Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Nmeros e operaes : as contribuies de um processo de reflexo sobre a prtica docente com professoras dos 4s e 5s anos do ensino fundamental
Autor(es): Leila Pessa Da Costa
Palavras-chave [PT]:

Matemtica. Ensino e aprendizagem. Reflexo sobre a prtica. Ensino fundamental. Anos iniciais. Nmeros e operaes. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teaching and mathematics learning. Initial grades of elementary school. Numbers and operations. Reflection on practice. Brazil.
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Regina Maria Pavanello [Orientador] - UEM
Edda Curi - UNICSUL
Nielce Meneguelo Lobo da Costa - UNIAN
Clia Maria Ignatius Nogueira - UEM
Rui Marcos de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: A pesquisa considera que o tema Nmeros e Operaes (NO) um dos contedos para o qual o ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) tem destinado um tempo maior por ser considerado indispensvel tanto para as atividades da vida diria, como para o desenvolvimento das estruturas lgicas do sujeito. O Sistema de Avaliao da Educao Bsica (SAEB) atravs da Prova Brasil (PB), aplicada aos alunos dos 5s anos do EF, evidencia a baixa proficincia deles nas avaliaes e tem orientado as prticas escolares. Pesquisas realizadas acerca da formao na e da docncia (MELLO, 2000; CURI, 2004; CURI e PIRES, 2008; LIMA, 2007; GATTI et al, 2011; ANDR et al, 1999; ANDR, 2009; GATTI et al, 2008; BATISTA e LANNER, 2007; GUALBERTO e ALMEIDA, 2009; GATTI et al, 2010; entre outros) mostram que os professores apresentam dificuldades no processo de ensino deste tema. Vrios autores discutem a importncia da reflexo no processo de formao da docncia (SCHN, 2000; ZEICHNER, 1993; FULLAN e HARGREAVES, 2000; PONTE, 1996; NVOA, 1991, FREIRE, 1986), aspecto que no parece ser considerado nos cursos de formao de docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso nos levou a investigar possveis contribuies de um processo de reflexo sobre sua prtica em sala de aula tendo como referncia o contedo NO para o conhecimento e a ao docente de professoras de 4s e 5s anos do EF. Participaram dessa investigao dez professores atuantes nesses anos de ensino de duas escolas da rede municipal de ensino na regio noroeste do Paran. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, entrevista inicial e final, observaes em sala de aula, anlise de materiais utilizados pelas professoras e pelos alunos, e documentos administrativos e pedaggicos que subsidiam o trabalho escolar. O processo de interveno, a partir da produo dos alunos sobre o tema, ocorreu em diferentes momentos: horas atividades (HAs), intervalos de aula, em sala de aula e no contra turno. Observou-se que: a experincia das professoras como alunas marcou sua concepo de ensino, pautada em procedimentos e no na compreenso dos conceitos relativos aos contedos e a formao da docncia no foi suficiente para aprofundar aspectos metodolgicos e conceituais dos contedos. A formao na docncia, desenvolvida pela Secretaria de Educao do municpio SEDUC, preocupa-se com a melhoria dos ndices de aprendizagem alcanados na PB, impedindo que os conceitos, equivocadamente adquiridos no processo de formao da docncia, sejam discutidos. Verificou-se que o processo reflexivo empreendido possibilitou s professoras o aprofundamento dos seus saberes relativo ao tema NO, produziu mudanas na sua prtica e na sua concepo sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemtica. O estgio na Escola Superior de Educao em Lisboa (ESELx) foi significativo para a compreenso dos aspectos essenciais formao da e na docncia e para a anlise dos resultados desta pesquisa.

Abstract: The topic of Numbers and Operations (NO) is one of the subjects wherewith most of the time is spent during the early years of Elementary School (EF). This topic is considered indispensable not only for daily living activities, but also as an instrument for the development of the logical structures of the subject. The Evaluation System of Basic Education (SAEB) through Brazil Exam (PB), applied to the 5th-year students from the EF, not only demonstrates their low proficiency in this topic, but also has guided the school practices in the development of teaching strategies. Previous knowledge in teachers' education, supported by research conducted about the teaching education and about the education of teachers (MELLO, 2000; CURI, 2004; CURI and PIRES, 2008; LIMA, 2007; GATTI et al, 2011; ANDR et al, 1999; ANDR, 2009; GATTI et al, 2008; BATISTA and LANNER, 2007; GUALBERTO and ALMEIDA, 2009; GATTI et al, 2010; among others) showed from different perspectives that teachers have difficulties with the teaching processes in general and, in particular, with the ones related to this topic. Several authors discuss the importance of the reflection in the process of teaching education (SCHN, 2000; ZEICHNER, 1993; FULLAN e HARGREAVES, 2000; PONTE, 1996; NVOA, 1991, FREIRE, 1986). This aspect has not been considered properly in the courses where we actuate as teachers (teaching education), reason why we proposed ourselves to make a research to investigate possible contributions to a process to reflect on their classroom practices with reference to the NO to the knowledge and to the teaching action of teachers working with the 4th and 5th grades of Elementary School. Participated in this investigation ten teachers active in these grades from two schools belonging to a municipal network of education, situated in the Northwest of Parana State. The research undertaken by us, has used of the instruments for data collection an initial and final interview, the observation of their classes and by the analysis of the used materials by teachers and students. It was also reviewed the set of documents that are part of the administrative and pedagogical records of the schools and that subsidized the development of the schoolwork. The intervention process, had as its starting point the production of the students of these teachers regarding the theme NO and occurred at different times: HAs, intervals between classes, during the development of the classroom activities and outside school schedule. Observed that: the experience of these teachers as students significantly marked the education developed by them, based on procedures rather than the understanding of the concepts underlying the developed content. The process of education of teachers developed by SEDUC demonstrates a concern focused on the improvement of the learning indices achieved in the PB, which ultimately prevents the concepts, mistakenly acquired in the teaching education, to be questioned. At the end of the investigative process, it was possible to verify that the reflective process undertaken has enabled the teachers to deepen their knowledge about the NO subject and produced changes in their practice and in their conception about the teaching processes and the learning of Mathematics. The internship in the Superior School of Education in Lisbon (ESELx) was significant to the understanding of the essential aspects for the teaching education and for the education of teachers and for the analysis of our research results.
Data da defesa: 19/02/2015
Cdigo: vtls000220548
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: NMEROS E OPERAES - Tese Leila Pessa Da Costa.pdf
Tamanho: 14727 Kb (15080764 bytes)
Criado: 12-04-2016 15:23
Atualizado: 12-04-2016 15:35
Visitas: 876
Downloads: 13

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.