Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A formao de professores reflexivos no contexto PIBID : uma discusso sobre as modalidades e recursos didticos no ensino de biologia
Ttulo [EN]: The training of teachers in reflective PIBID context: a discussion on the modalities and teaching resources in teaching Biology.
Autor(es): Glaucia Britto Barreiros
Palavras-chave [PT]:

Professor reflexivo. Dirios de aula. Modalidades didticas. Recursos didticos. Metodologias de ensino. Formao inicial de professores. Ensino de biologia. PIBID Programa institucional de bolsa de iniciao docncia). Identidade docente. Prtica reflexiva. Dirios de aula. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Reflective practice. Diaries lessons. Initial training. PIBID. Teaching methodologies. Brazil..
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Dulcinia Ester Pagani Gianotto [Orientador] - UEM
Lourdes Aparecido Della Justina - UNIOESTE
Andr Lus de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: A discusso e o compartilhamento de idias em programas de incentivo docncia no apenas acrescentam experincia ao currculo dos participantes, mas objetivam fomentar a construo de um ensino reflexivo. A compreenso de metodologias de ensino, da pesquisa qualitativa e de como refletir sobre a prtica docente, ainda na formao inicial, constitui as bases para as escolhas das modalidades e recursos didticos utilizados de forma autnoma, estimulando propostas dinmicas em sala de aula. Entretanto, o modelo atual de formao e o contexto da disciplina do estgio supervisionado no so suficientes para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem dos futuros professores para uma prtica docente reflexiva. Para enfrentar os problemas de um porvir profissional em suas prticas, novas propostas so implementadas, como o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia), vigente desde 2009, desenvolvido pelas IES (Instituio de Ensino Superior) e fomentado pelo governo federal. Nesse sentido, objetivamos investigar o contexto de formao inicial, de licenciandos do curso de Biologia, participantes do subprojeto PIBID-Biologia-UEM (Universidade Estadual de Maring), compreendem e utilizam em suas atuaes as modalidades e recursos didticos, observando se h construo da prtica reflexiva. Os procedimentos da pesquisa foram realizados de maneira participativa, por meio de grupos de estudo e reflexo, efetuados no segundo semestre de 2013 ao segundo semestre de 2014, configurando-se como um estudo qualitativo dos participantes. Os sujeitos da pesquisa foram dezenove participantes do PIBID-Biologia-UEM. Figuraram como instrumentos de coleta de dados questionrios semiestruturados, transcrio do udio dos encontros e o dirio de aula (DA). Os dados foram submetidos anlise de contedo de Bardin (1977), emergindo algumas categorias e subcategorias de anlises. Diante dos dados, obteve-se o perfil dos participantes do programa, que demonstram priorizar questes pessoais como comprometimento, curiosidade e identificao com o PIBID, aliado a um olhar crtico sobre as causas educacionais, com disposio de pesquisar inovaes e melhorias para a educao. Os participantes apontam tambm uma diversidade de motivos para integrar o PIBID, e os mais citados so gostar do PIBID, o estgio ser remunerado, ser uma boa experincia na carreira, conhecer a docncia e por terem participado de outros programas de pesquisa e no se identificarem. Com relao s concepes prvias sobre as modalidades didticas, foi possvel identificar que alguns participantes apresentam dificuldades para compreender a diferena entre modalidades didticas e metodologia de ensino. Nas concepes sobre o modo de planejar, houve destaque para a metodologia dos trs momentos pedaggicos. Na anlise do DA, evidenciou-se que, apesar de doze participantes afirmarem ser reflexiva, essa prtica reflexiva deixa a desejar. Entretanto, as atuaes no PIBID, segundo o DA, demonstram dinmicas com uma pluralidade de modalidades e de recursos didticos. Quanto ao DA, este no ultrapassa a descrio das avaliaes sobre o cenrio, os alunos, suas atuaes e o alcance de objetivos propostos, porm, sem a complexidade de identificar falhas e propor mudanas. Assim, a reflexo esperada e necessria acontece de modo superficial em alguns DA. Esse o cerne das discusses presentes nesta pesquisa.

Abstract: The discussion and the exchange of ideas in education courses in supervised training and instrumentation, as well as participation in incentive to teaching programs, such as PIBID does not only add experience to the curriculum of the participants, but it aims to foster construction of a reflective teaching. Understanding teaching methodologies, qualitative research, and how to reflect on the teaching practice are the basis for the choices of methods and didactic resources used in class, even in the initial training, independently, stimulating dynamic proposals in room class. However, in the training current model, the context of the discipline of supervised training are not enough to streamline the process of teaching and learning of these future teachers to a reflective teaching practice. To address the problems of a professional future in their practices, new proposals are implemented, such as PIBID project (Institutional Program of Scholarship to Initiation Teaching), in effect since 2009. Developed by HEI (Higher Education Institution), supported by the Federal government. In this sense, and in order to investigate the initial training context, this paper analyzes how undergraduates in Biology, participants of the subproject PIBID-Biology-UEM (Universidade Estadual de Maring) understand and use in their performances the modalities and didactic resources, observing if there is a construction of reflective practice by the participants of the project. The research procedures were performed in a participatory manner, through study and reflection groups, made in the second half of 2013 until the second half of 2014, it is configured as a qualitative study of the participants. The study subjects were nineteen participants PIBID-Biology-UEM. They figured as instruments for collecting semi-structured questionnaires data, audio transcription of meetings and diaries lesson (DL). The data were submitted to Bardin content analysis (1977), that emerging a few categories, and analyzes of subcategories. Before the data was obtained the profile of the project participants that demonstrate prioritize personal issues such as commitment, curiosity and identification with the project, together with a critical look at the educational causes, with provision of research innovations and improvements to education. Participants indicate a variety of reasons to join the project, and the most cited were they like the project, the stage be paid, it is a good experience in career, the knowing the teaching and also for having participated in other projects and they do not identify. With respect to previous conceptions on the teaching methods, we found that some participants have difficulty in understanding the difference between teaching methods and teaching methodology. In conceptions on how to plan, it is said the methodology of the three pedagogical moments. In the context of DL analysis showed that although the twelve participants claim to be reflective, that reflective practice is weak. However, the actions in the project demonstrate dynamic with a plurality of modes and didactic resources, according to DL. As for the DL this does not go beyond the description of the reviews of the scenario, students, their actions and the achievement of objectives, but without the complexity of identifying failures and propose changes. Thus, the expected and necessary consideration, happens superficially in some DL. This is the core of these discussions on this research.
Data da defesa: 23/02/2015
Cdigo: vtls000220459
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Dulcinia Ester Pagani Gianotto
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO FINAL GLAUCIA.pdf
Tamanho: 1643 Kb (1682089 bytes)
Criado: 06-10-2016 15:12
Atualizado: 06-10-2016 15:22
Visitas: 432
Downloads: 19

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.