Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O trabalho de campo e a educao ambiental na formao continuada de professores
Autor(es): Paulo Augusto Berezuk
Palavras-chave [PT]:

Educador ambiental. Representaes sociais. Atividades extraclasse. Formao docente. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Environmental Educator. Social Representations. Extraclass Activities. Teacher Formation. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ana Lcia Olivo Rosas Moreira [Orientador] - UEM
Snia Beatris Balvedi Zakrzevski - URJ
Vera Lcia Bahl de Oliveira - UEI
Maria Aparecida Rodrigues - UEM
Andr Luis de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: A importncia da Educao Ambiental para a formao cientfica e cidad cresceu muito nas ltimas dcadas devido intensa degradao ambiental no planeta. Frente a esta preocupao, os professores, nos diversos nveis de ensino, esto trabalhando, junto com seus alunos, temas relacionados ao Meio Ambiente. No entanto, apesar da Educao Ambiental ser fundamental para a formao dos alunos, ainda enfrenta forte resistncia para ser desenvolvida nas escolas como uma proposta realmente transformadora. Esta situao provoca a diminuio ou at a falta de aulas de campo na prtica docente, impedindo que os estudantes tenham oportunidade de presenciar a complexidade, diversidade e amplitude dos fenmenos naturais. Esta pesquisa investigou como o Trabalho de Campo est inserido na Educao Ambiental desenvolvida pelos professores, alm de contribuir com a formao continuada dos docentes, colaborando assim, com a melhoria da qualidade do ensino nas escolas. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa quali-quantitativa, dividida em dois momentos: entrevistas com os professores e execuo do curso de extenso. Para a obteno dos dados durante a primeira parte deste trabalho, vinte e nove docentes de vrias disciplinas das instituies de ensino escolhidas foram entrevistados com o uso de um questionrio, contendo dez questes semiestruturadas. A anlise dos dados foi realizada com base no mtodo de anlise de contedo. Os dados obtidos nas entrevistas nortearam os temas trabalhados durante o curso de extenso. A anlise desse curso consistiu em verificar as filmagens das participaes e atitudes dos docentes no decorrer do evento. Alm disso, as informaes obtidas por meio das atividades desenvolvidas no evento foram analisadas, no intuito de descobrir os seus conhecimentos prvios e se estes foram aperfeioados. Pde-se concluir que, nas entrevistas com os professores, poucos trabalham temas relacionados ao Desenvolvimento Sustentvel e nenhum relatou abordar a Educao Ambiental Crtica com os seus alunos. Quase todos os entrevistados afirmaram trabalhar contedos de Educao Ambiental nas aulas que lecionam, porm esses profissionais so muito dependentes das aulas expositivas para esta abordagem. Sobre o Trabalho de Campo, os entrevistados apresentaram falta de conhecimentos. Durante o curso de extenso, os docentes relataram no conhecer o que so as representaes sociais e suas ligaes com a Educao Ambiental e saber pouco sobre a histria internacional e nacional da Educao Ambiental. Observou-se que muitos professores elaboravam os planejamentos das prticas de campo de forma incompleta, prejudicando a sua execuo. Diversos obstculos, como a falta de recursos financeiros e de apoio pedaggico nas escolas, ocasionavam a diminuio da frequncia de realizao do Trabalho de Campo. Realizando-se discusses e atividades prticas, o curso de extenso possibilitou que a maioria dos cursistas mudasse os seus conceitos, aperfeioando seus conhecimentos sobre a Educao Ambiental e o Trabalho de Campo.

Abstract: The importance of Environmental Education for the scientific and citizen formation has presented a huge increasing in the last decades due to the intense environmental degradation in the planet. Because of this concerning, there are teachers from several levels of teaching who are working with Environmental themes on their classes. However, although the Environmental Education is essential for students' formation, this sort of teaching still deals with strong resistance if you consider its development as an actual transformation proposal in schools nowadays. This kind of situation provokes the decreasing and even the lack of lessons on Fieldwork, for the teaching practice. Furthermore, it also prevents students from having the opportunity of witnessing the complexity, the diversity and the extent of the natural phenomena. Thus, this research has investigated how the Fieldwork is inset in the Environmental Education, which is developed by teachers. Moreover, this research contributes with the continuing education of teachers, and it helps therefore with the improvement of teaching quality at schools. For this, we developed a qualitative and quantitative research type, and we divided it in two parts: interviewing teachers, and carrying out with a short-term course. We interviewed twenty-nine teachers from different subjects and from schools previously chosen in order to obtain the data for the first part of this research. We worked with a ten-question semi-structured questionnaire. The data analysis has been developed based on the analysis method of contents. The obtained data from the interviews has guided us to create themes we worked during the short-term course. We developed the analysis of this short-term course by the observation of the participants' behavior and speeches. Furthermore, the obtained data from the activities proposed was also analyzed in order to find out the participants' previous knowledge, as well as if it had been improved throughout the course. We could conclude that few teachers work with themes related to Sustainable Development, and none of the teachers have declared they work with the Critical Environmental Education theme. Almost every interviewed teachers have declared that they work with Environmental Education contents in their classes. However, they are much dependent on lectures and lessons without students participation for developing their approach. Considering the Fieldwork, we observed that the interviewed teachers have shown lack of knowledge. Moreover, during the short-term course, teachers have reported they did not know what are social representations and its connections to Environmental Education, as well as information about international and national histories of Environmental Education. We could also noticed that many teachers use to elaborate their Fieldwork plannings in an incomplete way, spoiling its application. In fact, several difficulties caused the decreasing of the frequency of fieldworks, as lack of financial resources and pedagogical support in schools as well. From discussions and practical activities, the short-term course could provide for most participants a changing related to their conceptions, causing an improvement on their knowledges about Environmental Education and also about Fieldwork.
Data da defesa: 15/12/2015
Cdigo: vtls000220558
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Lcia Olivo Rosas Moreira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE PAULO BEREZUK.pdf
Tamanho: 3002 Kb (3073902 bytes)
Criado: 12-04-2016 13:30
Atualizado: 12-04-2016 14:04
Visitas: 426
Downloads: 21

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.