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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Aproximaes entre a educao e o movimento cincia, tecnologia e sociedade : um olhar sobre dissertaes e teses no ensino de qumica
Autor(es): Tnia do Carmo
Palavras-chave [PT]:

Educao ambiental. Ensino de qumica. Temas socioambientais. Cincia. Temas socioambientais. Tecnologia. Sociedade. Contexto socioambiental. Propostas pedaggicas. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Environmental education. Social-environmental context. The teaching of
Chemistry. Pedagogical proposals. Brazil.
rea de concentrao: Ensino da Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Neide Maria Michellan Kioranis [Orientador] - UEM
Maria Guiomar Carneiro Tommsiello - UNIMEP
Marcelo Pimentel da Silveira - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho resultado da reflexo acerca da Educao Ambiental e do movimento Cincia, Tecnologia e Sociedade e suas contribuies para o ensino de Qumica, como estratgia na formao de sujeitos crticos e capazes de, no futuro, assumirem os desafios ambientais. As aproximaes existentes entre as duas perpesctivas de ensino foram o objetivo central deste estudo, na busca de suas contribuies para a promoo de um ensino voltado a uma formao crtica e reflexiva dos problemas ambientais existentes e que necessitam de novas estratgias para serem resolvidos. A pesquisa, de cunho qualitativo e de natureza bibliogrfica, foi realizada com base em trabalhos de mestrado e doutorado que abordam em seus desenvolvimentos a educao CTS e a EA. Foram analisadas 19 dissertaes e uma tese, sob a perspectiva da Anlise de Contedo. Para a organizao e discusso dos resultados, utilizamos quatro categorias a priori, que fazem referncia a conhecimentos qumicos e contextualizao, visando compreenso e transformao da realidade social. A anlise indicou uma considervel incidncia de pesquisas envolvendo as duas perspectivas, voltadas para questes/temas socioambientais como o lixo, a gua, a poluio, de queimadas e agrotxicos e as inter-relaes desses temas com as aes do homem no ambiente. Por meio dos resultados da pesquisa, podemos inferir que o desenvolvimento de uma educao que tenha como base a aproximao destes dois movimentos pode se configurar em uma estratgia significativa para abordar o contexto de vida de professores e alunos, numa perspectiva crtica de transformao da realidade fsica e social, mas ainda existem barreiras signifiticas que no contribuem para que esta ao pedaggica ocorra com maior ateno e integrao entre professor-aluno e aspectos socioambientais.

Abstract: The approach between Environmental Education and the Science, Technology and Society Movement and its contributions on the teaching of Chemistry is discussed. It is a strategy in the formation of critical individuals who will also face current environmental challenges. Current study aims at the extant approaches between the two teaching perspectives for the enhancement of teaching for the critical and reflexive formation of environmental issues which require new strategies to be solved. Current qualitative and bibliographic research was foregrounded on one doctoral thesis and nineteen masters dissertations on Environmental Education and the Science, Technology and Society Movement from the perspective of Contents Analysis. Four a priori categories were employed for the organization and discussion of results, which deal with chemical knowledge and contexualization for the understanding and transformation of social reality. The analysis showed a considerable occurrence in research on the two perspectives on social and environmental issues such as wastes, water, pollution, forest fires and toxic fertilizers, coupled to the inter-relationships between these themes and human activity impacting the environment. Results demonstrate that the development of formation based on the approach of these two movements is a significant strategy to analyze the life of teachers and students within a critical perspective for the transformation of physical and society reality. However, there are still significant barriers that contribute towards the impairment of such pedagogical activity on the teacher-student integration and on social and environmental aspects.
Data da defesa: 26/08/2014
Cdigo: vtls000220534
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Neide Maria Michellan Kioranis
Co-Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhes Jnior
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica )
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: verso definitiva Tania do Carmo.pdf
Tamanho: 1249 Kb (1279347 bytes)
Criado: 08-06-2016 17:48
Atualizado: 08-06-2016 17:57
Visitas: 897
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