Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: A delinquência e a (im)possibilidade de se significar como autor no discurso matemático
Título [EN]: Delinquency and the (im) possibility of meaning as an author in mathematical discourse. 2
Autor(es): Lucilene Lusia Adorno de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Educação de Jovens e Adultos (EJA). Matemática. Socioeducação. Análise de discurso. Autoria de situações problema. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Socio Educational. Discourse Analysis. Mathematics. Problem Situation Authoring. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Clélia Maria Ignatius Nogueira [Orientador] - UEM
Regina Maria Pavanello - UEM
Luzia Marta Bellini - UEM
Suzy Maria Lagazzi - UNICAMP
Maria Célia Cortez Passetti - UEM
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa de Doutorado desenvolveu-se em um Centro de Socioeducação, no qual a pesquisadora trabalha como professora de Matemática. Elegeu-se por objetivo, desta pesquisa, analisar os (não) sentidos das matemáticas no discurso do adolescente, que cumpre medida socioeducativa - de internação, nas relações produzidas com o social, descritas em suas narrativas de vida e na autoria de Situações Problema. A pergunta que move a pesquisa é: Trabalhando com adolescentes internados em um Centro de Socioeducação, como abrir espaço para a autoria na prática matemática desses alunos a partir de suas narrativas de vida? A fim de localizar o leitor, faz-se uma retomada histórica da implantação da socioeducação, como é conhecida hoje, depois da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Sistema Nacional de Socioeducação. Esses dois marcos legais, em conjunto com as relações jurídicas instauradas, tecem um modo de determinar o sujeito adolescente em conflito com a Lei: aquele que transgride uma regra social e tem que ser punido por isso. Para desvelar as condições de produção dos adolescentes internados são as escritas de si, na forma de narrativas de vida, instauradas muitas vezes na marginalidade que apontam um caminho. A fim de pensar a relação institucional, a pesquisa apresenta Chevallard, uma vez que esse autor traz o conceito de Transposição Didática para tratar da passagem entre o conhecimento produzido cientificamente e o conhecimento escolar. Nessa relação institucional faz-se um contraponto com Althusser, que pensa as Instituições, incluindo-se a escola, como Aparelhos Ideológicos de Estado. No trabalho há a preocupação em realizar um estudo sobre o Currículo de Matemática para investigar a sua implantação nos documentos oficiais das Secretarias de Educação, além de percorrer seu caminho até que chegue à Escola. O escopo teórico analítico, a Análise de Discurso, na perspectiva materialista histórica, pautada em Michel Pêcheux e Eni Orlandi serviu às análises necessárias. Essa teoria direciona a pesquisa para o funcionamento discursivo, enquanto tensão de dizeres outros, atravessados pelo que o adolescente ouviu, lembrou ou esqueceu, durante os meses em que esteve internado. A partir das narrativas de vida abriu-se a possibilidade do entrecruzamento desta com os conteúdos matemáticos. A pesquisa busca compreender nas palavras do adolescente, o seu entendimento sobre a Matemática curricular, ensinada nas escolas como disciplina essencial. Para isso, é estabelecido um processo de autoria, no qual o adolescente produz Situações Problema de Matemática. Além disso, o sujeito desse trabalho produziu relatos pessoais, cuja análise permitiu uma profícua relação com as Situações Problema elaboradas. Como resultado da pesquisa encontrou-se no discurso do adolescente a possibilidade de (re)visitar o antes que compõe suas condições de produção anteriores à sua internação e realizar um planejamento de um possível depois. Com a aproximação da AD e a Matemática pelo viés da autoria de Situações Problema, vivenciou-se uma possibilidade diferenciada na atuação pedagógica dentro de uma aula de Matemática. O adolescente, ao propor uma Situação Problema, textualiza parte de sua própria vivência e faz as ligações com conteúdos matemáticos, até mesmo com conceitos ainda não estudados. Encontrou-se uma possibilidade de incentivar o aluno a escrever algo que lhe faz sentido, e, simultaneamente desestabiliza suas certezas, desta forma, ele sente a necessidade de encontrar uma resposta que ainda não está construída, muitas vezes não conhecida. Nas Situações Problema, elaboradas pelos adolescentes, é possível avançar para a compreensão de uma posição social, daquilo que funciona socialmente para além da sala de aula. Durante esse processo, a posição sujeito dos adolescentes que se encontram internados são (des)construídas quando no enlace equívoco dessas posições é possível descortinar algo para além da Escola, chegando à Prática Social.

Abstract: This PhD research was developed into a socio-educational center, where the researcher works as a Math teacher. It was elected by objective to analyze the (non) meaning of mathematics in adolescent discourse, who is in socio educational measures in the center, in relations produced with the social described in his stories of life and as the author of Problem Situations. The question that drives the research is: Working with adolescents into a socio-educational center, how to open space for this student author in mathematical practice from his life stories? In order to situate the reader, there is a historic resumption of socio education implementation, as it is known today, after the enactment of the Children and Adolescents Statute and the National socio-educational System. These two legal frameworks, together with the legal relations introduced, weave a way to determine the adolescent subject in conflict with the law: he who transgresses social rules and must be punished for it. To unveil the production conditions of juvenile detainees are the themselves written in the form of life narratives, often brought by marginality that point the way. To think the institutional relationship, the research has Chevallard, since this author brings the concept of Didactic Transposition to deal with the passage between the scientific knowledge produced and the academic knowledge. In this Institutional relationship that makes a contrast to Althusser, who thinks the institutions, including the school, as Ideological State Apparatuses. At this work there is concern in conducting a study about the Curriculum of Mathematics to investigate its implementation in the official documents of the Education departments, and go its way until it get to the school. The analytical theoretical scope, Discourse Analysis, in historical materialism, based on Pêcheux and Eni Orlandi served the necessary analyzes. This theory directs the research for the discursive functioning as other sayings tension, crossed by the adolescent had heard, remembered or forgotten during the months in which he was in the socio education center. From the life narratives it opened up the possibility of the intersection of this with the mathematical content. The research seeks to understand in the adolescent's words, his understanding about mathematics curriculum, taught in schools as an essential discipline. For this, it established a process of authorship, in which the adolescent produces Math's Problem situations. In addition, the subject of this work produced individual reports, the analysis of which allowed a fruitful relationship with the elaborated problem situations. As a result of the research it was found in the adolescent discourse the possibility to review your past achievement conditions before his admission and makes a plan for a possible productions later. With the DA approach and the mathematics by the bias of the authorship problem situations, a different possibility is experienced in the educational activities within a math class. The teenager, proposes a Problem Situation, writes part of his own experience and makes connections with mathematical content, even with concepts had not been studied yet. It was found a possibility of encouraging this student to write something that makes sense to him, and simultaneously destabilizes his certainties in this way, he himself feels the necessity to find an answer that is not built, often it is not known. In Problem Situations, developed by adolescents, it is possible to advance to the understanding of a social position, working socially beyond the classroom. During this process, the subject position of adolescents who are in the center is (un) built when the misconception link these positions can uncover something beyond school, reaching the Social Practice.
Data da defesa: 30/04/2015
Código: vtls000220460
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2015
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Clélia Maria Ignatius Nogueira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas
Nível: Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese final - Lucilene Adorno.pdf
Tamanho: 3912 Kb (4006028 bytes)
Criado: 06-10-2016 14:46
Atualizado: 06-10-2016 14:51
Visitas: 1236
Downloads: 23

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar