Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O PROFMAT e a formao do professor de matemtica : uma anlise curricular a partir de uma perspectiva processual e descentralizadora
Ttulo [EN]: The PROFMAT Program and Mathematics Teacher Education: a Curricular Analysis from a procedural and decentralizing perspective
Autor(es): Marlova Estela Caldatto
Palavras-chave [PT]:

Currculo. Formao de professores de matemtica. Matemtica. Mestrado profissional. PROFMAT. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Curriculum. Mathematics Teacher Training. Professional Master. PROFMAT. Brazil.
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Regina Maria Pavanello [Orientador] - UEM
Marcelo de Carvalho Borba - UNESP
Ruy Csar Pietropaolo - UNIAN
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Plnio Cavalcanti Moreira - UFOF
Resumo:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o currculo do PROFMAT, um programa de formao continuada direcionado ao aprimoramento da formao matemtica de professores que ministram essa disciplina na escola bsica, a partir da perspectiva processual e descentralizadora de Sacristn (1998; 2013), adotando como referncias pesquisas produzidas na rea de Educao Matemtica cujo objeto de estudo so os conhecimentos do professor que ensina Matemtica. Para atingir esse objetivo analisamos: o projeto acadmico do PROFMAT (currculo proposto); livros-texto pertencentes a Coleo PROFMAT e a Programao das Aulas de 2014 (currculo apresentado aos professores); dados oriundos da observao de aulas do PROFMAT (currculo moldado pelos professores e o currculo em ao); dados coletados por meio de questionrios respondidos por acadmicos do PROFMAT (currculo realizado); avaliaes presenciais realizadas no ano de 2014 (currculo avaliado). A partir das anlises realizadas conclumos que no existe uma vinculao estreita entre os elementos que compem o currculo do PROFMAT na medida em que os objetivos a que ele se prope no se cristalizam no material didtico utilizado nas disciplinas, nem no processo de modelao do currculo pelos docentes e de seu desenvolvimento em sala de aula, e tampouco nos currculos realizado e avaliado. Tal concluso decorre do fato das fases do currculo do PROFMAT - o currculo apresentado aos professores, o currculo modelado pelos professores, o currculo em ao e o currculo avaliado - no se vincularem prtica do professor de Matemtica da educao bsica, tal como a fase currculo realizado evidenciou.

Abstract: The aim of this work was to analyze the PROFMAT curriculum, a continuing education program directed to the improvement of mathematics education of teachers who teach this discipline in elementary school, from the processual and decentralizing perspective of Sacristn (1998; 2013) and adopting as references the researches produced in the area of mathematics education whose object of study was the knowledge of the teacher who teaches math. To achieve this goal we analyze: the academic project of PROFMAT (proposed curriculum); textbooks belonging to PROFMAT Collection and the Schedule of 2014 lessons (curriculum presented to the teachers); data from the observation of the PROFMAT lessons (curriculum molded by teachers and the curriculum in action); data collected through questionnaires answered by students of PROFMAT (realized curriculum); face-to-face evaluations carried out in the year 2014 (evaluated curriculum). From the analyses carried out we concluded that there is no close linkage between the elements that make up the PROFMAT curriculum to the extent that the objectives that he proposes did not crystallize in the teaching material used in the disciplines, nor in the process of shaping the curriculum by teachers and its development in the classroom, nor in the realized and evaluated curricula. This conclusion stems from the fact that he phases of the curriculum of PROFMAT - the curriculum presented to the teachers, the curriculum modeled by teachers, the curriculum in action and the evaluated curriculum - do not link to the math teacher of basic education practice, such as realized curriculum phase showed.
Data da defesa: 15/06/2015
Cdigo: vtls000220472
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Co-Orientador: Prof. Dr. Dario Fiorentini
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: O PROFMAT E A FORMAO DO PROFESSOR DE MATEMTICA - UMA ANLISE CURRICULAR A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PROCESSUAL E DESCE~1.pdf
Tamanho: 3942 Kb (4037058 bytes)
Criado: 07-10-2016 14:22
Atualizado: 07-10-2016 14:28
Visitas: 736
Downloads: 50

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.