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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: A delinquncia e a (im)possibilidade de se significar como autor no discurso matemtico
Ttulo [EN]: Delinquency and the (im) possibility of meaning as an author in mathematical discourse. 2
Autor(es): Lucilene Lusia Adorno de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Educao de Jovens e Adultos (EJA). Matemtica. Socioeducao. Anlise de discurso. Autoria de situaes problema. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Socio Educational. Discourse Analysis. Mathematics. Problem Situation Authoring. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Cllia Maria Ignatius Nogueira [Orientador] - UEM
Regina Maria Pavanello - UEM
Luzia Marta Bellini - UEM
Suzy Maria Lagazzi - UNICAMP
Maria Clia Cortez Passetti - UEM
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa de Doutorado desenvolveu-se em um Centro de Socioeducao, no qual a pesquisadora trabalha como professora de Matemtica. Elegeu-se por objetivo, desta pesquisa, analisar os (no) sentidos das matemticas no discurso do adolescente, que cumpre medida socioeducativa - de internao, nas relaes produzidas com o social, descritas em suas narrativas de vida e na autoria de Situaes Problema. A pergunta que move a pesquisa : Trabalhando com adolescentes internados em um Centro de Socioeducao, como abrir espao para a autoria na prtica matemtica desses alunos a partir de suas narrativas de vida? A fim de localizar o leitor, faz-se uma retomada histrica da implantao da socioeducao, como conhecida hoje, depois da promulgao do Estatuto da Criana e do Adolescente e do Sistema Nacional de Socioeducao. Esses dois marcos legais, em conjunto com as relaes jurdicas instauradas, tecem um modo de determinar o sujeito adolescente em conflito com a Lei: aquele que transgride uma regra social e tem que ser punido por isso. Para desvelar as condies de produo dos adolescentes internados so as escritas de si, na forma de narrativas de vida, instauradas muitas vezes na marginalidade que apontam um caminho. A fim de pensar a relao institucional, a pesquisa apresenta Chevallard, uma vez que esse autor traz o conceito de Transposio Didtica para tratar da passagem entre o conhecimento produzido cientificamente e o conhecimento escolar. Nessa relao institucional faz-se um contraponto com Althusser, que pensa as Instituies, incluindo-se a escola, como Aparelhos Ideolgicos de Estado. No trabalho h a preocupao em realizar um estudo sobre o Currculo de Matemtica para investigar a sua implantao nos documentos oficiais das Secretarias de Educao, alm de percorrer seu caminho at que chegue Escola. O escopo terico analtico, a Anlise de Discurso, na perspectiva materialista histrica, pautada em Michel Pcheux e Eni Orlandi serviu s anlises necessrias. Essa teoria direciona a pesquisa para o funcionamento discursivo, enquanto tenso de dizeres outros, atravessados pelo que o adolescente ouviu, lembrou ou esqueceu, durante os meses em que esteve internado. A partir das narrativas de vida abriu-se a possibilidade do entrecruzamento desta com os contedos matemticos. A pesquisa busca compreender nas palavras do adolescente, o seu entendimento sobre a Matemtica curricular, ensinada nas escolas como disciplina essencial. Para isso, estabelecido um processo de autoria, no qual o adolescente produz Situaes Problema de Matemtica. Alm disso, o sujeito desse trabalho produziu relatos pessoais, cuja anlise permitiu uma profcua relao com as Situaes Problema elaboradas. Como resultado da pesquisa encontrou-se no discurso do adolescente a possibilidade de (re)visitar o antes que compe suas condies de produo anteriores sua internao e realizar um planejamento de um possvel depois. Com a aproximao da AD e a Matemtica pelo vis da autoria de Situaes Problema, vivenciou-se uma possibilidade diferenciada na atuao pedaggica dentro de uma aula de Matemtica. O adolescente, ao propor uma Situao Problema, textualiza parte de sua prpria vivncia e faz as ligaes com contedos matemticos, at mesmo com conceitos ainda no estudados. Encontrou-se uma possibilidade de incentivar o aluno a escrever algo que lhe faz sentido, e, simultaneamente desestabiliza suas certezas, desta forma, ele sente a necessidade de encontrar uma resposta que ainda no est construda, muitas vezes no conhecida. Nas Situaes Problema, elaboradas pelos adolescentes, possvel avanar para a compreenso de uma posio social, daquilo que funciona socialmente para alm da sala de aula. Durante esse processo, a posio sujeito dos adolescentes que se encontram internados so (des)construdas quando no enlace equvoco dessas posies possvel descortinar algo para alm da Escola, chegando Prtica Social.

Abstract: This PhD research was developed into a socio-educational center, where the researcher works as a Math teacher. It was elected by objective to analyze the (non) meaning of mathematics in adolescent discourse, who is in socio educational measures in the center, in relations produced with the social described in his stories of life and as the author of Problem Situations. The question that drives the research is: Working with adolescents into a socio-educational center, how to open space for this student author in mathematical practice from his life stories? In order to situate the reader, there is a historic resumption of socio education implementation, as it is known today, after the enactment of the Children and Adolescents Statute and the National socio-educational System. These two legal frameworks, together with the legal relations introduced, weave a way to determine the adolescent subject in conflict with the law: he who transgresses social rules and must be punished for it. To unveil the production conditions of juvenile detainees are the themselves written in the form of life narratives, often brought by marginality that point the way. To think the institutional relationship, the research has Chevallard, since this author brings the concept of Didactic Transposition to deal with the passage between the scientific knowledge produced and the academic knowledge. In this Institutional relationship that makes a contrast to Althusser, who thinks the institutions, including the school, as Ideological State Apparatuses. At this work there is concern in conducting a study about the Curriculum of Mathematics to investigate its implementation in the official documents of the Education departments, and go its way until it get to the school. The analytical theoretical scope, Discourse Analysis, in historical materialism, based on Pcheux and Eni Orlandi served the necessary analyzes. This theory directs the research for the discursive functioning as other sayings tension, crossed by the adolescent had heard, remembered or forgotten during the months in which he was in the socio education center. From the life narratives it opened up the possibility of the intersection of this with the mathematical content. The research seeks to understand in the adolescent's words, his understanding about mathematics curriculum, taught in schools as an essential discipline. For this, it established a process of authorship, in which the adolescent produces Math's Problem situations. In addition, the subject of this work produced individual reports, the analysis of which allowed a fruitful relationship with the elaborated problem situations. As a result of the research it was found in the adolescent discourse the possibility to review your past achievement conditions before his admission and makes a plan for a possible productions later. With the DA approach and the mathematics by the bias of the authorship problem situations, a different possibility is experienced in the educational activities within a math class. The teenager, proposes a Problem Situation, writes part of his own experience and makes connections with mathematical content, even with concepts had not been studied yet. It was found a possibility of encouraging this student to write something that makes sense to him, and simultaneously destabilizes his certainties in this way, he himself feels the necessity to find an answer that is not built, often it is not known. In Problem Situations, developed by adolescents, it is possible to advance to the understanding of a social position, working socially beyond the classroom. During this process, the subject position of adolescents who are in the center is (un) built when the misconception link these positions can uncover something beyond school, reaching the Social Practice.
Data da defesa: 30/04/2015
Cdigo: vtls000220460
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Cllia Maria Ignatius Nogueira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese final - Lucilene Adorno.pdf
Tamanho: 3912 Kb (4006028 bytes)
Criado: 06-10-2016 14:46
Atualizado: 06-10-2016 14:51
Visitas: 574
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