Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A perspectiva de ensino por pesquisa na formao inicial e continuada de professores : a bacia hidrogrfica como tema de estudo
Ttulo [EN]: The prospect of Education by Research in initial and continued teachers training: the watershed as a subject of study
Autor(es): Mara Luciane Kovalski
Palavras-chave [PT]:

Ensino de cincias. Formao de professores. Ensino por pesquisa. Recursos hdricos. Bacia hidrogrfica. Projetos. Pesquisa colaborativa. Oficinas. Meio Ambiente. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Formation of teachers. Water resources. Collaborative research. Projects. Environment. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ana Tiyomi Obara [Orientador] - UEM
Viviane Moschini Carlos - UNESP
Adriana Massa Kataoka - UNICENTRO
Maria Michellan Kiouranis - UEM
Andr Luis de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: Com a necessidade da renovao do ensino de Cincias, verifica-se a importncia de trabalhar junto aos professores da Educao Bsica e superior sobre as perspectivas de ensino, num contexto de investigao-ao voltada melhoria da qualidade do ensino. Assim, esta pesquisa teve como objetivo verificar quais so os avanos e os desafios de se trabalhar com a abordagem de Ensino por Pesquisa, durante a formao inicial e continuada de professores, tendo a bacia hidrogrfica como tema de estudo. A perspectiva de Ensino por Pesquisa foi trabalhada com professores de Cincias da Natureza de escolas pblicas do Norte do Paran por meio de um curso de formao continuada. Essa mesma perspectiva tambm foi desenvolvida com licenciandos de um curso de Cincias Biolgicas de uma universidade pblica da mesma regio. A metodologia de trabalho adotada foi a pesquisa colaborativa, considerando que fundamental a partilha de saberes e experincias entre professores, na perspectiva de que estes ltimos avaliem e reflitam sobre suas prticas, na busca de um ensino mais crtico. Para a coleta dos dados foram utilizados questionrios, gravaes de udio e vdeo, relatos e discusses realizadas com os licenciandos e professores. A anlise dos dados seguiu os pressupostos da anlise de contedo. Os planejamentos dos projetos e oficinas pedaggicas realizadas pelos acadmicos e professores foram analisados de acordo com os fundamentos da perspectiva de Ensino por Pesquisa. Como resultados foram elaborados e desenvolvidos projetos e oficinas de maneira colaborativa, seguindo os pressupostos do Ensino por Pesquisa. A anlise e discusso dos resultados evidenciaram que o trabalho colaborativo possibilitou tanto aos professores quanto aos licenciandos o desenvolvimento de metodologias e estratgias de ensino diferenciadas, voltadas ao estudo da bacia hidrogrfica com os alunos da Educao Bsica. Proporcionou, ainda, a interao entre professores de diferentes reas do saber na busca por um ensino-aprendizagem mais significativo a todos os envolvidos. Destaca-se ainda, que a colaborao mtua entre os sujeitos, num compartilhar de saberes, de experincias, de crticas e, tambm de angustias, apontou para novas possibilidades no ambiente escolar.

Abstract: The need for renewal in the teaching of Science reveals the relevance of working with elementary school teachers and with university professors within the investigation-action teaching context for the improvement of teaching quality. Current research verifies the progress and the challenges in working on Teaching by Research during the initial and continuous formation of teachers, specifically on the hydrographic basin as theme. Teaching by Research was undertaken by teachers of the Natural Sciences of government schools in the northern region of the state of Paran, Brazil, within the context of a course in continuous education. A similar perspective was also developed with undergraduates of the Biology Course of a public university in the same region. Collaborative research methodology was adopted considering knowledge and experience sharing is essentially relevant among teachers. The latter may evaluate and deepen their practices for a more critical teaching. Questionnaires, recordings in audio and video, reports and discussions with the undergraduates and teachers were employed to collect data. Data analysis followed analysis of contents and the planning of projects and pedagogical workshops undertaken by undergraduates and teachers were analyzed under the Teaching by Research perspective. Planning and workshops were developed in a collaborative manner following the presuppositions of Teaching by Research. The analysis and discussion of results showed that collaborative work provides teachers and undergraduates the development of differentiated teaching methodologies and strategies on the study of the hydrographic basin. The interaction between teachers of different study areas was also enhanced by a more relevant teaching-learning stance for all involved. It should be underscored that the reciprocal collaboration between the subjects in sharing knowledge, experience, criticism and anguish pointed to new possibilities in the school environment.
Cdigo: vtls000220553
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Tiyomi Obara
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: MARA LUCIANE KOVALSKI - 04-09-2015.pdf
Tamanho: 1709 Kb (1749876 bytes)
Criado: 12-04-2016 16:18
Atualizado: 12-04-2016 16:36
Visitas: 968
Downloads: 16

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.