Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras
Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras
Título [PT]: Multiletramentos e contexto de escola pública : linguagem e sentidos nas e sobre as redes sociais
Autor(es): Bruno Ciavolella
Palavras-chave [PT]:
Multiletramentos. Cultura digital. Ensino de Língua Portuguesa. Pesquisa-ação-metodologia. Linguística aplicada. Ensino. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Multiliteracies. Digital Culture. Portuguese. Action research. Brazil. |
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Neiva Maria Jung [Orientador] - UEM
Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti - UFSC
Claudia Valéria Doná Hila - UEM |
Resumo:
Resumo: Este trabalho tem por tema o ensino de Língua Portuguesa, com foco na inserção de práticas pedagógicas que contemplem os multiletramentos. Embora a tecnologia digital esteja inserida cada vez mais no cotidiano das pessoas, tornando-se parte de culturas locais, observa-se, ainda, que são poucas as práticas pedagógicas que objetivam promover os multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa. Esse cenário reforça a necessidade de iniciativas que contemplem o trabalho com os multiletramentos tanto no âmbito escolar, por meio de práticas pedagógicas, quanto no acadêmico, por meio de pesquisas. Considerando essas lacunas, esta dissertação tem por objetivo geral analisar como os encontros propostos, por meio de uma pesquisa-ação que privilegiou os multiletramentos, (re)significaram o ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, esta pesquisa, de natureza qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa-ação, tendo como objeto de ação o desenvolvimento uma prática pedagógica em uma escola estadual do Paraná, em uma turma do oitavo ano, composta por 31 alunos. A prática pedagógica teve, como objeto de ensino, os multiletramentos da rede social Facebook. Organizada em dois momentos, a prática pedagógica, inicialmente, promoveu a discussão sobre o reconhecimento dos significados locais atribuídos às redes sociais. No segundo momento, com o objetivo de refletir sobre a construção de sentidos e de identidade no Facebook, a prática consistiu em atividades de leitura que visavam discutir as representações sociais que podem ser feitas por meio de um perfil pessoal, no caso da fanpage Homer Corintiano. O quadro teórico é constituído pela concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin, pela abordagem antropológica e cultural de letramento, segundo os Novos Estudos sobre o Letramento (STREET, 2003, 2007, 2010, 2014), e pela teoria dos multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996; ROJO, 2013, 2013). Os resultados mostram, sobre o envolvimento dos estudantes com as práticas multiletradas da cultura digital, a utilização prioritariamente da rede social Facebook, espaço de atuação e expressão desses adolescentes na sociedade, constituindo-se como um importante aspecto na constituição de suas vidas juvenis. Na análise das respostas às atividades de leitura da prática pedagógica, evidencia-se que as atividades oportunizaram um espaço de construção de sentido no qual foi possível observar, dentre os tipos de manifestações de compreensão responsivas, predominantemente, respostas em processo de construção autônoma, bem como respostas críticas, demonstrando, assim, engajamento dos alunos no jogo interlocutivo proposto. Contudo, em algumas das questões de leitura, observamos respostas reprodutivas, o que indica, ainda, a dificuldade de fazer com que as atividades de leitura, em sala de aula, ultrapassem as barreiras da escola, constituindo em uma atividade plena de construção de sentido e de cidadania.
Abstract: The theme of this study is the teaching of Portuguese, focusing on the integration of teaching practices that address the multiliteracies of digital culture. Although digital technology is increasingly pervading in everyday life, becoming part of local cultures, it is also observed that there are few teaching practices that aim to promote the multiliteracies in Portuguese classes. This situation reinforces the need for initiatives that include working with multiliteracies both in schools through pedagogical practices, and in the academic environment, through research. Considering these shortcomings, this work aims to analyze how the suggested encounters, through an action research, focusing on multiliteracies, (re)signified the teaching of Portuguese Language. Therefore, this research, qualitative in nature, is characterized as an action research, having the action objective to develop an educational practice in a public school of Paraná, in a class of eighth grade, consisting of 31 students. The pedagogical practice had, as object of teaching the multiliteracies in Facebook social network. Organized in two phases, the pedagogical practice, initially promoted the discussion on the recognition of local meanings attributed to social networks. In the second phase, in order to reflect on the construction of meaning and identity on Facebook, the practice consisted of reading activities aimed at discussing the social representations that can be made through a personal profile, in this case, the fanpage Homer Corintiano. The theoretical framework is the dialogical conception of language of Bakhtin Circle, the anthropological and cultural approach to literacy, according to the New Studies of Literacy (STREET, 2003, 2007, 2010, 2014), and the theory of multiliteracies (NEW LONDON GROUP, 1996; ROJO, 2013, 2013). The results show, concerning the involvement of students with multiliteracy practices of the digital culture, mainly the usage Facebook social network, as a performance space and expression of these adolescents in society, establishing itself as an important aspect in setting up their youthful lives. In the analysis of the responses to reading activities of pedagogical practice, verified that the activities enabled a meaning construction space in which we observed among the types of manifestations of responsive understanding, predominantly responses autonomously construction process as well as critical responses, thus demonstrating, student engagement in the proposed interlocutory game. However, in some of the reading issues, observed reproductive responses, which also indicate difficulty of making the reading activities in the classroom beyond the school barriers, being in a very active construction of meaning and citizenship. |
Data da defesa: 31/08/2015
Código: vtls000220445
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2015
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Neiva Maria Jung
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação Final.pdf
Tamanho: 1770 Kb (1812460 bytes)
Criado: 07-10-2016 16:57
Atualizado: 07-10-2016 17:05
Visitas: 914
Downloads: 10
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|