Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Bront e Meyer sob a perspectiva da influncia : estudo do dilogo entre as narrativas cannica e trivial atravs do tempo e da tecnologia, repercutindo no ensino de literatura
Autor(es): Ana Maria Reino Cavalieri
Palavras-chave [PT]:

Narrativa cannica, Narrativa trivial, Influncia literria, Personagem literrio, Cannica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Canon. Trivial. Influence. Narrative. Character. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Mrcio Roberto do Prado [Orientador] - UEM
Fbio Lucas Pierini - UEM
Jaime dos Reis Sant'Anna - UEL
Resumo:
Resumo: A ideia que norteou a pesquisa relatada nesta dissertao foi a busca por similaridades e diferenas existentes entre as estruturas profundas e as de superfcie das narrativas cannica e trivial, focando o estudo na categoria personagem e tendo como fim a prtica docente. Para buscar compreender o tema, concentramos o estudo em uma leitura comparativa entre os textos Crepsculo de Stephenie Meyer e O morro dos ventos uivantes de Emily Bront, tendo em vista as expectativas de afastamento que as obras apresentam entre si em vrios aspectos, o que as tornou um objeto de estudo intrigante e que instigou a explorao. Com o texto trivial como referncia seguimos o estudo por meio de um trajeto retroativo temporal buscando as ligaes entre este e outros textos cannicos que nos permitisse encontrar no primeiro aspectos da influncia dos ltimos. Tendo, para tanto, entre outros, o aporte terico de Flvio Kothe, sendo que este nos possibilitou a observao da posio limtrofe entre a trivialidade e o cannico em alguns aspectos nos textos estudados embasada nos "dez mandamentos" da trivialidade de seu livro A narrativa trivial. De Harold Bloom obtivemos o suporte para analisar a influncia como diretriz para a produo dos textos em estudo, observando como esta se deu atravs do tempo por meios direto e indireto contribuindo para a ao de agncia proporcionada aos fs desses textos. Para o estudo desta ao contamos com o aporte de Murray, Iser e Jauss. Ao fim percebemos que a influncia de um texto artisticamente elaborado pode se manifestar em textos posteriores distanciados deste pela classificao frente crtica especializada e disseminados junto ao pblico por suportes variados. Constatamos tambm que o conhecimento de textos posteriores que permitem a percepo de seu predecessor auxilia a conduo do leitor at o texto original, fato que colabora para uma abordagem pedaggica adequada queles que se iniciam no conhecimento literrio, tornando-se elemento facilitador no estudo de literatura.

Abstract: The idea that directed the research reported at this thesis was the search for the similarities and differences between deep and surface structures in the canonical and trivial narratives, focusing on the category of the character and having teaching as the ultimate aim. In order to understand the issue, we focused the study on a comparative reading between the Twilight texts by Stephenie Meyer, and The Wuthering Heights by Emily Bront, bearing in mind the distance in expectations that the works have from each other in many ways, has made it an intriguing object of study and instigated further exploration. With the trivial text as reference we followed the study through a temporal retroactive path looking for links between the Twilight texts and other canonical texts in a way that would allow us to affirm that the first might have been influenced by the latter. Having, therefore, among others, the theoretical support of Flavio Kothe, who has enabled us to observe the boundary position between trivial and canonical texts in some, grounded in the "Ten Commandments" of the trivia from his book Trivial Narrative. From Harold Bloom we got the support tin order to analyze the influence as a guideline for the production of the studied texts, observing how this influence happened over time by direct and indirect means contributing to the feeling of awe conferred to the fans of these texts. We also relied on the contribution of Murray, Iser and Jauss. At the end, we realized that the influence of an artistically elaborated text can be seen in later texts, distant from each other in terms of their classification by critics and disseminated to the public by various ways. We also noted that the knowledge of later texts that allow the perception of his predecessors can assist the reader going to the original text, contributing to a proper pedagogical approach with those who have been initiated in Literature and becoming a facilitator in the literature studies.
Data da defesa: 26/09/2015
Cdigo: vtls000220549
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Mrcio Roberto do Prado
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: anamaria_cavalieri_dissertao_UEM_2015.pdf
Tamanho: 1530 Kb (1567166 bytes)
Criado: 28-03-2016 16:27
Atualizado: 28-03-2016 16:35
Visitas: 321
Downloads: 2

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.