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Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Jogando o jogo dos tronos : ruptura e inovao na obra de George R. R. Martin
Autor(es): Murilo Filgueiras Correa
Palavras-chave [PT]:

Game of thrones. George R.R. Martin. Adaptao televisiva. Esttica da Recepo. Leitura. Obras artsticas multimodais. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Aesthetics of Reception. Adaptation. George R.R. Martin. Game of Thrones. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Vera Helena Gomes Wielewicki [Orientador] - UEM
Mrcio Roberto do Prado - UEM
Eliane Segati Rios Registro -
Universidade Estadual do Norte do Paran
Resumo:
Resumo: O objetivo do estudo ponderar sobre os processos de leitura, recepo e adaptao dos dois primeiros volumes da srie literria As Crnicas de Gelo e Fogo, A Guerra dos Tronos (2010) e A Fria dos Reis (2011), do estadunidense George R.R. Martin, bem como das duas primeiras temporadas do seriado televisivo produzido pelo canal HBO, Game of Thrones, exibidas nos anos de 2011 e 2012. Para tanto foi necessrio analisar a construo e caracterizao das personagens, especialmente nas representaes de figuras arquetpicas como heri e vilo, e tambm a reao de uma parte do pblico ao testemunhar as mortes, de certa forma, inesperadas de algumas personagens. Martin constri suas personagens carregadas de caracterizaes j canonizadas em determinados estilos de narrativa, o que gera, portanto, expectativas, em geral, especficas naquele que l ou assiste ao seriado; a ruptura dessas expectativas gera o enorme debate sobre quais seriam as reais temticas que as obras expem, coloca em xeque conceitos ticos e morais, e acaba por desestabilizar os horizontes de expectativa do pblico, obrigando-o a reestrutur-lo preenchendo os novos vazios criados pelo questionamento e desconstruo de instncias semnticas e recepcionais h muito j estabelecidas. Os participantes do estudo foram selecionados em redes sociais virtuais e participaram voluntariamente da pesquisa, compartilhando suas reaes e debatendo as polmicas erguidas pelas obras. A fim de analisar as entrevistas, bem como fundamentar as ponderaes sobre a escrita de George R.R. Martin, o aporte terico do estudo valeu-se das concepes sobre a Esttica da Recepo propostas por Hans Robert Jauss (1994), dos conceitos sobre leitura e leitor de Wolfgang Iser (1996, 1999), de especificaes tcnicas e suas projees semnticas apontadas por Umberto Eco (1994) e Yves Reuter (2011); tal como os conceitos sobre adaptao entre mdias de Linda Hutcheon (2011), sobre a cultura da convergncia por meio dos textos de Henry Jenkins (2009). Os resultados indicaram que a recepo das obras por parte do grupo de entrevistados foi composta por um misto de surpresas, decepes, desestruturao e restabelecimento de convenes e horizontes de expectativa. Os participantes efetivamente demonstraram a incorporao de novas maneiras de reagir e interagir com uma histria, proporcionadas pela leitura e pelo seriado, e como estes novos efeitos estticos podem vir a influenciar suas prximas leituras. A partir do presente estudo, a possibilidade de reviso e novos debates acerca de representaes arquetpicas de heri e vilo, bem como de suas trajetrias dentro da narrativa dramtica, mostra-se plausvel para o estabelecimento de novas questes e futuras ponderaes, uma vez que um dos grandes trunfos de Martin entre seus leitores e espectadores justamente as surpresas, ditas, desagradveis enquanto adversas a convenes narrativas h muito estabelecidas.

Abstract: The objective of this study is to ponder on the processes of reading, reception and adaptation of the two first literary works of the series A Song of Ice and Fire, A Game of Thrones (2010) and A Clash of Kings (2011) by George RR Martin, as well as the first and second seasons of the television series produced by HBO, Game of Thrones, broadcasted between 2011 and 2012. Therefore it was necessary to analyze its construction and characterization, especially in representations of archetypal figures as hero and villain, and also the public's reaction on witnessing deaths, in a way, of some unexpected characters. Martin builds his loaded characterizations already canonized in certain narrative styles, which therefore generate expectations, in general, very specific about reading or watching a tv show. These expectations generates a huge debate about what are the real issues that the works actually expose are, raises questions about ethical and moral concepts, and ultimately destabilizes the public's horizons of expectations, forcing them to restructure it by filling the newly created voids through questioning and deconstructing receptional and semantic instances long established. The study participants were selected in virtual social networks and participated voluntarily in the study, sharing their reactions and discussing the controversies raised by the works. In order to analyze the interviews, as well as support the ponders on George RR Martin's, the theoretical framework of the study took advantage of views on the Aesthetics of Reception proposed by Hans Robert Jauss (1994), the concepts of reading and the reader by Wolfgang Iser (1996, 1999), technical specifications and their semantic projections pointed out by Umberto Eco (1994) and Yves Reuter (2011); as well as the concepts of adaptation between medias brought by Linda Hutcheon (2011), and about the culture of convergence through Henry Jenkins's texts (2009). The results indicated that the reception of the works by the group of volunteers was composed by a mix of surprises, disappointments, disintegration and re-establishment of conventions and horizons of expectation. Participants effectively demonstrated the incorporation of new ways to react and interact with a story, provided by both literary and television works, and how these new aesthetic effects are likely to influence their next readings. From ahead the present study, the possibility of review and further discussions about archetypal representations of hero and villain, as well as their trajectories within the dramatic narrative shows plausible for the establishment of new issues and future considerations, since one of the greatest Martin's trump among its readers and spectators is precisely the surprises, said, unpleasant while adverse to long-established narrative conventions.
Data da defesa: 2015
Cdigo: vtls000220425
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vera Helena Gomes Wielewicki
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTA-murilo-filgueiras-correa.pdf
Tamanho: 558 Kb (571118 bytes)
Criado: 03-10-2016 14:29
Atualizado: 03-10-2016 14:35
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