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Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Multiletramentos e contexto de escola pblica : linguagem e sentidos nas e sobre as redes sociais
Autor(es): Bruno Ciavolella
Palavras-chave [PT]:

Multiletramentos. Cultura digital. Ensino de Lngua Portuguesa. Pesquisa-ao-metodologia. Lingustica aplicada. Ensino. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Multiliteracies. Digital Culture. Portuguese. Action research. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Neiva Maria Jung [Orientador] - UEM
Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti - UFSC
Claudia Valria Don Hila - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho tem por tema o ensino de Lngua Portuguesa, com foco na insero de prticas pedaggicas que contemplem os multiletramentos. Embora a tecnologia digital esteja inserida cada vez mais no cotidiano das pessoas, tornando-se parte de culturas locais, observa-se, ainda, que so poucas as prticas pedaggicas que objetivam promover os multiletramentos nas aulas de Lngua Portuguesa. Esse cenrio refora a necessidade de iniciativas que contemplem o trabalho com os multiletramentos tanto no mbito escolar, por meio de prticas pedaggicas, quanto no acadmico, por meio de pesquisas. Considerando essas lacunas, esta dissertao tem por objetivo geral analisar como os encontros propostos, por meio de uma pesquisa-ao que privilegiou os multiletramentos, (re)significaram o ensino de Lngua Portuguesa. Para tanto, esta pesquisa, de natureza qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa-ao, tendo como objeto de ao o desenvolvimento uma prtica pedaggica em uma escola estadual do Paran, em uma turma do oitavo ano, composta por 31 alunos. A prtica pedaggica teve, como objeto de ensino, os multiletramentos da rede social Facebook. Organizada em dois momentos, a prtica pedaggica, inicialmente, promoveu a discusso sobre o reconhecimento dos significados locais atribudos s redes sociais. No segundo momento, com o objetivo de refletir sobre a construo de sentidos e de identidade no Facebook, a prtica consistiu em atividades de leitura que visavam discutir as representaes sociais que podem ser feitas por meio de um perfil pessoal, no caso da fanpage Homer Corintiano. O quadro terico constitudo pela concepo dialgica de linguagem do Crculo de Bakhtin, pela abordagem antropolgica e cultural de letramento, segundo os Novos Estudos sobre o Letramento (STREET, 2003, 2007, 2010, 2014), e pela teoria dos multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996; ROJO, 2013, 2013). Os resultados mostram, sobre o envolvimento dos estudantes com as prticas multiletradas da cultura digital, a utilizao prioritariamente da rede social Facebook, espao de atuao e expresso desses adolescentes na sociedade, constituindo-se como um importante aspecto na constituio de suas vidas juvenis. Na anlise das respostas s atividades de leitura da prtica pedaggica, evidencia-se que as atividades oportunizaram um espao de construo de sentido no qual foi possvel observar, dentre os tipos de manifestaes de compreenso responsivas, predominantemente, respostas em processo de construo autnoma, bem como respostas crticas, demonstrando, assim, engajamento dos alunos no jogo interlocutivo proposto. Contudo, em algumas das questes de leitura, observamos respostas reprodutivas, o que indica, ainda, a dificuldade de fazer com que as atividades de leitura, em sala de aula, ultrapassem as barreiras da escola, constituindo em uma atividade plena de construo de sentido e de cidadania.

Abstract: The theme of this study is the teaching of Portuguese, focusing on the integration of teaching practices that address the multiliteracies of digital culture. Although digital technology is increasingly pervading in everyday life, becoming part of local cultures, it is also observed that there are few teaching practices that aim to promote the multiliteracies in Portuguese classes. This situation reinforces the need for initiatives that include working with multiliteracies both in schools through pedagogical practices, and in the academic environment, through research. Considering these shortcomings, this work aims to analyze how the suggested encounters, through an action research, focusing on multiliteracies, (re)signified the teaching of Portuguese Language. Therefore, this research, qualitative in nature, is characterized as an action research, having the action objective to develop an educational practice in a public school of Paran, in a class of eighth grade, consisting of 31 students. The pedagogical practice had, as object of teaching the multiliteracies in Facebook social network. Organized in two phases, the pedagogical practice, initially promoted the discussion on the recognition of local meanings attributed to social networks. In the second phase, in order to reflect on the construction of meaning and identity on Facebook, the practice consisted of reading activities aimed at discussing the social representations that can be made through a personal profile, in this case, the fanpage Homer Corintiano. The theoretical framework is the dialogical conception of language of Bakhtin Circle, the anthropological and cultural approach to literacy, according to the New Studies of Literacy (STREET, 2003, 2007, 2010, 2014), and the theory of multiliteracies (NEW LONDON GROUP, 1996; ROJO, 2013, 2013). The results show, concerning the involvement of students with multiliteracy practices of the digital culture, mainly the usage Facebook social network, as a performance space and expression of these adolescents in society, establishing itself as an important aspect in setting up their youthful lives. In the analysis of the responses to reading activities of pedagogical practice, verified that the activities enabled a meaning construction space in which we observed among the types of manifestations of responsive understanding, predominantly responses autonomously construction process as well as critical responses, thus demonstrating, student engagement in the proposed interlocutory game. However, in some of the reading issues, observed reproductive responses, which also indicate difficulty of making the reading activities in the classroom beyond the school barriers, being in a very active construction of meaning and citizenship.
Data da defesa: 31/08/2015
Cdigo: vtls000220445
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Neiva Maria Jung
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Final.pdf
Tamanho: 1770 Kb (1812460 bytes)
Criado: 07-10-2016 16:57
Atualizado: 07-10-2016 17:05
Visitas: 879
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