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Ttulo [PT]: Avaliao escolar : as interrelaes entre o letramento e o desempenho dos alunos da rede estadual de ensino de Maringa-PR na prova Brasil
Autor(es): Dbora Sodr Esper
Palavras-chave [PT]:

Avaliao escolar. Letramento. Prova Brasil. Polticas educacionais. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Literacy. Evaluation. Prova Brasil. Educational policies. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Neiva Maria Jung [Orientador] - UEM
Miriam Hisae Yaegashi Zappone - UEM
Cloris Porto Torquato - Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Resumo:
Resumo: O presente estudo tem como tema usos sociais da linguagem, focando a relao entre os letramentos cotidianos, escolares e as avaliaes em larga escala. Insere-se na Lingustica Aplicada e ampara-se metodologicamente na pesquisa Etnogrfica (DURANTI, 2000, ERICKSON, 1989; JUNG, 2009; LDKE e ANDR, 2013) e na pesquisa documental (GIL, 1987). Seu objetivo principal compreender a relao entre os letramentos escolares, os letramentos cotidianos de alunos do 9 ano da Rede Estadual de ensino de Maring e os propostos na avaliao de Lngua Portuguesa da Prova Brasil. Diante desse propsito, destacam-se trs locus de pesquisa: os eventos de letramento propostos no modelo da Prova Brasil disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP), os eventos de letramento escolares e os eventos de letramento no escolares dos quais os alunos participam. Um dos pressupostos tericos que norteou a pesquisa foi o dos Novos Estudos sobre o Letramento, segundo os quais este entendido como um conjunto de prticas de uso da linguagem contextualizadas scio histrica e ideologicamente (STREET, 2003, 2010, 2014). Quanto avaliao, amparou-se na teoria da avaliao mediadora (HOFFMANN, 1994), por acreditarmos que essa prtica deve ser compreendida como um instrumento a favor da reviso e da melhoria das aes pedaggicas, com vistas aprendizagem. Em termos de resultados, constatou-se que os baixos ndices da Prova Brasil no se justificam apenas a partir de um aspecto. Todos os fatores envolvidos esto relacionados, mas a proposta avaliativa da Prova Brasil se destaca como fator preponderante dos ndices dos alunos na Prova Brasil, tendo em vista as problemticas de sua configurao. Os padres de interao com o texto escrito previstos pela prova so muito distintos das prticas escolares e familiares, por privilegiarem questes pontuais e gramaticais. Alm disso, os gneros discursivos apresentados se distanciam da realidade do aluno, pois pertencem, em sua maioria, s esferas literria, jornalstica e instrucional. Quanto aos letramentos escolares e no escolares, os pais reafirmam por um lado o mito do letramento, pois esperam que os filhos se apropriem do letramento escolar para melhorar de vida, mas, por outro, revelam haver uma descontinuidade entre as prticas letradas das quais participam e aquelas propostas pela escola. Em termos de contribuio, ressaltamos que os dados mostram que precisamos de mais trabalhos que descrevam as culturas letradas locais, a fim de desmistificar os resultados das provas em larga escala e repensar polticas educacionais brasileiras.

Abstract: This study is themed social uses of language, focusing on the relationship between everyday literacies, school and large-scale assessments. It is part of the Applied Linguistics and is sustained methodologically in ethnographic research (DURANTI, 2000, ERICKSON, 1989; JUNG, 2009; LUDKE and ANDR, 2013) and documentary research (Gil, 1987). Its main objective is to understand the relationship between school literacies, everyday literacies of 9th graders of State schools in Maring and those proposed in the Portuguese Language Assessment Prova Brasil. Given this purpose, we highlight three-research locus: literacy events proposed in the model of Prova Brasil provided by National Institute of Educational Studies Teixeira (INEP), school literacy events and non-school literacy events which students participate. One of theoretical assumptions that guided the research was that of New Studies on Literacy, according which is understood as a set of practical use of the language historically and ideologically contextualized (STREET, 2003, 2010, 2014). For the evaluation, it relied on the theory of mediator assessment (HOFFMANN, 1994) because we believe that this practice should been understood as an instrument in favor of the revision and improvement of educational activities, focusing learning. The results have shown that the low rates of Prova Brasil are not justified only from one aspect. All the factors involved are related, but the evaluative proposal of Prova Brasil stands out as a major factor of the rates of students in Prova Brasil, given the problems of its configuration. Patterns of interaction with written text foreseen by the test are very distinct from school and family practices, because they focus on specific and grammatical issues. In addition, the genres presented differ from the reality of the student because they belong mostly to literary, journalistic and instructional levels. As for school and non-school literacies, parents reaffirm one hand the literacy myth, because they hope that their children take ownership of school literacy to improve their lives, but on the other hand, they reveal there is a discontinuity between the literacy practices in which they participate and those proposed by the school. In terms of contribution, we point out that the data show that we need more work to describe the local literate cultures, in order to demystify the results of tests on a large scale and rethinking Brazilian educational policies.
Data da defesa: 2015
Cdigo: vtls000220454
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Neiva Maria Jung
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO COMPLETA-2015-17.pdf
Tamanho: 5140 Kb (5263240 bytes)
Criado: 07-10-2016 16:20
Atualizado: 07-10-2016 16:37
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