Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Saber cotidiano X saber cientfico : um estudo com adultos alunos da educao de jovens e adultos - EJA
Ttulo [EN]: Know everyday x scientific knowledge: a study students with adult education youth and adults - EJA.
Autor(es): Janira Siqueira Camargo
Palavras-chave [PT]:

Educao de jovens e adultos. Saber cotidiano. Saber cientfico. Avaliao diagnstica psicopedaggica clnica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Youth and Adults. Everyday knowledge. Scientific knowledge. Clinical diagnostic psychoeducational evaluation. Brazil.
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ana Maria Teresa Benevides Pereira [Orientador] - UEM
Adriano Rodrigues Ruiz - UNOESTE
Regina Maria Pavanello - UEM
Ricardo Tescarolo - PUC
Nerli Nonato Ribeiro Mori - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o papel da Educao de Jovens e Adultos na transformao do saber cotidiano em saber cientfico, utilizando a avaliao psicopedaggica em alunos adultos. Para tanto, foram avaliados psicopedagogicamente onze alunos adultos de trs turmas de EJA de uma escola localizada no municpio de Maring por meio dos seguintes instrumentos: entrevista de anamnese, Provas Projetivas Psicopedaggicas (Par Educativo, Famlia Educativa, Desenho em Episdios), provas operatrias (mudana de critrio, incluso de classes, interseco de classes, seriao, conservao de comprimento, conservao de matria, conservao de lquido, conservao de quantidades discretas, conservao de superfcie, conservao de peso, conservao de volume, combinao e permutao) e Teste de Desempenho Escolar - TDE. Com os resultados foi possvel verificar que adultos que no frequentaram a escola na idade certa e cujas estruturas cognitivas no foram construdas na infncia, quer seja pela no escolarizao, quer seja por inadequadas oportunidades de acesso a situaes que lhe permitissem essa construo, apresentam maior dificuldade no processo de aprendizagem escolar na EJA. Seu pensamento pautado na experincia imediata, comprometendo o levantamento de hipteses ou de proposies abstratas de tal forma que, a EJA precisa oferecer situaes de aprendizagem em que o adulto alcance o pensamento cientfico por meio do ensino voltado ao atendimento das caractersticas de seus alunos.

Abstract: The objective of this study was to analyze the role of Adult Education in the transformation of everyday knowledge in scientific knowledge, using psychoeducational assessment in adult learners. For both, were evaluated psicopedagogicamente eleven adult students from three classes EJA from a school located in Maring through the following instruments: anamnesis, Projective Tests Psychopedagogical (Pair Education, Family Education, Drawing Episodes), operational tests (change in criteria, class inclusion, intersection of classes, grading, length conservation, conservation of matter, conservation of fluid, conservation of discrete quantities, conservation area, conservation of weight, conservation of volume, combination and permutation) and Test School Performance - TDE. With the results we found that adults who did not attend school at the right age and whose cognitive structures were not built in childhood, either by lack of education, either by inadequate access opportunities situations enabling it to this construction, it is more difficult in the process of school learning in adult education. His thinking is grounded in immediate experience, pledging to raise hypotheses or abstract propositions such that, EJA need to provide learning situations in which the adult range scientific thinking through education aimed at meeting the characteristics of their students.
Data da defesa: 26/05/2014
Cdigo: vtls000220504
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Maria Teresa Benevides-Pereira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Janira_defendida-TESEFINAL.pdf
Tamanho: 6814 Kb (6977967 bytes)
Criado: 05-10-2016 15:45
Atualizado: 05-10-2016 15:50
Visitas: 935
Downloads: 5

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.