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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Adaptao na epistemologia gentica : reflexes sobre o aspecto social do conhecimento e implicaes para a educao cientfica
Autor(es): Elizabeth Lima
Palavras-chave [PT]:

Cincia e matemtica. Ensino. Epistemologia gentica. Adaptao cognoscente. Lgica formal. Implicaes significantes. Educao cientfica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Genetic epistemology. Adaptation. Formal logic and significant implications. Scientific education. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Regiane da Silva Macuch - UNICESUMAR
Solange Franci Raimundo Macuch - UEM
Regina Maria Pavanello - UEM
Clia Maria Ignatius Nogueira - UEM
Resumo:
Resumo: "Adaptao na epistemologia gentica: reflexes sobre o aspecto social do conhecimento e implicaes para a educao cientfica" uma pesquisa terica, tem como objetivo estudar o conceito e mecanismo da adaptao na Epistemologia Gentica de Piaget, buscando apreender aspectos sociais do conhecimento e implicaes para a educao cientfica. A hiptese que a adaptao, como equilbrio na relao sujeito do conhecimento - meio pode contribuir para evidenciar a multiconstitucionalidade do conhecimento, inclusive seu aspecto social. Delineamos um eixo histrico-terico na obra de Piaget para seleo e anlise das obras que tratam do conceito de adaptao. Evidenciamos que a produo terica de Piaget segue um movimento em espiral, caracterstico do prprio processo de construo do conhecimento na sua epistemologia gentica. Buscamos empreender tal movimento no mtodo de anlise e na redao de nossa pesquisa; qual seja: apresentar as afirmaes (caractersticas, descries e definies) peculiares a cada perodo histrico e na sequncia as negaes (ressalvas, observaes e contradies) que, na poca, ou posteriormente, foram feitas por Piaget reformulando, complementando e ampliando o conceito de adaptao. Manteve-se a concepo de adaptao como inteligncia ou conhecimento, no como cpia ou acumulo de informao, mas como compreenso. Atravs da linguagem, a adaptao mostrou um sujeito epistmico realista sem ser objetivo, inserido no meio fsico e social sem diferenciar-se dele. Com a ao ocorre a primeira forma de adaptao e descentrao sujeito - meio, so apresentadas as bases da lgica e das futuras condutas representativas, incluindo a linguagem. Inserida em um modelo biolgico e lgico de explicao do conhecimento, a adaptao uma das invariantes funcionais mantendo a equilibrao dos mecanismos bsicos: a assimilao, conduta implicativa, ao e atribuio de significados ao meio; a acomodao, conduta explicativa, reajuste dos mecanismos de assimilao em decorrncia de presses do meio. A ao material espacializada em mental reversvel e mvel e o real espacializado em virtual, torna-se um dentre os possveis. A adaptao alcana nveis de equilibrao mais complexos e rigorosos; a equilibrao majorante. A lgica-formal opera nas adaptaes com equilbrio rigoroso, perfeito e estvel. Entretanto, a adaptao mais ampla que a lgica, nos estados mais gerais de conscincias e de menos controle rigoroso as relaes de significao se estabelecem por implicaes significantes. O conhecimento consiste em superao de desadaptaes constitudo de cognio e afeto, individual e social, comporta significaes conscientes e inconscientes. Na educao cientfica: a plasticidade do organismo e do conhecimento possibilita criticar a naturalizao de dficit e de defasagem de aprendizagem, notadamente na matemtica, e defender a educao inclusiva; a ao como gnese da lgica permite criticar o verbalismo no ensino e destacar prticas educativas vivas e vivenciadas pelas crianas; a organizao sustentada por aspectos estruturais e afetivos enfatiza a importncia de integrar contedos prvios e saberes cientficos escolares para um ensino significativo; contextualizar o saber com vivncias do contexto da criana, recreativas, artsticas, ampliar o universo das significaes e delineia uma postura e prtica operatrias e lgicas para as cincias, mas com compromisso solidrio e social e criticidade.

Abstract: "Adaptation genetic epistemology : reflections on the social aspect of knowledge and implications for science education" is a theoretical research aims to study the concept and mechanism of adaptation in Genetic Epistemology of Piaget, seeking to understand social aspects of knowledge and implications for science education. The hypothesis is that the adaptation, as balance in the subject of knowledge relation - medium can contribute to highlighting the multiconstitucionalidade of knowledge, including its social aspect. Outlined a historical - theoretical axis in the work of Piaget for selection and analysis of the works that deal with the concept of adaptation. We showed that theoretical production Piaget follows a spiraling motion, characteristic of own knowledge construction process in their genetic epistemology. We seek to undertake such a move in the method of analysis and writing of our research ; namely : to present the statements (characteristics, descriptions and definitions) peculiar to each historical period and following the denials (reservations, observations and contradictions) that at the time or later , were made by Piaget reshaping, complementing and expanding the concept of adaptation. He kept the design of adaptation as intelligence or knowledge, not as a copy or accumulation of information, but as understanding. Through language, adaptation showed a realistic epistemic subject without being objective, inserted into the physical and social environment without differentiate it. With the action takes place the first form of adaptation and subject decentration - means, the bases are presented as logical and future representative behaviors, including language. Inserted in a biological model and logical explanation of knowledge, adaptation is one of the functional invariant keeping the balancing of the basic mechanisms: assimilation, implicative conduct, action and attribute meaning to the environment; accommodation, explanatory conduct, adjustment of assimilation mechanisms due to the medium pressures. The suit material is spatialized in mobile reversible mental and expanding in the actual virtual becomes one of the possible. The adjustment achieves balancing more complex and stringent levels; is the upper bound balancing. The formal - logic operates in adaptations with strict balance, smooth and stable. However, adaptation is broader than that of logic, common states of consciousness and less controlled the significance relationships areestablished by significant implications. Knowledge is to overcome mismatches consists of cognition and affection, is individual and social, involves conscious and unconscious meanings. In science education : the plasticity of the body and knowledge enables criticize the naturalization deficit and learning gap , especially in mathematics, and advocate inclusive education; the action as the genesis of logic allows criticize the verbiage in teaching and educational practices and highlight living experienced by children; sustained by structural organization and affective aspects emphasizes the importance of integrating prior knowledge and school scientific knowledge to a significant education; contextualize the know with the child context of experiences, recreational, artistic, expand the universe of meanings and outlines an approach and operative and logical practice for the sciences, but with solidarity and social commitment and criticality.
Data da defesa: 28/08/2014
Cdigo: vtls000220567
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luzia Marta Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE COMPLETA.pdf
Tamanho: 993 Kb (1016731 bytes)
Criado: 12-04-2016 16:55
Atualizado: 12-04-2016 17:04
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