Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Geografia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Geografia > Programa de Ps-Graduao em Geografia

Ttulo [PT]: O conhecimento pedaggico do contedo e a didtica da geografia
Autor(es): Jos Ricardo de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Conhecimento pedaggico. Didtica. Processo de raciocnio e Ao Pedaggica. Formao do professor de Geografia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Pedagogical Content Knowledge. Process Thinking and Educational Action. Didactics of Geography. The formation of geography teacher. Brazil.
rea de concentrao: Anlise Regional e Ambiental
Titulao: Mestre em Geografia
Banca:
Claudivan Sanches Lopes [Orientador] - UEM
Leonardo Dirceu Azambuja - UEM
Carla Slvia Pimentel - UEPG
Resumo:
Resumo: Esta dissertao teve como principal objetivo analisar as estratgias didtico-pedaggicas utilizadas por quatro professores de Geografia, experientes e bem sucedidos, que atuam na Educao Bsica em escolas que pertencem ao Ncleo Regional de Maring-PR, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Mdio. Para entendermos como os professores organizavam as suas aes em sala de aula, cujas prticas docentes precisam conduzir os alunos a uma educao geogrfica, adotamos como principal referencial terico os estudos de Lee S. Shulman sobre a Base de Conhecimentos, em especial o Conhecimento Pedaggico do Contedo - CPC, que os professores necessitam para o exerccio da docncia e o processo de Raciocnio e Ao Pedaggica - RAP, que retrata como os conhecimentos docentes so acionados, relacionados e construdos durante o processo de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, buscamos compreender que o docente, atravs do desenvolvimento do CPC, transforma o conhecimento especfico em contedos didatizados, tornando-os mais compreensveis e significativos na vida dos alunos. Para tanto, a metodologia adotada para essa investigao privilegiou os aspectos qualitativos, pois o foco de interesse deste estudo compreender os modos como os professores do sentido ao seu trabalho e atuam em seus contextos profissionais. As entrevistas individuais e semiestruturadas e as observaes de aulas foram nossos procedimentos metodolgicos utilizados na pesquisa de campo, cuja anlise dos dados obtidos foi realizada pela metodologia da anlise de contedo, pois propicia ao pesquisador interpretar as mensagens e atingir uma compreenso mais aprofundada das representaes e aes dos docentes em sala de aula. Dessa forma, foi possvel compreender que os professores investigados acionaram e mobilizaram os conhecimentos que dominam e tm conscincia sobre a sua ao, trabalhando os contedos geogrficos de forma articulada dentro de uma sequncia didtica que contemplou, na maioria das vezes, o envolvimento do aluno na proposta de aprendizagem. Os resultados da pesquisa esclarecem que, quando os professores acionam e mobilizam o CPC em suas aulas, a Didtica da Geografia potencializada, facilitando a compreenso e a importncia desses contedos para os alunos. Porm, muitas vezes, na prtica, no so proporcionadas a esses profissionais as condies necessrias - formao continuada, materiais didticos, infraestrutura das escolas etc. - para responder adequadamente o que se espera deles. Mesmo assim, muitos professores possuem uma extensa bagagem de saberes produzidos no seu dia-a-dia e que no so sistematizados e assim, muitas prticas pedaggicas eficazes adotadas em sala de aula se perdem por falta de registros e socializao das experincias, que poderiam ser utilizadas para nortear o trabalho dos professores iniciantes e assim, contribuir para sua formao e para a necessria valorizao do trabalho docente.

ABSTRACT: This work aimed to analyze the didactic-pedagogical strategies used by four of Geography teachers, experienced and successful, involved in basic education in schools belonging to the Regional Center of Maring, State of Paran, in the final years of Elementary School and Secondary School. To understand how teachers organized their actions in the classroom, teachers whose practices need to lead students to a geographical education, we adopted as main theoretical reference the studies of Lee S. Shulman on the Knowledge Base, especially the Pedagogical Knowledge Content - CPC, that teachers need to do their teaching and the Pedagogical Reasoning and Action Process that portrays how teacher's knowledge are driven, related and built during the process of teaching and learning. In this perspective, we understand that teaching through the development of Pedagogical Content Knowledge, transforms the specific knowledge in educational content, making them more comprehensible and meaningful to the lives of students. Therefore, the methodology adopted for this research focused on the qualitative aspects, because the focus of this study is to understand the ways in which teachers give meaning to their work and act in their professional contexts. Individual and semi-structured interviews and classroom observations were our methodological procedures used in the field research, the analysis of the data was performed by the methodology of content analysis, because it helps the researcher to reinterpret messages and reach a deeper understanding of the statements and actions of teachers in the classroom. Thus, it was possible to understand that the investigated teachers that sued and mobilized their dominated knowledge and which often have consciousness of their own action, working the geographic content in coordination within an articulated sequence that included, in most cases, the involvement of student in the learning proposal. The survey results make it clear that when teachers sue and mobilize the CPC in their classes, the teaching of geography is enhanced, facilitating the understanding and the importance of such content for students as well. It was also found that the development of the CPC is what differentiates a successful teacher of that other professional that only dominates their discipline. But often, in practice, to many teachers there are not proportionate the necessary conditions - continuing education, teaching materials, school infrastructure etc. - to adequately respond to what is expected of them. However, many teachers have extensive baggage of knowledge produced in their day-to-day, but which are not systematized. Thus many good pedagogical practices in the classroom are lost for lack of records and socialization of these experiences, which could be used to guide the work of beginning teachers and thus contribute to their training and the need to value and enhancement the work of teaching.
Data da defesa: 24/03/2015
Cdigo: vtls000218333
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopes
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Geografia
Nvel: Dissertao (mestrado em Geografia)/
UEM: Departamento de Geografia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: JoseRicardoOliviera.pdf
Tamanho: 1668 Kb (1707688 bytes)
Criado: 04-10-2016 17:43
Atualizado: 04-10-2016 17:51
Visitas: 228
Downloads: 1

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.