Resumo: O presente estudo teve como objetivo favorecer a aprendizagem dos Números Decimais por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com respaldo teórico nos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. O referido autor considera que o acesso ao objeto matemático se dá pela coordenação de pelo menos dois registros, afirmando a necessidade das conversões nas situações de ensino e aprendizagem. Tal aporte teórico subsidiou a elaboração de uma sequência de atividades que contribuiu para que os alunos chegassem às conversões relacionadas a registros de representação semiótica dos Números Decimais, tais como numérico decimal, numérico fracionário, numérico na forma de porcentagem, numérico com significado monetário, figural discreto e figural contínuo. Essa sequência foi desenvolvida com um grupo de vinte alunos do 6º ano de uma escola da rede pública estadual do Paraná, que se encontrou com a pesquisadora uma vez por semana, no contraturno, durante seis semanas. Os encontros foram gravados em áudio e vídeo. A Engenharia Didática conduziu metodologicamente a pesquisa, norteando a implementação e a investigação em sala de aula, relacionando a teoria, os alunos e o saber matemático Números Decimais. As análises ocorreram por meio dos registros escritos dos alunos, bem como das transcrições de suas falas. As análises apontam que a sequência de atividades elaborada à luz dos registros de representação semiótica favoreceu os alunos em relação à familiaridade com os registros, estimulou transformações e subsidiou para que eles realizassem conversões e, dessa forma, compreendessem os Números Decimais.
Abstract: The objective of this study is to favour the learning of Decimal Numbers by sixth grade students, with theoretical backing on Raymond Duval's Registers of Semiotic Representation. The referred author considers that the access to the mathematical object is given by the coordination of at least two registers, stating the necessity of conventions in teaching and learning situations. Such theoretical support has subsidized the elaboration of an activity sequence which contributed for the students to get to the conversions related to the registers of semiotic representations of the Decimal Numbers, such as decimal numeric, numeric fractions, numeric in the form of percentage, monetary numeric, discrete data and continuous data. This sequence was carried out with a group of twenty students in the sixth grade from a public state school in Parana, who met with the researcher once a week,during six weeks as an extra-school activity. The meetings were recorded in audio and video. The Educational Engineering conducted the research methodologically, guiding the implementation and investigation in the class room, relating the theory, the students and the mathematical knowledge of Decimal Numbers. The analysis occurred by means of the registers written by the students, as well as the transcription of their sayings. The analysis points out that the sequence of activities in light of the registers of semiotic representations favoured the students in relation to familiarity with the registers, stimulated transformations and subsidized them in making conversions, being able to comprehend the Decimal Numbers. |