que contemplou, na maioria das vezes, o envolvimento do aluno na proposta de aprendizagem. Os resultados da pesquisa esclarecem que, quando os professores acionam e mobilizam o CPC em suas aulas, a Didática da Geografia é potencializada, facilitando a compreensão e a importância desses conteúdos para os alunos. Porém, muitas vezes, na prática, não são proporcionadas a esses profissionais as condições necessárias - formação continuada, materiais didáticos, infraestrutura das escolas etc. - para responder adequadamente o que se espera deles. Mesmo assim, muitos professores possuem uma extensa bagagem de saberes produzidos no seu dia-a-dia e que não são sistematizados e assim, muitas práticas pedagógicas eficazes adotadas em sala de aula se perdem por falta de registros e socialização das experiências, que poderiam ser utilizadas para nortear o trabalho dos professores iniciantes e assim, contribuir para sua formação e para a necessária valorização do trabalho docente.

ABSTRACT: This work aimed to analyze the didactic-pedagogical strategies used by four of Geography teachers, experienced and successful, involved in basic education in schools belonging to the Regional Center of Maringá, State of Paraná, in the final years of Elementary School and Secondary School. To understand how teachers organized their actions in the classroom, teachers whose practices need to lead students to a geographical education, we adopted as main theoretical reference the studies of Lee S. Shulman on the Knowledge Base, especially the Pedagogical Knowledge Content - CPC, that teachers need to do their teaching and the Pedagogical Reasoning and Action Process that portrays how teacher's knowledge are driven, related and built during the process of teaching and learning. In this perspective, we understand that teaching through the development of Pedagogical Content Knowledge, transforms the specific knowledge in educational content, making them more comprehensible and meaningful to the lives of students. Therefore, the methodology adopted for this research focused on the qualitative aspects, because the focus of this study is to understand the ways in which teachers give meaning to their work and act in their professional contexts. Individual and semi-structured interviews and classroom observations were our methodological procedures used in the field research, the analysis of the data was performed by the methodology of content analysis, because it helps the researcher to reinterpret messages and reach a deeper understanding of the statements and actions of teachers in the classroom. Thus, it was possible to understand that the investigated teachers that sued and mobilized their dominated knowledge and which often have consciousness of their own action, working the geographic content in coordination within an articulated sequence that included, in most cases, the involvement of student in the learning proposal. The survey results make it clear that when teachers sue and mobilize the CPC in their classes, the teaching of geography is enhanced, facilitating the understanding and the importance of such content for students as well. It was also found that the development of the CPC is what differentiates a successful teacher of that other professional that only dominates their discipline. But often, in practice, to many teachers there are not proportionate the necessary conditions - continuing education, teaching materials, school infrastructure etc. - to adequately respond to what is expected of them. However, many teachers have extensive baggage of knowledge produced in their day-to-day, but which are not systematized. Thus many good pedagogical practices in the classroom are lost for lack of records and socialization of these experiences, which could be used to guide the work of beginning teachers and thus contribute to their training and the need to value and enhancement the work of teaching.
Data da defesa: 24/03/2015
Código: vtls000218333
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2015
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopes
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes . Programa de Pós-Graduação em Geografia
Nível: Dissertação (mestrado em Geografia)/
UEM: Departamento de Geografia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: JoseRicardoOliviera.pdf
Tamanho: 1668 Kb (1707688 bytes)
Criado: 04-10-2016 17:43
Atualizado: 04-10-2016 17:51
Visitas: 959
Downloads: 9

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar