Resumo: Este trabalho é resultado da reflexão acerca da Educação Ambiental e do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade e suas contribuições para o ensino de Química, como estratégia na formação de sujeitos críticos e capazes de, no futuro, assumirem os desafios ambientais. As aproximações existentes entre as duas perpesctivas de ensino foram o objetivo central deste estudo, na busca de suas contribuições para a promoção de um ensino voltado a uma formação crítica e reflexiva dos problemas ambientais existentes e que necessitam de novas estratégias para serem resolvidos. A pesquisa, de cunho qualitativo e de natureza bibliográfica, foi realizada com base em trabalhos de mestrado e doutorado que abordam em seus desenvolvimentos a educação CTS e a EA. Foram analisadas 19 dissertações e uma tese, sob a perspectiva da Análise de Conteúdo. Para a organização e discussão dos resultados, utilizamos quatro categorias a priori, que fazem referência a conhecimentos químicos e à contextualização, visando à compreensão e transformação da realidade social. A análise indicou uma considerável incidência de pesquisas envolvendo as duas perspectivas, voltadas para questões/temas socioambientais como o lixo, a água, a poluição, de queimadas e agrotóxicos e as inter-relações desses temas com as ações do homem no ambiente. Por meio dos resultados da pesquisa, podemos inferir que o desenvolvimento de uma educação que tenha como base a aproximação destes dois movimentos pode se configurar em uma estratégia significativa para abordar o contexto de vida de professores e alunos, numa perspectiva crítica de transformação da realidade física e social, mas ainda existem barreiras signifiticas que não contribuem para que esta ação pedagógica ocorra com maior atenção e integração entre professor-aluno e aspectos socioambientais.
Abstract: The approach between Environmental Education and the Science, Technology and Society Movement and its contributions on the teaching of Chemistry is discussed. It is a strategy in the formation of critical individuals who will also face current environmental challenges. Current study aims at the extant approaches between the two teaching perspectives for the enhancement of teaching for the critical and reflexive formation of environmental issues which require new strategies to be solved. Current qualitative and bibliographic research was foregrounded on one doctoral thesis and nineteen master´s dissertations on Environmental Education and the Science, Technology and Society Movement from the perspective of Contents Analysis. Four a priori categories were employed for the organization and discussion of results, which deal with chemical knowledge and contexualization for the understanding and transformation of social reality. The analysis showed a considerable occurrence in research on the two perspectives on social and environmental issues such as wastes, water, pollution, forest fires and toxic fertilizers, coupled to the inter-relationships between these themes and human activity impacting the environment. Results demonstrate that the development of formation based on the approach of these two movements is a significant strategy to analyze the life of teachers and students within a critical perspective for the transformation of physical and society reality. However, there are still significant barriers that contribute towards the impairment of such pedagogical activity on the teacher-student integration and on social and environmental aspects. |