Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: As representaes sociais de professores sobre educao ambiental e os projetos relacionados conferncia nacional infantojuvenil pelo meio ambiente
Autor(es): Camila Brito Galvo
Palavras-chave [PT]:

Educao ambiental. Polticas pblicas. Representaes sociais. Professor. Ensino fundamental. Projetos de educao ambiental. Fnix. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Environmental Education. Public Policies for Environmental Education. Social Representations. Environmental Education Project. Fnix. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Ensino de Cincias e Matemtica
Banca:
Carlos Alberto de Oliveira Magalhes Jnior [Orientador] - UEM
Andr Lus de Oliveira - UEM
Eduardo Augusto Tomanik - UEM
Resumo:
Resumo: Os problemas ambientais que afligem a sociedade atualmente tm favorecido o crescimento dos movimentos ambientalistas e do interesse pela preservao ambiental. Nesse cenrio, algumas polticas pblicas tm sido implementadas com o intuito de envolver os diferentes segmentos da sociedade na busca por solues para os problemas vigentes. Dentre essas polticas, podemos destacar a Conferncia Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que tem por objetivo ouvir os adolescentes, garantindo o direito de participao no presente para a construo de um Brasil sustentvel. As atividades de Educao Ambiental (EA) relacionadas as Conferncias que so desenvolvidas nas escolas so mediadas pelos professores, no entanto, essa mediao no neutra; ela influenciada pelas Representaes Sociais que os professores compartilham sobre o objeto ou a situao focalizada. Portanto, o primeiro passo para a compreenso de como a Educao Ambiental desenvolvida nas escolas deve ser a identificao das Representaes Sociais que os sujeitos envolvidos nos processos educativos compartilham sobre EA. O presente estudo teve por objetivo conhecer as Representaes Sociais que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental do municpio de Fnix - PR compartilham sobre Educao Ambiental, bem como a relao dessas representaes com os projetos voltados Conferncia Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que so desenvolvidos nas escolas. Para alcanar o objetivo proposto, realizou-se um estudo de caso, em que o pesquisador inseriu-se nas escolas e buscou averiguar dados que pudessem ser relevantes para o estudo. Alm disso, utilizou-se a tcnica de evocao livre de palavras e entrevistas semiestruturadas para conhecer as representaes que os professores compartilhavam em relao Educao Ambiental. Todos os dados coletados seguiram um procedimento qualitativo, mediante uma anlise de contedo. Os resultados apontaram que as atividades de Educao Ambiental encontram-se inseridas no cotidiano das escolas, e que elas so intensificadas com a realizao da Conferncia Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Alm disso, observou-se que as Representaes Sociais dos professores esto pautadas em uma representao idealista de EA, na qual se valorizam a conscientizao e a ao. Porm, essa conscientizao vista como decorrente apenas da passagem de informaes. Essa mesma representao esteve presente nos projetos que os professores desenvolveram relacionados Conferncia, o que nos permite dizer que h uma relao entre as representaes dos professores sobre EA e os projetos desenvolvidos por eles.

Abstract: Environmental problems afflicting society today have favored the growth of environmental movements and interest in environmental preservation. In this scenario, some public policies have been implemented in order to involve all segments of society in the search for solutions to the existing problems. Among these policies, we can highlight the National Conference of Children for the Environment, which aims hear teenagers, ensuring the right to participate in this for the construction of a sustainable Brazil. The environmental education activities (EA) related to the Conference that are developed in schools are mediated by teachers, however this mediation is not neutral; it is influenced by the social representations that teachers share about the object or situation focused. Therefore, the first step in understanding how environmental education is developed in schools should be the identification of social representations that the subjects involved in the educational processes share on EA. This study aimed to know the social representations that teachers from the final years of elementary school in the city of Fenix - PR share on Environmental Education, and the relationship of these representations with projects related to the National Conference of Children for the Environment that are developed in schools. To achieve the proposed objective, there was a case study in which the researcher was inserted in schools and sought to ascertain data that could be relevant to the study. In addition, we used the free recall of technical words and semi-structured interviews to know the representations that teachers shared in relation to environmental education. All data collected followed a qualitative procedure, through a content analysis. The results showed that the environmental education activities are included in primary education schools, and they are intensified with the holding of the National Conference of Children for the Environment. In addition, it was observed that the social representations of teachers are guided by an idealistic representation of EA, in which value awareness and action. However, this awareness is seen as arising only the passage of information. This same representation was present in the projects that teachers developed related to the Conference, which allows us to say that there is a relationship between the representations of teachers about EA and the projects developed by them.
Data da defesa: 27/02/2015
Cdigo: vtls000220515
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhes Jnior
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica )/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO CAMILA BRITO GALVO.pdf
Tamanho: 1520 Kb (1556956 bytes)
Criado: 05-10-2016 14:49
Atualizado: 05-10-2016 14:56
Visitas: 868
Downloads: 7

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.