Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática
Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática
Título [PT]: Contribuições dos registros de representação semiótica para a compreensão dos números decimais : um estudo com alunos do 6 º ano
Título [EN]: Contributions of the registers of semiotic representation for the comprehension of decimal numbers: a study with sixth grade students
Autor(es): Flavia Cheroni da Silva Brita
Palavras-chave [PT]:
Educação matemática. Registros de representação semiótica. Sequência de atividades. Números decimais. Engenharia didática. Teoria dos registros de representação semiótica. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Mathematical Education. Decimal Numbers. Registers of Semiotic Representations. Brazil. |
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM
Clélia Maria Ignatius Nogueira - UEM
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Célia Finck Brandt - UEPG |
Resumo:
Resumo: O presente estudo teve como objetivo favorecer a aprendizagem dos Números Decimais por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com respaldo teórico nos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. O referido autor considera que o acesso ao objeto matemático se dá pela coordenação de pelo menos dois registros, afirmando a necessidade das conversões nas situações de ensino e aprendizagem. Tal aporte teórico subsidiou a elaboração de uma sequência de atividades que contribuiu para que os alunos chegassem às conversões relacionadas a registros de representação semiótica dos Números Decimais, tais como numérico decimal, numérico fracionário, numérico na forma de porcentagem, numérico com significado monetário, figural discreto e figural contínuo. Essa sequência foi desenvolvida com um grupo de vinte alunos do 6º ano de uma escola da rede pública estadual do Paraná, que se encontrou com a pesquisadora uma vez por semana, no contraturno, durante seis semanas. Os encontros foram gravados em áudio e vídeo. A Engenharia Didática conduziu metodologicamente a pesquisa, norteando a implementação e a investigação em sala de aula, relacionando a teoria, os alunos e o saber matemático Números Decimais. As análises ocorreram por meio dos registros escritos dos alunos, bem como das transcrições de suas falas. As análises apontam que a sequência de atividades elaborada à luz dos registros de representação semiótica favoreceu os alunos em relação à familiaridade com os registros, estimulou transformações e subsidiou para que eles realizassem conversões e, dessa forma, compreendessem os Números Decimais.
Abstract: The objective of this study is to favour the learning of Decimal Numbers by sixth grade students, with theoretical backing on Raymond Duval's Registers of Semiotic Representation. The referred author considers that the access to the mathematical object is given by the coordination of at least two registers, stating the necessity of conventions in teaching and learning situations. Such theoretical support has subsidized the elaboration of an activity sequence which contributed for the students to get to the conversions related to the registers of semiotic representations of the Decimal Numbers, such as decimal numeric, numeric fractions, numeric in the form of percentage, monetary numeric, discrete data and continuous data. This sequence was carried out with a group of twenty students in the sixth grade from a public state school in Parana, who met with the researcher once a week,during six weeks as an extra-school activity. The meetings were recorded in audio and video. The Educational Engineering conducted the research methodologically, guiding the implementation and investigation in the class room, relating the theory, the students and the mathematical knowledge of Decimal Numbers. The analysis occurred by means of the registers written by the students, as well as the transcription of their sayings. The analysis points out that the sequence of activities in light of the registers of semiotic representations favoured the students in relation to familiarity with the registers, stimulated transformations and subsidized them in making conversions, being able to comprehend the Decimal Numbers. |
Data da defesa: 23/04/2015
Código: vtls000220520
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2015
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliano Franco
Co-Orientador: Prof.ª Dr.ª Clélia Maria Ignatius Nogueira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática )/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação versão final 29-04.pdf
Tamanho: 4713 Kb (4826539 bytes)
Criado: 05-10-2016 14:40
Atualizado: 05-10-2016 14:47
Visitas: 924
Downloads: 14
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|