Resumo: A reflexão sobre a necessidade de se ultrapassar práticas tradicionais de formação continuada suscitou questionamentos que nos levaram à realização dessa investigação. O erro cometido pelo aluno durante seu processo de aprendizagem foi tomado como tema detonador de reflexão com os professores participantes da pesquisa, por considerarmos que isso possibilitaria aos docentes compreender melhor as dificuldades da sua profissão. Nosso objetivo foi investigar as possibilidades de se estabelecer um processo de desenvolvimento profissional em um grupo de seis professores de Matemática, a partir da sua reflexão sobre os erros cometidos por seus alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente foi feito um estudo bibliográfico com o objetivo de resgatar a literatura referente à formação continuada de professores, ao desenvolvimento profissional docente e à análise de erros dos alunos. A investigação, de cunho qualitativo, teve como instrumentos de pesquisa: observação das aulas, feita antes e durante o processo reflexivo; entrevista estruturada, feita antes, durante e após o processo reflexivo; e encontros com os professores feitos a partir de uma proposta de formação continuada pautada na análise de erros, que envolveu os docentes em um trabalho dinâmico com troca de experiências e reflexões sobre os erros dos alunos. A análise do processo de formação se baseou nas falas das professoras e nos registros das aulas observadas, o que permitiu identificar e discutir quatro classes de fenômenos: por que os alunos erram; entre o discurso e a ação; a formação e a sala de aula; a importância da experiência compartilhada. A análise das entrevistas sugere que cinco dos seis participantes da pesquisa estão em processo de modificação de sua visão sobre os erros e da ação necessária em sala de aula para tratá-los de modo mais conveniente e reflexivo. A análise das aulas observadas evidenciou que metade dos professores apresentou avanços no que se refere ao tratamento diferenciado dos erros cometidos pelos alunos. Apesar de o estilo de correção das atividades ainda ser, por diversas vezes, tradicional, ele envolveu mais questionamentos do que era feito anteriormente, propiciando mais discussões entre os alunos e o professor. Como o processo de desenvolvimento profissional é contínuo, ele tende a avançar ainda mais com a continuidade dos encontros e reflexões conjuntas.
Abstract: The reflection on the need to overcome traditional practices of continuing education raised questions which led us to conduct this research. The error made by the student during the learning process has been taken as the starting theme for reflection with teachers participating in the research because we consider it would enable teachers to better understand difficulties in their profession. Our aim was to investigate the possibilities to establish a professional development process in a group of six teachers of mathematics based on their reflection on the mistakes made by students of the 6th year of elementary school. Initially, a literature study was carried out with the purpose of rescuing the literature regarding continuing education for teachers, the teacher's professional development and analysis of students' errors. The present research is a qualitative one and had as investigation tools: class observation, before and during the reflective process; structured interview conducted before, during and after the reflecting process; and meetings with teachers within a continuing education proposal based on the error analysis, which involved in-service teachers with a dynamic exchange of experiences and reflections on students' errors. The analysis of the education process was grounded on the teachers' speech and the recordings of the classes observed, which allowed us to identify and discuss four kinds of phenomena: reasons for students make mistakes; between the speech and the action; the education and the classroom; the importance of shared experience. The data analysis suggests that five out of six research participants are going through a changing process of their understanding about the errors and the necessary action to be taken in the classroom to treat them more conveniently and thoughtfully. The analysis of the lessons observed showed that half of the teachers presented advances concerning the different treatment toward the mistakes made by students. Although the style of correction activities, most of the time, is still traditional, it involved more questioning than previously, providing further discussions between the students and the teacher. As the process of professional development is continuous, it tends to improve even more with the continuity of meetings and joint reflection. |