Resumo: A ideia que norteou a pesquisa relatada nesta dissertação foi a busca por similaridades e diferenças existentes entre as estruturas profundas e as de superfície das narrativas canônica e trivial, focando o estudo na categoria personagem e tendo como fim a prática docente. Para buscar compreender o tema, concentramos o estudo em uma leitura comparativa entre os textos Crepúsculo de Stephenie Meyer e O morro dos ventos uivantes de Emily Brontë, tendo em vista as expectativas de afastamento que as obras apresentam entre si em vários aspectos, o que as tornou um objeto de estudo intrigante e que instigou a exploração. Com o texto trivial como referência seguimos o estudo por meio de um trajeto retroativo temporal buscando as ligações entre este e outros textos canônicos que nos permitisse encontrar no primeiro aspectos da influência dos últimos. Tendo, para tanto, entre outros, o aporte teórico de Flávio Kothe, sendo que este nos possibilitou a observação da posição limítrofe entre a trivialidade e o canônico em alguns aspectos nos textos estudados embasada nos "dez mandamentos" da trivialidade de seu livro A narrativa trivial. De Harold Bloom obtivemos o suporte para analisar a influência como diretriz para a produção dos textos em estudo, observando como esta se deu através do tempo por meios direto e indireto contribuindo para a ação de agência proporcionada aos fãs desses textos. Para o estudo desta ação contamos com o aporte de Murray, Iser e Jauss. Ao fim percebemos que a influência de um texto artisticamente elaborado pode se manifestar em textos posteriores distanciados deste pela classificação frente à crítica especializada e disseminados junto ao público por suportes variados. Constatamos também que o conhecimento de textos posteriores que permitem a percepção de seu predecessor auxilia a condução do leitor até o texto original, fato que colabora para uma abordagem pedagógica adequada àqueles que se iniciam no conhecimento literário, tornando-se elemento facilitador no estudo de literatura.
Abstract: The idea that directed the research reported at this thesis was the search for the similarities and differences between deep and surface structures in the canonical and trivial narratives, focusing on the category of the character and having teaching as the ultimate aim. In order to understand the issue, we focused the study on a comparative reading between the Twilight texts by Stephenie Meyer, and The Wuthering Heights by Emily Brontë, bearing in mind the distance in expectations that the works have from each other in many ways, has made it an intriguing object of study and instigated further exploration. With the trivial text as reference we followed the study through a temporal retroactive path looking for links between the Twilight texts and other canonical texts in a way that would allow us to affirm that the first might have been influenced by the latter. Having, therefore, among others, the theoretical support of Flavio Kothe, who has enabled us to observe the boundary position between trivial and canonical texts in some, grounded in the "Ten Commandments" of the trivia from his book Trivial Narrative. From Harold Bloom we got the support tin order to analyze the influence as a guideline for the production of the studied texts, observing how this influence happened over time by direct and indirect means contributing to the feeling of awe conferred to the fans of these texts. We also relied on the contribution of Murray, Iser and Jauss. At the end, we realized that the influence of an artistically elaborated text can be seen in later texts, distant from each other in terms of their classification by critics and disseminated to the public by various ways. We also noted that the knowledge of later texts that allow the perception of his predecessors can assist the reader going to the original text, contributing to a proper pedagogical approach with those who have been initiated in Literature and becoming a facilitator in the literature studies. |