Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Ensino de fsica : anlise dos softwares de simulao disponibilizados pelo site Dia a Dia Educao na perspectiva construcionista
Ttulo [EN]: Physics education: analysis of simulation software available through the site Dia a Dia Educao in perspective constructionist
Autor(es): Eder Rodolfo Feltrin
Palavras-chave [PT]:

Ensino de fsica. Construtivismo. Ensino de fsica. Construcionismo. Software de simulao. Tecnologia. Educao. Tecnologias da informao. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Information technology. Constructionism. Physics Teaching. Software simulation. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Polnia Alto Fusinato [Orientador] - UEM
Josie Agatha Parrilha da Silva
Dulcinia Ester Pagani Gianotto - UEM
Resumo:
Resumo: Ao tratar do Ensino de Fsica, esse pode se beneficiar em muito com a aplicao dos softwares de simulao em sala de aula. Tais softwares possibilitam simular experimentos que apenas acontecem em grandes e sofisticados laboratrios, ou que a escola no possui os equipamentos necessrios para realiz-los, alm de modelar fenmenos naturais e possibilitar sua explorao por meio de mudanas das variveis. O site institucional Dia a Dia Educao, mantido pela Secretaria de Educao do Paran, disponibiliza softwares de simulao em Fsica para serem utilizados em sala de aula. No entanto, o professor necessita de um enfoque pedaggico em concepes que produzam uma reestruturao do processo de aprendizagem, para que a tecnologia empregada se coloque a servio dos seus propsitos e nunca os determinando. Uma dessas concepes Construcionismo, em que o aluno interage com o computador de maneira ativa, "ensinando-o". Diante dessas consideraes, os seguintes problemas so levantados: as simulaes encontradas no site Dia a Dia Educao para o Ensino de Fsica so ferramentas didticas elaboradas em uma perspectiva construcionista? Os softwares de simulao, disponibilizados no site Dia a Dia Educao podem ser usados pelo professor no Ensino de Fsica de forma construcionista? Logo, o objetivo do presente trabalho analisar, na perspectiva construcionista, as simulaes de Fsica disponibilizadas pelo site Dia a Dia Educao. Justificando-se que tal anlise abre reflexo para que os educadores faam o uso dos softwares cabveis na disciplina supracitada, satisfazendo o processo de ensino e aprendizagem. O mtodo de anlise dos dados coletados das simulaes foi a Anlise de Contedo. Conclui-se que na medida em que se analisam os softwares, verifica-se que cabe ao professor, ao trabalhar com essas tecnologias, planejar uma metodologia para aplic-las em suas aulas, de forma que haja uma participao ativa do aluno na construo de seu conhecimento.

Abstract: When dealing with Physics Teaching, this can benefit much from the application of simulation software in the classroom. These software are able to simulate experiments that just happen in large, sophisticated laboratories, or that the school does not have the equipment needed to perform them, as well as modeling natural phenomena and enabling their exploitation through changes of variables. The institutional site Dia a Dia Educao, maintained by the Department of Education of Paran, offers simulation software in Physics for use in the classroom. However, the teacher needs a pedagogical conceptions focus on producing a restructuring of the learning process so that the technology is in the service of its purposes and never determining them. One of these concepts is constructionism, in which the student interacts with the computer in an active way, "teaching him." In view of these considerations, the following issues are raised: the simulations found at Dia a Dia Educao for Physical Education teaching tools are developed in a constructionist perspective? The simulation software, available on the website Dia a Dia Educao can be used by the teacher in Physics Teaching constructionist way? Therefore, the aim of this study is to analyze, in a constructionist, simulations of Physics, available at the site Dia a Dia Educao. Justifying that such an analysis open reflection for educators to make the use of appropriate software in this discipline, satisfying the process of teaching and learning. The method of analyzing the data collected from the simulations was the Content Analysis. We conclude that to the extent that we analyze the software, it turns out that it is up to the teacher, to work with these technologies, devise a methodology to apply them in their classes, in order to act an active student participation in building his knowledge.
Data da defesa: 27/07/2015
Cdigo: vtls000220373
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Polonia Alto Fusinato
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao.pdf
Tamanho: 2510 Kb (2570578 bytes)
Criado: 28-09-2016 11:23
Atualizado: 28-09-2016 11:32
Visitas: 291
Downloads: 1

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.