Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Mediaes colaborativas e pedaggicas na sala de apoio aprendizagem de lngua portuguesa
Ttulo [EN]: Collaborative and educational mediations in the Support Classroom for Portuguese Language Learning
Autor(es): Cristiane Malinoski Pianaro Angelo
Palavras-chave [PT]:

Lngua portuguesa. Processos de leitura e escrita. Linguagem. Professor. Formao contnua. Sala de Apoio Aprendizagem de Lngua Portuguesa (SAALP). Paran. Lingustica aplicada. Pesquisa-ao colaborativa. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Reading and writing processes. Continual teacher formation. Collaborative research-action. Support Classroom for Portuguese Language Learning (SAAPL). Paran (Estado). Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Doutor em Estudos Lingusticos
Banca:
Renilson Jos Menegassi [Orientador] - UEM
Edson Carlos Romualdo - UEM
Sonia Aparecida Lopes Benites - UEM
Terezinha da Conceio Costa-Hbes - UNIOESTE
Alba Maria Perfeito - UEL
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa aborda as mediaes colaborativas e pedaggicas no mbito de uma Sala de Apoio Aprendizagem de Lngua Portuguesa - SAALP, 6 ano do Ensino Fundamental, na regio Centro-Sul do Estado do Paran. O trabalho parte da hiptese de que se os docentes da SAALP obtiverem embasamento terico-metodolgico, de modo colaborativo, acerca dos processos de leitura e escrita, podem desenvolver, nesse contexto, uma prtica pedaggica mais significativa, de modo a auxiliar os alunos na superao das dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita. Desse modo, tem-se como objetivo geral refletir como a mediao pedaggica colaborativa, por meio de orientaes terico-metodolgicas sobre leitura e escrita, auxilia na prtica efetiva da docncia e na aprendizagem na SAALP. A pesquisa realizada luz da Lingustica Aplicada, embasada nos pressupostos do dialogismo, a partir do Crculo de Bakhtin, na teoria histrico-cultural, privilegiando-se os aportes de Vygotsky e Leontiev, e nas concepes de processo de leitura e escrita abordadas por Menegassi (2010a; 2010b). Emprega-se como procedimento de investigao a pesquisa-ao colaborativa, visto que se buscou uma relao colaborativa com um professor da SAALP, auxiliando-o, por meios de diversas aes colaborativas, a refletir sobre a prpria prtica no trabalho com a lngua materna, a construir novos conhecimentos a respeito do processo de leitura e de escrita, a planejar aes em prol da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em SAALP, a alterar as aes cotidianas em sala de aula, a diagnosticar os problemas e os efeitos das mudanas nesse contexto de ensino. Os resultados das anlises demonstram: a) a internalizao e a apropriao dos pressupostos terico-metodolgicos concernentes aos processos de leitura e escrita pelo docente; b) o aprimoramento no desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos da SAALP; c) a necessidade de se fornecer ao professor de SAALP subsdios tericos e orientaes metodolgicas quanto ao trabalho com a leitura e a escrita, bem como acompanhar e orientar a sua prtica pedaggica nesse contexto especfico de ensino.

Abstract: This research discusses the collaborative and educational mediations in the context of a Support Classroom for Portuguese Language Learning (SAAPL, in Portuguese) in the South-Central region of Parana State. The work presented here derives from the hypothesis that if teachers receive a theoretical-methodological basis, in a collaborative way, concerning the reading and writing processes, they can develop, in this context, a meaningful educational practice, in order to help the students to overcome their learning difficulties related to reading and writing. Thus, the main goal of this work is to reflect on how the collaborative educational mediation, by means of theoretical-methodological guidance about reading and writing, helps to achieve an effective practice for the teacher and for the learning process in a SAALP. The research is build upon the concepts of the Applied Linguistics field, based on the dialogism assumptions from Bakhtin Circle, in the historical-cultural theory, favouring the contributions of Vygotsky and Leontiev, and on the concepts of reading and writing processes proposed by Menegassi. As an investigation procedure, it is employed the collaborative research-action one, considering that the researcher aimed to develop a collaborative relation with the SAALP's teacher, helping him, by means of many collaborative actions, to reflect on his own practice with his mother tongue, to construct new ideas about the reading and writing processes, to plan actions towards the quality improvement of the teaching and learning processes in a SAALP, to change daily actions in the classroom, to diagnose the problems and the effects of changes in this teaching context. The results obtained point to: (a) the internalization and the comprehension of the theoretical-methodological assumptions related to the reading and writing processes, by the teacher; (b) the improvement in the development of reading and writing of the SAALP students; (c) the necessity of providing the SAALP teacher theoretical basis and methodological guidance to work with reading and writing, as well as monitor and guide their practice in that particular teaching context.
Data da defesa: 30/07/2015
Cdigo: vtls000220573
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Renilson Jos Menegassi
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Tese (doutorado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE DOUTORADO CRISTIANE MP ANGELO - Cpia.pdf
Tamanho: 3299 Kb (3377666 bytes)
Criado: 05-04-2016 16:01
Atualizado: 05-04-2016 16:24
Visitas: 320
Downloads: 3

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.