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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Obstculos epistemolgicos : implicaes na aprendizagem do conceito de tomo
Ttulo [EN]: Epistemological obstacles: implications on the learning of the concept of the atom.
Autor(es): Jheniffer Micheline Cortez dos Reis
Palavras-chave [PT]:

Epistemologia. Bachelard. Ensino de qumica. Modelos atmicos.
Palavras-chave [EN]:
Epistemology. Bachelard. The teaching of Chemistry. Atomic models. Brazil.
rea de concentrao: Ensino para a Cincia e a Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Neide Maria Michellan Kiouranis [Orientador] - UEM
Vagner Roberto de Souza - UEM
Joo Zanetie - USP
Maria Jlia Corazza - UEM
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar uma situao de ensino, buscando identificar, em estudantes de graduao em qumica, possveis obstculos epistemolgicos relacionados ao conceito de tomo e suas implicaes na aprendizagem de outros conhecimentos qumicos. A noo de obstculo epistemolgico de Gaston Bachelard foi utilizada como referencial terico, na busca de respostas s seguintes questes: Estudantes de qumica do ensino superior podem apresentar obstculos epistemolgicos acerca da compreenso do modelo atmico? E de que maneira esses obstculos interferem na aprendizagem de conceitos de ligao qumica e na interpretao de fenmenos relacionados a esses conhecimentos? A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com os estudantes, durante uma sequncia de aulas da disciplina de Qumica Geral, no primeiro ano do curso de licenciatura em Qumica de uma Universidade pblica do Estado do Paran. Consideramos relevante para esta pesquisa os dados coletados por meio de questionrios, avaliao formal realizada na disciplina, registros em dirio e gravaes de todos os momentos das aulas observadas. Para compor o corpus de anlise e interpretao dos resultados, os dados foram tratados conforme a anlise de contedo de Bardin e discutidos, tendo como referencial de anlise o prprio Bachelard. Nessa perspectiva, foi possvel identificar que alguns estudantes possuem concepes realistas sobre o tomo, como a partcula pequena e indivisvel. Alm deste, o obstculo verbal foi identificado nas analogias e metforas para a explicao do conceito de tomo e podem influenciar em uma viso abstrata do tomo. Por fim, destacamos, como um dos maiores entraves compreenso do modelo atmico atual, o substancialismo. Ao analisarmos a influncia dos obstculos na compreenso do fenmeno da queima do magnsio, foi possvel identificar a experincia primeira associada ao realismo e aquilo que se pode observar apenas macroscopicamente. Nesse sentido, o grande desafio no ensino de qumica desenvolver uma viso no nvel atmico e, nesse processo, h uma ruptura entre os conhecimentos de senso comum e o conhecimento cientfico. Esses resultados nos remetem necessidade e importncia de conhecer e buscar a superao dos obstculos epistemolgicos e pedaggicos, no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos qumicos.

Abstract: Current research analyzes the teaching conditions and identifies in Chemistry Course undergraduates the possible epistemological obstacles related to the concept of the atom and its implications on the learning of further chemical knowledge. Gaston Bachelards notion on epistemological obstacle was employed as a reference in search of the following questions: Do Chemistry undergraduates present any epistemological obstacles with regard to the understanding of the atomic model? How do these obstacles interfere in the learning of concepts on chemical bonds and in the interpretation of phenomena related to this knowledge? The qualitative research was conducted with students during a series of lessons on General Chemistry during the first year of the Chemistry Course in a government-run university in the state of Paran, Brazil. Data collected by questionnaires, formal assessment of the discipline, diary reports and recordings of all instances of the lessons were relevant for current research. So that the analysis and interpretation of results could be composed, data were treated according to Bardins content analysis and discussed, with Bachelard as reference. One could identify that some students have realistic concepts on the atom, as a small and indivisible particle. Further, the verbal obstacle was identified in the analogies and metaphors for the explication of the concept of the atom, which may affect an abstract vision of the atom. It may be underscored that substantialism is one of the most important impairments for the understanding of current atom model. When the influence of obstacles in the understanding of the phenomenon with regard to the burning of magnesium is analyzed, one could identify the first experience associated with realism and that which could be only macroscopically observed. In fact, the greatest challenge in the teaching of Chemistry is the development of an idea at the atomic level and, within the same process, a disruption between common sense knowledge and scientific knowledge. Results reveal the necessity and importance of knowing and overcoming the epistemological and pedagogical obstacles in the teaching and learning process of chemical concepts.
Data da defesa: 20/02/2016
Cdigo: vtls000220496
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Neide Maria Michellan Kiouranis
Co-Orientador: Prof. Dr. Marcelo Pimentel da Silveira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: JHENIFFER CORTEZ DOS REIS PCM_UEM DISSERTAO.pdf
Tamanho: 3789 Kb (3880154 bytes)
Criado: 05-10-2016 15:28
Atualizado: 05-10-2016 15:42
Visitas: 781
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